Nirvana - Praça da Apoteose (Hollywood Rock Festival) - S.P. e R.J, Brasil 1993

1993

Nirvana - Praça da Apoteose (Hollywood Rock Festival) - R.J, Brasil 1993

Média geral 4.3
baseado em 43 votos
Sua avaliação:
salvando

Em novembro de 1992 os fãs brasileiros de rock ganhavam uma boa notícia: a confirmação de que o Nirvana viria ao Brasil, pela primeira vez, dali a dois meses. O grupo de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic, principal nome da tão comentada cena grunge de Seattle, acabava de ser confirmado para o Hollywood Rock e faria, em São Paulo, seu primeiro show em três meses. O público, então acostumado a atrações internacionais defasadas, finalmente veria uma banda nova e em pleno auge.
E foi no estádio Morumbi, que o Nirvana fez um dos shows mais lendários, surreais e emblemáticos, ousados de sua curta carreira de cinco anos. Frente a cerca de "110 mil pessoas e a maior multidão para a qual o Nirvana já tocou.
A versão lenta e barulhenta de "School", faixa do primeiro álbum do trio, foi a partida inicial para uma apresentação embalada por baderna e confusão. E, há quem diga, divertida, lendária e furiosa.
De tudo se viu naquele palco. O clássico solo de "Smells Like Teen Spirit" foi trocado pelo trompete de Flea, baixista dos Chili Peppers, que entrou de surpresa no palco. No meio do show, Krist saiu de cena. Mas, como o contrato previa no mínimo 45 minutos de apresentação para que o cachê fosse pago, ele precisou ser encontrado e obrigado a retornar ao show. Krist pegou seu baixo e voltou a tocar sem qualquer preocupação com a afinação. Logo depois, após uma versão de "Run to the Hills" do Iron Maiden, foi Kurt quem surtou e começou a destruir sua guitarra.
O trio ainda inovaria em sua formação: com Dave no baixo, Krist na guitarra e Kurt na bateria, a banda passou a tocar covers inusitados e propositalmente sem sentido. Esporadicamente, Kurt estraçalhava um alto-falante do palco ou uma guitarra --em "Scentless Apprentice", foi a vez de uma Fender Telecaster azul. Naquele momento, Krist e Dave já não estavam mais no palco, e Kurt tinha apenas a companhia de sua mulher, Courtney Love, ajudando na quebradeira e o arrastando dali na sequência. Antes mesmo de acabar o show, grande parte do público já havia debandado do Morumbi.
O Nirvana ainda tocou na versão carioca do Hollywood Rock, no dia 23 daquele mesmo janeiro. Na Praça da Apoteose, o trio fez uma apresentação mais técnica, seguindo setlist previsto, mas também deixou sua marca no evento. Cobain chegou a cuspir na câmera que transmitia o show pela televisão, brincou de se masturbar e ironizou a marca de cigarro patrocinadora. Rolou cover de "Sweet Emotion" do Aerosmith, e novo solo de trompete de Flea em "Smells Like Teen Spirit". Partes deste show, exibido pela Rede Globo, integram o registro ao vivo da banda "Live! Tonight! Sold Out!!, lançado em VHS em 1994 e em DVD em 2006, mais completamente truncado.
O show do Nirvana no Morumbi, no entanto, é um objeto de desejo dos fãs de toda parte do mundo. Em tempos quando não havia smartphone e que câmeras portáteis não eram tão acessíveis, pouco registro se tem daquela apresentação. Alguns vídeos circulam pela internet com trechos de diversos ângulos e qualidades.
E a videos alternativos para se vender.
O Nirvana fez um verdadeiro show de rock, imprevisível e sem regras. E a medida que o tempo passa, mais importância atribui-se àquela performance e mais clássico torna-se o show.

Estreia Brasil:
1993
Outras datas

Elenco de Nirvana - Praça da Apoteose (Hollywood Rock Festival) - S.P. e R.J, Brasil 1993

Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.

Comentar: