Clichy pour l'exemple

2006

Clichy pour l'exemple

Durante um mês inteiro no final de 2005, a França foi manchete de notícias em todo o mundo: tumultos nos subúrbios franceses! Jovens dos subúrbios de toda a França - muitas vezes ainda na faculdade ou colégio - se reuniam todas as noites para queimar latas de lixo, carros ... até escolas ... O motim levou ao decreto de estado de emergência - algo que não foi visto na França desde os anos da guerra de independência da Argélia. Em um esforço de apaziguamento, o governo prometeu socorrer áreas “abandonadas”. Hoje, um ano depois, o que mudou para o povo da periferia? Eles conseguiram juntar os cacos? Os órgãos oficiais conseguiram transformar promessas em medidas reais em campo? A jovem diretora Alice Diop - que cresceu na vizinha Aulnay - mediu a temperatura da área em e ao redor de Clichy, o lugar onde os distúrbios estouraram após a morte de dois jovens da cidade que morreram em uma estação de transformador elétrico enquanto fugiam do polícia .... Ao mergulhar na vida de um conjunto habitacional, Alice trouxe à tona questões-chave: habitação, transporte, escola e educação, a situação do trabalho, a violência policial ... Em cada caso, o filme mostra situações reais que demonstrar a diferença que existe entre as demandas sociais desta população suburbana, por um lado, e o que realmente está sendo oferecido às autoridades. O filme mostra que, na maioria das vezes, a “população carente” não está sendo ouvida e sua capacidade de encontrar e oferecer soluções para os próprios problemas não está sendo contabilizada. film-documentaire.fr/4DACTION/w_fiche_film/18203_1

2006

Elenco de Clichy pour l'exemple