Por Toda a Minha Vida: Cartola

2011

Por Toda Minha Vida - Cartola

O compositor e cantor Cartola, foi o homenageado no programa que marcou a estreia da temporada de 2011, exibido na semana do Carnaval. O especial mostrou momentos importantes da vida de Angenor de Oliveira, como sua infância em bairros de classe média carioca, a mudança para o Morro da Mangueira, por conta dos problemas financeiros da família, sua complicada relação com o pai e suas primeiras composições. O relacionamento com Dona Zica, que o ajudou a se reerguer depois de uma fase difícil, e a casa de shows Zicartola, fundada pelo casal, também mereceram destaque. A história foi costurada por imagens de arquivo e dramatizações de algumas passagens da vida de Cartola, além de depoimentos de pessoas ligadas a ele. Cartola teve seu talento reconhecido tardiamente. Para sobreviver, trabalhou como pedreiro, lavador de carros e servente. Até que um artigo escrito por Sérgio Porto, em 1956, tirou o compositor do ostracismo. Mas foi apenas aos 65 anos que o “Poeta das Rosas”, como era conhecido, gravou seu primeiro LP.

11 de Março de 2011

Elenco de Por Toda a Minha Vida: Cartola