A Pequena Órfã

1968

A Pequena Órfã

A Pequena Órfã é uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de 26 de agosto de 1968 a 30 de março de 1969 em 179 capítulos. Foi escrita por Teixeira Filho e dirigida por Dionísio Azevedo.

Foi reprisada pela TV Globo de 19 de janeiro a 23 de agosto de 1971.

Em 1973, foi lançado um filme homônimo que adaptou a história para o cinema.

Conta a história de Toquinho, uma menina abandonada pelos pais que sofre nas mãos da megera Elza, que abriga crianças e as explora, uma mulher desajeitada, ambiciosa, encrenqueira e possessiva que obriga os pequenos a mendigar nas ruas. Enquanto a mãe de Toquinho, arrasada pelo sentimento de culpa, luta para reencontrar a filha, a menina encontra amparo no velho Gui, seu protetor, um senhor bondoso que conserta brinquedos e adora crianças.

Foi numa de suas escapadas que Toquinho conheceu Gui, que passou a lhe dar carinho e atenção. O bom velho ensina a menina a fazer barquinhos de papel entoando uma antiga canção de ninar: “vou mandar fazer um barquinho de papel, de papelão…“. Contudo, o misterioso desaparecimento de Toquinho mobiliza todos no esforço para encontrar a menina e devolver a alegria de viver ao velho Gui.

1968