Independent Media in a Time of War

2003

Independent Media in a Time of War

Nesta importante, poderosa e oportuna leitura, Amy Goodman - jornalista independente da rádio Democracy Now! - fala sobre a cobertura da Guerra do Iraque pela mídia corporativa. Ela discute o modo a mídia estadunidense ignorou as vítimas civis e glorificou o combate militar e pede que sua audiência leve em conta o valor de uma cobertura que é, ao mesmo tempo, higienizada e sensacionalista. No cerne de sua palestra está um profundo compromisso com a ética do jornalismo - ela acredita que o papel dos jornalistas é trazer à tona os fatos, questionar os que estão no poder e ir para onde há silêncio e dizer algo. Goodman usa o exemplo concreto da guerra do Iraque para pedir que sua audiência lide com uma questão mais ampla: qual o impacto que a comercialização e a consolidação da indústria de meios de comunicação têm sobre o jornalismo e a democracia?

2003

Elenco de Independent Media in a Time of War