Mythos I and II

1997

Mythos

Com quase 10 horas de duração, apresentado pela atriz Susan Sarandon, Mythos mostra o trabalho do grande pesquisador Joseph Campbell. Este é o trabalho final de Campbell filmado num círculo de palestras acadêmicas nos últimos anos de sua vida. Nele, Campbell aparece muito à vontade como no familiar ambiente de sala de aula discutindo a paixão da sua vida.
Desde tempos imemoriais, os seres humanos têm transmitido “lições de vida” de geração em geração por meio de suas teologias, folclores ou mitologias. De acordo com Campbell, examinando as mitologias do mundo você encontra temas universais que falam diretamente a toda a humanidade. Em Mythos, Campbell descreve uma grande quantidade de mitos do mundo todo, particularmente do hinduismo e do budismo. Mais do que apontar suas diferenças, ele aprofunda em suas similaridades. Não importa se os mitos são originalmente Gregos, Indianos, Egípcios, Americanos ou Judaico-Cristãos. Campbell explica que são temas intrínsecos compartilhados pelas comunidades: as experiências do herói, o ciclo da vida, morte, renascimento, o caminho do esclarecimento, amor, esforço, sacrifício, etc.

1997

Elenco de Mythos I and II