1905

2005

1905

• Ventos de paixão - Brasil

Em um país dividido entre Dreyfusards e Anti-Dreyfusards, entre defensores da religião e partidários do secularismo, entre católicos e republicanos, uma família quer se rebelar . O avô Jean-Baptiste Dutilleul, professor aposentado, incorpora os valores dos antigos, ele espera que sua neta, Marie, de volta na aldeia para assumir o cargo de professora da escola comunitária, será inspirado pelos mesmos preceitos.
Mas Maria acredita nas virtudes da escola republicana. Seu primeiro gesto é desanexar o crucifixo acima do quadro-negro. Entrando na resistência contra o tradicionalismo, atrai a ira do padre Courtois, pronto para fazer qualquer coisa para proteger seu rebanho do império do mal. " O ensino secular é um ensino podre, e aqueles que o disseminam também estão apodrecidos " , o abade confessa.
Marie se casa com Julien, seu amor de infância que se tornou deputado-prefeito e ativista republicano responsável pela luta de congregações. Marie vai enfrentar a ira de muitos, ela terá forças suficiente para combater todos?

12 de Dezembro de 2005

Elenco de 1905