Matisse

1951

Matisse

"As pressas de Matisse, oito minutos de recortes diante de uma câmera de Frédéric Rossif: este é o episódio mais completo e transmitível da série de filmes sobre artistas que Langlois queria produzir. Documento raro sobre o artista em trabalho, na villa Le Rêve em Vence e no Hôtel Régina em Nice, onde sistematiza o processo de corte, entre a pintura e a escultura. Entre 1947 e 1954, Matisse produziu mais de 200 guaches recortados. A vibração cromática do guache combina milagrosamente com Kodachrome. Matisse está "maciçamente presente" (Alain Fleischer), seu corte incerto e ao mesmo tempo franco, os juncos oferecem uma encenação digna de uma sessão de ocultismo. Por fim, o filme é pioneiro na ausência de um ambiente de oficina ritualística. De acordo com as notas da assistente Lydia Délectorskaya no Museu Departamental de Matisse (Le Cateau-Cambrésis), a artista não gostou muito do dispositivo."

1951

Elenco de Matisse