Nomes em Mármore

2002

Nimed Marmortahvlil

Em 1918, quando a Estônia conseguiu a sua independência, os defensores mais entusiastas do estado recém-nascido eram os estudantes. Este filme é sobre o percurso de um grupo de companheiros de escola que vão para a guerra durante uma das épocas mais decisivas da história da Estônia. Henn Ahas é um destes jovens.
Henn vem de uma família pobre e tem que lutar a cada dia para pagar a sua educação e colocar comida na mesa. Enquanto os seus amigos se alistam no exército e esperam impacientemente o primeiro contacto com o inimigo, Henn não sabe o que fazer e fica para trás, na povoação.
A povoação onde Henn vive é atacada pelo inimigo e, juntamente com Marta a sua noiva querida, jovem tímida de família endinheirada, escapam milagrosamente do exército vermelho. Chega então o momento em que Henn tem de tomar uma decisão. Decide juntar-se aos seus companheiros e experimentar os medos e os perigos da guerra. Às vezes, o entusiasmo dos jovens é destruído, mas entre eles nuncam perdem a fé e a esperança de um bom futuro.
Mas a realização do sonho juvenil de Henn está longe e a guerra traz-lhe surpresas tristes e amargas.

1 de Novembro de 2002

Elenco de Nomes em Mármore