Piaggio: um sonho italiano

2019

Enrico Piaggio: un sogno italiano

Um sonho italiano num filme de Umberto Marino que conta a história de Enrico Piaggio e da mais famosa scooter do mundo

1945. A fábrica de Enrico Piaggio, em Pontedera, foi bombardeada e está em ruínas. Os doze mil operários que ali trabalhavam estão condenados ao desemprego e à miséria. Piaggio sente a enorme responsabilidade que recai sobre os seus ombros: a vida de muitas famílias depende de sua capacidade de criar novos empregos. Num dos momentos mais dramáticos da história de Itália, nasce um projeto na mente do empresário: um meio de transporte pequeno, robusto, ágil e económico, capaz de relançar a mobilidade, impulsionando a recuperação da vida económica e civil do país.

Para tornar o sonho realidade, Piaggio recorre ao engenheiro Corradino d´Ascanio. O brilhante designer aproveita a experiência adquirida no campo da aeronáutica para criar a scooter que ainda hoje é símbolo da criatividade e do design italiano: a Vespa. Mas o caminho para o sucesso está repleto de obstáculos. Um ávido banqueiro, Rocchi-Battaglia, usa todos os meios para tomar posse da fábrica, não hesitando em atingir Piaggio através das pessoas que mais ama: a mulher Paola e a filha, Antonella, viúva de um soldado heroico que morreu na Segunda Guerra e postumamente condecorado.
Para minar os seus afetos e destruir a família, Rocchi-Battaglia recorre à astúcia e ao ressentimento de Lívia, uma mulher morena, sem escrúpulos, com quem Enrico Piaggio teve um relacionamento no passado. Mas a nova armadilha também falha devido à intervenção esclarecedora de Susanna, conhecida como Suso, uma jovem e talentosa funcionária da agência de publicidade. Suso contribui para a concretização de outra brilhante ideia de Piaggio. O empresário percebe que a sua scooter deve superar a natureza de objeto de utilidade para se tornar numa imagem e num sonho.
Ao saber que o realizador americano William Wyler está em Itália para rodar o filme "Férias em Roma", com Audrey Hepburn e Gregory Peck, Piaggio pede a Suso que o convença a fazer da Vespa a "carruagem da Cinderela" na qual faça viajar os dois jovens e apaixonados protagonistas. Para a jovem, perdida nos bulevares da Cinecittà, chegar ao irascível e inatingível realizador parece ser uma tarefa impossível. Mas acaba por ser salva pelo jornalista italo-americano Peter Panetta e talvez uma centelha de amor surja entre os dois.

2019

Elenco de Piaggio: um sonho italiano