Mulheres no Front (Para Ver Se Estou Sorrindo)

To See If I'm Smiling

Muita gente nem imagina, mas o exército israelense também possui sua porção feminina. Em uma sociedade onde a segurança é de importância crítica, as mulheres vêem a igualdade no exército como uma maneira de atingir a igualdade social.
Em 2007, um documentário chamado ‘To See If I´m Smiling’ mostrou os bastidores do exército feminino israelense. Alguns depoimentos serviram para ilustrar o cotidiano nas batalhas pela conquista dos territórios palestinos por Israel.
Uma das garotas declarou que foi obrigada a esfaquear corpos para esconder os sinais de abusos cometidos por soldados israelenses. No filme, elas relembram os vários episódios que envolveram-se desde o início dos conflitos.

documentário "Mulheres no Front", no qual mulheres-soldado contam histórias vividas no Exército Israelense. O programa acompanha a vida de algumas mulheres que enfrentaram batalhas na Faixa de Gaza e mostra o ponto de vista feminino sobre o drama de uma guerra sem fim. Além de todas as dificuldades estão os desafios morais que os soldados têm de encarar no encontro com a população palestina.

Esse documentário é um relato pessoal de mulheres soldados e sobre suas vidas no Exército Israelense, o único a recrutar mulheres para o serviço militar obrigatório. As câmeras acompanharam a vida de algumas delas que estavam patrulhando a Faixa de Gaza.

É o ponto de vista feminino sobre o drama de uma guerra sem fim, sobre os desafios morais que os soldados têm de encarar no encontro com a população palestina.

O filme é dirigido por Tamar Yarom, uma das jovens que serviu ao Exército. As jovens mulheres olham para o passado recente e criticam a forma como lidaram com o poder que foi colocado em suas mãos quando tinham apenas 18 anos. Questões que não foram tratadas durante o tempo de serviço são levantadas nesses relatos com grande dor e coragem, como por exemplo, o sentimento de matar e de ser forçada a apedrejar uma pessoa. "Mulheres No Front" concorreu e ganhou vários prêmios internacionais.

2007

Elenco de Mulheres no Front (Para Ver Se Estou Sorrindo)