Adam 12 era uma série de TV norte-americana centrada na ação de dois policiais de Los Angeles, da Rampart Division, com Martin Milner interpretando o veterano policial Pete Malloy, Kent McCord como o recruta Jim Reed e William Boyett como o sargento William "Mac" MacDonald. Originalmente ela foi apresentada nos Estados Unidos entre setembro de 1968 à maio de 1975, dentro da programação da rede de televisão NCB, num total de 174 episódios.
Muitos oficiais que trabalhavam na Central Division da LAPD eram utilizados para dar o tom mais realista possível ao espetáculo. O título da série era derivado das chamadas aos carros patrulha, o A de Adam designava os dois patrulheiros e o 12 a área onde eles faziam a patrulha que eram a North Hollywood, Toluca Lake, Studio City e Hollywood Hill, respectivamente secções de Los Angeles (e também próximo dos Estúdios da Universal).

13 de Setembro de 1972

Elenco de Adam-12 (5ª Temporada)