Peregrinação

2001

Pilgrimage

Expõe imagens de peregrinos rumando à Basílica da Virgem, em Guadalupe, no México (e também imagens de outro de seus filmes, Bells from the Deep, de 1993) somadas à trilha sonora composta por John Tavener, um compositor cujo trabalho é admirado por Herzog. Trata-se de um documentário completamente de fruição sensória, onde não existe nenhuma intervenção para além da montagem das imagens dos fiéis à medida que ouvimos à bela música de Tavener. A citação inicial do filme, que é creditado a Thomas à Kempis (1380 – 1471), monge católico da era medieval, diz: "São apenas os peregrinos que, nas dificuldades da viagem terrena, não perdem seu caminho. Seja nosso planeta congelado ou queimado: eles são guiados pelas mesmas orações, sofrimento, fervor e aflição". A bela frase que caracteriza o filme, no entanto, foi cunhada pelo próprio Herzog, segundo constatação do diretor tempos depois.

2001

Elenco de Peregrinação