Em "Um Filme de Cinema", o diretor Walter Carvalho, conversa com cineastas consagrados mundialmente — Hector Babenco, Julio Bressane, Andrzej Wajda, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke, Lucrécia Martel, entre outros — sobre a arte de fazer cinema.
"O documentário é uma reflexão sobre a construção e linguagem cinematográfica. Eu queria entender um pouco mais sobre cinema e sobre o que eu estava fazendo como cineasta", explica Carvalho. "A princípio entrevistei os diretores com os quais estava trabalhando e depois parti para os que admiro.", complementa.
Walter captou todas as histórias ao longo de 14 anos. Na tela, os artistas discorrem sobre suas predileções estéticas e narrativas, como o uso de planos longos, o ritmo, o som, o espaço e o tempo.
Também são abordadas questões teóricas e filosóficas que envolvem seu ofício tais como: O cineasta faz o filme, ou o filme faz o cineasta?
Além dos depoimentos de diretores, o documentário traz uma conversa do escritor Ariano Suassuna contando sua relação com o cinema na infância, e um encontro com o ator italiano Salvatore Cascio, revisitando locações do clássico Cinema Paradiso (1988).
Com fotografia de Lula Carvalho e Pablo Baião, foi o longa de abertura do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e foi exibido Hors Concours no 17º Festival do Rio, em 2015.