Narra a Guerra Civil por meio de quase 400 artefatos autênticos, em vez de usar atores ou cenários. Em uma carta de 1961 ao The New York Times, o fotógrafo-cineasta pesquisou os usos anteriores da técnica de imagens estáticas em movimento por ele mesmo e por outros: “Curt Oertel fez seu ‘Michaelangelo’, com importante uso de material estático para contar histórias, em 1940 (lançado como ‘The Titan’ de Robert Flaherty por volta de 1949). O belga Henri Starc começou a transmitir a forma de filme dramático a imagens fixas em 1936, e a sua letra “World of Paul Delvaux” (1947) é um clássico reconhecido. Paul Haesaerts fez 'Rubens' em 1948. Os americanos Paul Falkenberg e Lewis Jacobs fizeram 'Lincoln Speaks at Gettysburg' inteiramente a partir de gravuras do século XIX, 1950. Ben Berg e Herbert Block de Hollywood vêm fazendo há anos uma série de contações de histórias dramas baseados em pinturas e gravuras, incluindo uma história de vida de Goya. Eu próprio fui pioneiro no uso dramático de fotografias estáticas (em vez de pinturas ou gravuras) em uma sequência de narrativa para o longa-metragem de Arch Oboler, de 1950, na Columbia, 'Five', e por mais de uma década continuei desenvolvendo essa forma - em meu longa-metragem independente 'The Naked Eye' (1956), o featurette 'A Verdadeira História da Guerra Civil', 'The James Dean Story' da Warner Brothers (1957) e, mais recentemente...para. ..'Winston Churchill, os Valiant Years' da ABC-TV.