O Prisioneiro da Passagem (1982)

Aguardando revisão.

O Prisioneiro da Passagem

Média do filme: 4.0 de 5 — baseado em 15 votos
MÉDIAFILMOW
4.0
15 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando

Dirigido por:

Hugo Denizart

Data de lançamento:

13 Set. 1982 Outras datas

País de origem:

Duração:

29 minutos None

Dirigido por

Data de lançamento

13 Set. 1982

Duração

29 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Documentário de curta metragem sobre o sergipano ex marinheiro, pugilista, acidentado de trabalho pela Viação Excelsior (subsidiária da Light) e empregado doméstico, Arthur Bispo do Rosario, interno número 01662 daquele que chegou a ser o maior manicômio das Américas durante os anos 1960, a Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, sob o diagnóstico único de esquizofrênico paranóico, desde os seus presumíveis 29 anos de idade, em 25 de janeiro de 1939 (cinco anos depois do interno fugitivo Ernesto Nazareth ser encontrado morto por afogamento), até o seu infarto do miocárdio às dezenove horas do dia 5 de julho de 1989.
O legado de Bispo de mais de 1000 peças, entre bordados, estandartes, “assemblages”, roupas, esculturas, arquivos e anotações, começou a ser conhecido fora do manicômio a partir de uma reportagem do jornalista Samuel Wainer Filho para o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, em 18 de maio de 1980, cuja pauta inicial era denunciar os maus tratos sofridos pelos internos psiquiátricos. Dois anos depois, foi convencido a permitir que algumas de suas peças saíssem do manicômio para integrarem a exposição coletiva “À margem da vida”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, junto com trabalhos praxiterapêuticos de presidiários, menores infratores, idosos e alguns outros pacientes psiquiátricos.

Gênero:
Gênero:

Elenco

Nenhum elenco encontrado.

Fotos e Trailers

Filmow+

Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita

Críticas e opiniões sobre O Prisioneiro da Passagem

Listas com o filme

Ver todas as listas (6)
Bacurau Lisbela e o Prisioneiro Central do Brasil Tito e os Pássaros Uma História de Amor e Fúria
brasilidades
por deepster
No País das Amazonas Você Nunca Esteve Sozinha: O Doc de Juliette 1930 - Tempo de Revolução 32: A Guerra Civil 35 - O Assalto ao Poder
Documentários Nacionais
por felipegarciaf
Basquiat - Traços de uma Vida Love Is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon Van Gogh: Vida e Obra de um Gênio Pollock Frida
ARTE
por cusponescafe
Amor e Revolução A Onda Edukators: Os Educadores Na Natureza Selvagem Pulp Fiction: Tempo de Violência
referência
por deepster

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: