Sopro dos Deuses - uma viagem às origens do yoga moderno

2012

Der Atmende Gott - reise zum ursprung des modernen yoga

• Breath of the Gods - a journey to the origins of modern yoga - Estados Unidos da América

Breath of the Gods - a journey to the origins of modern yoga.

O yoga moderno, ou seja, a forma praticada diariamente por dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo, remonta diretamente ao Senhor Shiva segundo a tradição indiana. Ao mesmo tempo, porém, o yoga moderno se originou no início do século 20, uma criação do sábio indiano T. Krishnamacharya (1888-1989). Essa história é muito menos conhecida e é disso que trata este filme.

A vida e os ensinamentos de Krishnamacharya são vistos pelos olhos do diretor Jan Schmidt-Garre em sua busca pelo yoga autêntico. Sua jornada o leva dos lendários alunos e parentes de Krishnamacharya à fonte do yoga moderno, no palácio do marajá (maharaja) de Mysore. De Pattabhi Jois Jan aprende a “saudação ao sol” (surya namaskar), de Iyengar o “Rei dos Asanas”, a parada de cabeça (sirsasana) e, finalmente, Sribhashyam revela a ele o segredo de seu pai “Sessão de Yoga para Salvar Vidas”.

Um documentário de longa-metragem, incluindo imagens históricas raras, bem como reconstituições luxuosas.

2012

Elenco de Sopro dos Deuses - uma viagem às origens do yoga moderno