Os Grandes Egípcios

1998

The Great Egyptians

Média geral 4.0
baseado em 2 votos
Sua avaliação:
salvando
12 - Não recomendado para menores de 12 anos 315 minutos

*Para assistir, acesse o trailer.

Exibida pelo Discovery Civilization, do Discovery Channel, a série documental "Os Grandes Egípcios", narrada pelo egiptólogo Bob Brier, desvenda mistérios e esclarece equívocos, apontando novas descobertas sobre a verdadeira história das personalidades mais notáveis do Antigo Egito. Divida em 6 Episódios:

1º E.: Rei das Pirâmides (King of the Pyramids): Sneferu, cujo nome não é amplamente reconhecido, mas a contribuição para a cultura egípcia e mundial é a mais duradoura, foi o faraó que deu ao mundo as pirâmides. O egiptólogo Bob Brier mostra como essas grandes realizações arquitetônicas foram construídas e que obstáculos tiveram de ser superados para tal feito. Abordando segredos e discussões a cerca dos simbolismos desses magníficos monumentos em uma visita dentro de uma das pirâmides do Sneferu para explorar seus conceitos, agitando história.

2º E.: A Verdadeira Cleópatra (The Real Cleopatra): Como uma grega, sem uma gota de sangue egípcio, se tornou um dos mais importantes egípcios de todos os tempos? Uma volta a Alexandre, o Grande, que estabeleceu a dinastia ptolomaica do Egito, onde Cleópatra nasceu. Explorando a verdadeira fonte do poder sedutor e inteligência dessa grande mulher, simbolizada pela restauração de sua magnífica biblioteca de Alexandria. Seu papel como governante, mãe e consorte são examinados, revelando uma mulher muito diferente de sua reputação como cruel e promíscua. Revivendo seus finais, dramáticos dias após a derrota de Marco Antônio, em Actium, e descobrindo sua influência duradoura sobre o Império Romano.

3º E.: O Mistério de Tutankhamon (The Mystery of Tutankhamen): O nome do faraó mais famoso que a rei Tut, o garoto rei, que só viveu até os 20 anos de idade. Os tesouros de seu túmulo foram exibidos em todo o mundo. O egiptólogo Bob Brier investiga o mistério que envolve a morte prematura do jovem rei. Ele foi vítima de uma trama de assassinato? E o que dizer da misteriosa morte de sua jovem viúva e o rei hitita, a quem posteriormente se tornou noivo? Sua história é contada por meio de dramatizações.

4º Episódio: A Rainha que foi Rei (The Queen who Would be King)
Primeira e única mulher a se tornar faraó, posição mais poderosa no Egito Antigo, dominada apenas por homens através da sucessão hereditária. Hatshepsut (c. 1479 a.C. - 1458 a.C.), da XVIII Dinastia, após a morte de seu pai, Tutmés I, se casou, aos 12 anos de idade, com seu meio-irmão, Tutmés II; seguindo um costume que existia no Antigo Egito, em que membros da família real deveriam casar entre si. Após Tutmés II falecer, segundo a hierarquia egípcia, apenas seu filho poderia sucedê-lo, no caso, Tutmés III, gerado com uma de suas concubinas. Como o sucessor ainda era uma criança, Hatshepsut, em uma atitude ousada e inédita, assume o poder. Anos após a sua posse decide ser faraó e governar em seu direito até o fim de sua vida. Seu reinado durou cerca de vinte anos, sendo um dos mais prósperos. O egiptólogo Bob Brier explica porquê a soberana rainha-faraó teve sua história vinda à tona apenas recentemente, expondo uma conspiração que tentou apagar das gerações futuras sua notável existência.

5º E.: Akhenaton - O Faraó Rebelde (Akhenaton - The Rebel Pharaoh): O faraó mais radical da história egípcia, Akhenaten, era um visionário e revolucionário. Nascido Amenhotep IV, mudou seu nome para Akhenaton para refletir sua crença em Aten, como um deus monoteísta, rejeitando a tradição politeísta do Egito. Também foi um artista, que rompeu com as formas de arte do passado, criando esculturas e pinturas estilizadas.

6º E.: Ramsés, O Grande (Ramses the Great): Ramsés, o faraó que ficou conhecido por sua longevidade, governou o Egito por 67 anos. Mas fez muito mais do que sentar-se no trono há mais de seis décadas e gerar mais de 200 crianças. Algumas das grandes realizações arquitetônicas do Egito eram a visão de Ramsés. Um guerreiro de renome, exemplificado pela derrota das forças hititas superiores, em Cades. Mas há uma derrota pela qual é lembrado, evidências históricas e arqueológicas apontam que Ramsés perdeu a batalha com Moisés, liderado pelo Deus dos israelitas.

Estreia Mundial:
1998
Outras datas

Elenco de Os Grandes Egípcios

Denunciar algo errado

Comentar: