La Folie des Hommes

Vajont - La diga del disonore

Em 9 de outubro de 1963, às 10:39, 260 milhões de metros cúbicos de rochas caíram do Monte Toc ao lago artificial formado pela represa Vajont, a maior represa do mundo. O desmoronamento formou uma onda de 250 metros e 50.000 mil metros cúbicos de água demolindo completamente todas as cidades abaixo, matando mais de 2.000 pessoas. Planejado pelo engenheiro Semenza, a represa de Vajont, tirou a eletricidade de todas as casas do país. Tina Merlin, uma jornalista do "L'Unità", tentou durante anos alertar o perigo da construção, denunciando todas as omissões que os políticos corrompidos e os trabalhadores responsáveis pela construção da represa. Preferiram confiar no velho geólogo Dal Piaz, ao invés de ouvir a análise alarmante do filho do engenheiro Semenza. Ninguém parecia entender o grande perigo, até a noite fatal de outubro.

(Baseado em fatos reais)

21 de Outubro de 2001