Capturing Reality: The Art of Documentary

2008

Capturing Reality: The Art of Documentary

Diretores notáveis como Werner Herzog, Nick Broomfield e Errol Morris discutem a arte, o ofício e desafios específicos do cinema de não-ficção. O valor real deste documentário é que ele enfatiza as diferentes teorias de como um documentário deve ser. Não existe uma maneira certa de produzir e filmar um documentário. Alguns diretores preferem filmar os entrevistados quando eles menos esperam para capturar o máximo possível do seu verdadeiro caráter, enquanto outros, como Werner Herzog, preferem embelezar um pouco a verdade para construir melhor um assunto literal. Além das ideias básicas que este filme fornece aos cineastas iniciantes, ele também exibe trechos de uma enorme variedade de documentários aclamados para aqueles procurando sugestões de qual documentários assistir. É uma boa fonte para aqueles que querem entender melhor o que é o cinema de não-ficção.

Os documentários não estão preocupados com a verdade, mas com o conflito realidade x ficção. Muitos confundem a verdade com a realidade. Os termos não são sinônimos. A verdade requer um ato de vontade enquanto a realidade não. Se eu uso uma camisa azul, isso é a realidade. Se alguém me diz que estou usando uma camisa azul, esta é a verdade. A realidade não se importa se está sendo notada ou não, mas a verdade sempre requer um ato de atenção. Paradoxalmente, a realidade é às vezes melhor capturada com um pouco de artificialidade, a exemplo de Herzog e Morris.

1 de Janeiro de 2008