Magnus Carlsen Blind & Timed Chess Simul at the Sohn Conference in NYC

2015

M. Carlsen em partidas simultâneas de xadrez vendado

Média geral 4.5
baseado em 2 votos
Sua avaliação:
salvando
30 minutos

Em sua passagem por Nova York para o jogo ao vivo Magnus Carlsen fez várias partidas simultâneas de xadrez vendado e cronometrado na frente de milhares de pessoas. Não havia nenhuma ordem, e Magnus tinha 1/3 do tempo.

Xadrez às cegas ou xadrez vendado é uma variante do xadrez onde o enxadrista realiza seus movimentos sem ver o tabuleiro nem as peças, e sem ter qualquer tipo de contato físico com o tabuleiro ou as peças. Deste modo, o jogador deve manter a posição das peças memorizadas, comunicar seus movimentos oralmente, e receber oralmente as informações sobre os lances dos adversários, e deve ir atualizando mentalmente as posições a cada novo lance, sem fazer qualquer tipo de registro escrito, tudo mantido exclusivamente na memória.

Em simultâneas às cegas, normalmente uma pessoa (chamada "declamador" ou "speaker") fica encarregada de realizar os movimentos do simultanista em cada tabuleiro e informar ao simultanista os movimentos de cada simultaneado. Esta modalidade despertou grande interesse a partir do século XVIII, com as exibições de André Danican Philidor, que jogava três simultâneas, sendo duas ás cegas e uma olhando para o tabuleiro. As apresentações de Philidor no Café de La Régence impressionaram a muitos eruditos da época, a tal ponto que uma de suas exibições foi citada na Encyclopedie de Diderot e D'Alembert como "uma das mais fenomenais manifestações da mente humana"

Estreia Mundial:
22 de Maio de 2015
Outras datas

Elenco de Magnus Carlsen Blind & Timed Chess Simul at the Sohn Conference in NYC

Nenhum.
Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: