"Tempo de Despertar" é um filme baseado no livro "Awakenings" (1973) do neurologista Oliver Sacks (falecido em 15 de agosto de 2015, aos 82 anos). A diretora Penny Marshall ("Quero Ser Grande", "Os Garotos Da Minha Vida"), levou o livro "Awakenings" para as grandes telas, em 1990.
SINOPSE: Bronx, 1969. Malcolm Sayer é um neurologista e pesquisador que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá, ele encontra vários pacientes que, aparentemente, estão catatônicos; Entretanto, Malcolm Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que, se forem medicados da maneira correta, poderão ser despertados. Pesquisando bem sobre o assunto, Malcolm chega à conclusão de que os pacientes sofrem de encefalite letárgica e que a droga L-Dopa, uma nova droga que já vinha sendo usada em pacientes com a Doença de Parkinson, poderia ser o medicamento ideal para tratá-los.
Ao levar o assunto para o diretor do hospital, Malcolm é autorizado a submeter apenas um paciente ao novo tratamento. Ele escolhe Leonard Lowe, que estava "adormecido" há décadas. Gradualmente, Leonard Lowe se recupera e, dessa maneira, Sayer (sentindo-se mais motivado) passa a administrar o L-DOPA nos outros pacientes que, imediatamente, apresentam sinais de melhora e mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Leonard Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.
Abaixo, segue uma cena do filme "Tempo de Despertar", com o áudio original em inglês e sem legendas. O nome da música que toca, é "Dexter's Tune", composta e tocada por Randy Newman. Ela se encontra na trilha sonora do filme. p.s. quem ainda NÃO ASSISTIU o filme, recomendo não assistir a cena.
https://www.youtube.com/watch?v=Jh88x9Ejd5U
