Fazia anos que não via um almodóvar. Não me arrependi do tempo que demorei pra ver este. Considero genial. Fico impressionada como o Almodóvar transpassa a subjetividade dos personagens de modo tão delicado e ao mesmo tempo tão profundo/vÍsceral. A construção da Julieta me deixou fascinada. A relação dela com Calipso (ninfa, em alguma medida, ligada a morte, "Calipso"= Oculto) que, me parece, está assegurada tanto por se citar o canto da Odisseia, em uma das cenas do filme, quanto pela referência ao Ulisses e ao mar na figura do Xoan e da sua profissão . Outro ponto que aprofunda a ligação é o quanto seus relacionamentos estão sempre conectados com a morte (o homem do trem, o pescador, os pais, o Lorenzo, Ava e a filha). Há muita coisa a ser pensada, com toda certeza, uma obra prima...ao menos pra mim. Vai para os favoritos e para um mergulho nas referências, sem dúvida!
Fazia anos que não via um almodóvar. Não me arrependi do tempo que demorei pra ver este. Considero genial. Fico impressionada como o Almodóvar transpassa a subjetividade dos personagens de modo tão delicado e ao mesmo tempo tão profundo/vÍsceral.
A construção da Julieta me deixou fascinada. A relação dela com Calipso (ninfa, em alguma medida, ligada a morte, "Calipso"= Oculto) que, me parece, está assegurada tanto por se citar o canto da Odisseia, em uma das cenas do filme, quanto pela referência ao Ulisses e ao mar na figura do Xoan e da sua profissão . Outro ponto que aprofunda a ligação é o quanto seus relacionamentos estão sempre conectados com a morte (o homem do trem, o pescador, os pais, o Lorenzo, Ava e a filha). Há muita coisa a ser pensada, com toda certeza, uma obra prima...ao menos pra mim. Vai para os favoritos e para um mergulho nas referências, sem dúvida!