Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jim Beaver (I)

Jim Beaver (I)

Nomes Alternativos: James Norman Beaver Jr.

741Número de Fãs

Nascimento: 12 de Agosto de 1950 (73 years)

Laramie, Wyoming - Estados Unidos da América

É um ator, escritor e historiador de cinema americano. Ele é mais conhecido pelo público mundial como Bobby Singer em Supernatural. Ele também interpretou Whitney Ellsworth na série dramática de faroeste da HBO Deadwood, que lhe rendeu aclamação e uma indicação ao Screen Actors Guild Awards por Ensemble Acting, e o xerife Shelby Parlow na série FX Justified. Seu livro de memórias Life's That Way foi publicado em abril de 2009.

Juventude
Beaver nasceu em Laramie, Wyoming, filho de Dorothy Adell (nascida Crawford) (1928-2019) e James Norman Beaver (1924–2004), um ministro. Seu pai era de ascendência inglesa e francesa ; o nome da família era originalmente de Beauvoir, e Beaver é primo distante da autora e filósofa Simone de Beauvoir e do governador da Pensilvânia, general James A. Beaver. A mãe de Beaver tem ascendência Cherokee, alemã e escocesa e é descendente do três vezes procurador-geral dos EUA, John J. Crittenden.

Embora as famílias de seus pais estivessem no Texas há muito tempo, Beaver nasceu em Laramie, pois seu pai estava fazendo pós-graduação em contabilidade na Universidade de Wyoming. Retornando ao Texas, Beaver Sr. trabalhou como contador e ministro da Igreja de Cristo em Fort Worth, Crowley, Dallas e Grapevine. Durante a maior parte da juventude de Beaver, sua família morou em Irving, Texas, mesmo enquanto seu pai pregava nas comunidades vizinhas. Ele e suas três irmãs mais novas (Denise, Reneé e Teddlie) estudaram na Irving High School, onde foi colega de classe do baterista do ZZ Top, Frank Beard, mas ele foi transferido em seu último ano para a Fort Worth Christian Academy, onde se formou em 1968. Também fez cursos no Fort Worth Christian College. Mais tarde, ele frequentou o Oklahoma Christian College. Apesar de ter aparecido em algumas peças do ensino fundamental, não demonstrou nenhum interesse particular pela carreira de ator, mas mergulhou na história do cinema e expressou o desejo de seguir a carreira de escritor, publicando alguns contos em sua antologia do ensino médio.

Carreira

Beaver como seu personagem Whitney Ellsworth em Deadwood
Beaver fez sua estreia profissional nos palcos em outubro de 1972, ainda estudante universitário, em Rain, do conto de W. Somerset Maugham, no Oklahoma Theatre Center em Oklahoma City, Oklahoma. Depois de retornar ao Texas, ele atuou extensivamente no teatro local na área de Dallas, sustentando-se como limpador de filmes em uma locadora de filmes de 16 mm e como ajudante de palco no Dallas Ballet. Ele se juntou ao Shakespeare Festival de Dallas em 1976, atuando em inúmeras produções. Em 1979, ele foi contratado pelo Actors Theatre of Louisville para escrever a primeira de três peças para essa companhia (Spades, Sidekick e Semper Fi) e foi duas vezes finalista no Great American Play Contest nacional do teatro (por Once Upon a Single Bound e Verdigris). Junto com peças de teatro, ele continuou escrevendo para revistas de cinema e por vários anos foi colunista, crítico e redator de longas-metragens do National Board of Review of Motion Pictures da revista Films in Review.

Mudando-se para a cidade de Nova York em 1979, Beaver trabalhou continuamente no palco em ações e em turnês, ao mesmo tempo escrevendo peças e pesquisando uma biografia do ator George Reeves. Ele continua a perseguir este projeto entre trabalhos de atuação. Ele apareceu em papéis principais em peças como The Hasty Heart e The Rainmaker em Birmingham, Alabama, e The Lark em Manchester, New Hampshire, e viajou pelo país como Macduff em Macbeth e em The Last Meeting of the Knights of the White Magnolia. Durante este período, ele escreveu o livro Movie Blockbusters para o crítico Steven Scheuer.

Em 1983, mudou-se para Los Angeles, Califórnia, para continuar a pesquisa sobre sua biografia de George Reeves. Ele trabalhou por um ano como arquivista de filmes do Variety Arts Center. Após a leitura de sua peça Verdigris, ele foi convidado a ingressar na prestigiada companhia Theatre West, em Hollywood, onde continua como ator e dramaturgo até hoje. Verdigris foi produzido com críticas positivas em 1985 e Beaver foi contratado pela agência Triad Artists. Ele imediatamente começou a trabalhar escrevendo episódios de séries de televisão, incluindo Alfred Hitchcock Presents (ele recebeu uma indicação ao CableACE Award em 1987 por seu primeiro roteiro de TV para este programa), Tour of Duty e Vietnam War Story. Ele também trabalhou ocasionalmente em pequenos papéis em filmes e televisão.

A greve do Writers Guild of America de 1988 alterou fundamentalmente o mercado de redação freelance para televisão, e a carreira de redator televisivo de Beaver foi interrompida abruptamente. Um encontro casual o levou a ser escalado como o melhor amigo do astro Bruce Willis no drama de Norman Jewison sobre veteranos do Vietnã, In Country, e sua carreira de ator começou a florescer onde sua carreira de escritor havia falhado. Beaver foi o único verdadeiro veterano do Vietnã entre o elenco principal de In Country.

