3. > Muito bem, obrigado (Très Bien Merci)

Título Très Bien Merci (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )

Neste olhar kafkiano sobre as injustiças da vida moderna, “Très Bien, Merci” segue um contador chamado Alex que chama a atenção das autoridades para a infração menor de acender um cigarro a poucos metros da área de fumar perto do metrô. Os guardas o forçam a pagar uma multa exorbitante, mas a quebra de regra de Alex vai ganhando punições cada vez mais duras. Ele é jogado na prisão, as coisas se tornam mais irritantemente absurdas, até que ele é mais tarde preso em uma instituição psiquiátrica simplesmente por ter racionalmente pleiteado a sua defesa. Ao longo do filme, o estado de grande lucidez de Alex contrasta com as reações cada vez mais insanas das figuras de autoridade, ilustrando as arbitrariedades e indignidades da organização social.