S21 – A Máquina de Morte do Khmer Vermelho

2003

S-21, la machine de mort Khmère rouge

Sob Pol Pot e o regime Khmer Vermelho, entre 1974 e 1979, perto de 20.000 pessoas são aprisionadas, interrogadas, torturadas e posteriormente executadas no centro de detenção S21, no coração de Phnom Penh. Sete sobreviveram, três estão ainda vivos. Rithy Panh tenta neste filme compreender como a parte comunista do Kampuchea democrático organizou e colocou em prática sua política de eliminação sistemática. Durante aproximadamente 3 anos, Rithy Panh desenvolveu uma longa pesquisa junto aos raros sobreviventes. Ele convenceu uns e outros de confrontarem juntos seus testemunhos no mesmo lugar do antigo S21, convertido em museu do genocídio. Confrontando carracos e vítimas, Rithy Panh lidera uma reflexão emocionante sobre a mecânica totalitária.

17 de Maio de 2003

Elenco de S21 – A Máquina de Morte do Khmer Vermelho