Posteriormente, ele apareceu em muitos filmes populares, incluindo Sister Act, Sliver, Bad Girls, Adaptation, Magnólia e A Vida de David Gale. Ele estrelou a série de televisão Thunder Alley como o companheiro cômico de Ed Asner e como o policial de homicídios Earl Gaddis em Reasonable Doubts. Ele também foi o taciturno chefe de French Stewart, Happy Doug, no seriado 3rd Rock from the Sun.

Em 2002, Beaver foi escalado como uma das estrelas do drama ocidental Deadwood no papel de Whitney Ellsworth, uma mineradora de ouro que ele frequentemente descrevia como " Gabby Hayes com síndrome de Tourette ". Ellsworth deixou de ser um réprobo coberto de sujeira e se casou com a mulher mais rica da cidade e se tornou uma figura amada e robusta na comunidade. Originalmente, Ellsworth não tinha um primeiro nome, mas quando foi necessário fornecê-lo, Beaver solicitou que ele fosse nomeado Whitney Ellsworth, em homenagem ao produtor de As Aventuras do Superman, de George Reeves. Ele continuou sua longa pesquisa para a biografia de Reeves e, em 2005, atuou como consultor histórico e biográfico no longa-metragem teatral sobre a morte de Reeves, Hollywoodland.

Beaver se juntou ao elenco do drama da HBO John from Cincinnati em 2006, enquanto simultaneamente desempenhava os papéis recorrentes de Bobby Singer em Supernatural e Carter Reese em outro drama da HBO Big Love, aparecendo pelo menos uma vez por temporada em Supernatural. Ele então assumiu o papel do xerife Charlie Mills no drama da CBS Harper's Island. Ele retornou como o traficante de armas Lawson em Breaking Bad e sua prequela Better Call Saul, e interpretou o xerife Shelby Parlow por três temporadas em Justified, da FX.

Após seu aclamado trabalho em Justified, Beaver teve um papel principal no longa-metragem gótico de história de fantasmas de Guillermo del Toro, Crimson Peak, em uma parte que del Toro escreveu para ele. Ele também teve papéis nos longas-metragens The Frontier e Billy Boy.

Seu livro de memórias sobre o ano seguinte ao diagnóstico de câncer de pulmão de sua esposa em 2003, intitulado Life's That Way, foi comprado em uma oferta preventiva pelos editores Putnam/Penguin no outono de 2007. Antes da publicação em abril de 2009, foi escolhido para o programa Discover Great New Writers da Barnes & Noble para 2009.

Sua atuação em O Silêncio das Abelhas lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema e Vídeo de Nova York de 2010.

Beaver foi indicado para Melhor Performance Convidada em Drama pelo Broadcast Television Journalists' Association Critics' Choice Awards em 2013, por sua atuação como Xerife Shelby Parlow em Justified.

Escreveu e dirigiu o curta Night Riders (2013), baseado em sua peça homônima.

Em 2014, recebeu o Prêmio de Mérito Vitalício do Festival Internacional de Cinema Idyllwild.

Beaver estudou atuação com Clyde Ventura e com o ator vencedor do Oscar Maximilian Schell.

Em março de 2015, o Theatre West apresentou um revival do 30º aniversário da peça Verdigris de Beaver, com Beaver no papel principal.

A atriz Maureen Stapleton desempenhou o papel principal em um workshop da peça Verdigris de Beaver em 1985 no Berkshire Theatre Festival. Em junho de 2016, Beaver voltou ao Festival para interpretar Big Daddy em Cat on a Hot Tin Roof, de Tennessee Williams.

Desde 2018, Beaver interpreta o secretário de Defesa (e candidato presidencial dos EUA) Robert Singer na série da Amazon The Boys, produzida por Eric Kripke, criador de Supernatural. Os personagens de Beaver em The Boys e Supernatural compartilham o mesmo nome.

Em março de 2023, ele reprisou seu papel como Bobby Singer na série spinoff de The Winchesters.

Beaver recebeu o Prêmio Soaring Talent de 2023 por Realização na Carreira do Tallgrass Film Festival.

Vida pessoal
Por vários anos após sua mudança para a Califórnia em 1983, Beaver dividiu uma casa com o ator Hank Worden, a quem ele considerava um amigo próximo e avô substituto. Ele se tornou amigo de Worden quando criança, depois de escrever-lhe uma carta de fã que gerou uma longa correspondência entre eles.

Durante a faculdade, Beaver se casou com uma colega, Debbie Young, em agosto de 1973. Eles se separaram quatro meses depois, mas não se divorciaram até 1976.

Em 1989, após quatro anos de namoro, Beaver casou-se com a atriz e diretora de elenco Cecily Adams, filha do ator cômico e dublador Don Adams. A filha deles nasceu em 2001. Adams, embora não fumante, morreu de câncer de pulmão em 3 de março de 2004.

Beaver iniciou um relacionamento em 2016 com a atriz e cantora Sarah Spiegel. Eles se casaram em 20 de junho de 2019. Beaver pediu o divórcio de Spiegel em 24 de agosto de 2022, citando "diferenças irreconciliáveis". Seu divórcio foi finalizado em 23 de janeiro de 2024.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.