Os Monarcas – A lenda – A história de Chiquito e Gildinho

2013

Os Monarcas – A lenda – A história de Chiquito e Gildinho

História de Os Monarcas, de Erechim, uma dos grupos de maior longevidade – 48 anos de carreira [até a data do filme] – no Rio Grande do Sul. Formado inicialmente pelos irmãos Gildinho (Nésio Alves Corrêa) e Chiquito (Francisco Desidério Alves Correa). Ao longo da trajetória somam-se os músicos João Argenir dos Santos (guitarra), Luiz Lanfredi (contrabaixo) e Nelson E. Falkembach (bateria). Tinham então 45 álbuns e dez discos de ouro. Os Monarcas – A lenda – A história de Chiquito e Gildinho, de Osnei de Lima, é uma biografia do grupo musical que coloca o passado em perspectiva com o presente misturando ora imagens de atores representando os músicos, ora os músicos reais no tempo atual.

A veterana Débora Duarte participa da parte ficcional. É o seu segundo longa no RS, depois de Pontal da Solidão (A. Ruschel, 1974). Outro ator que já tinha filmado no estado é Giuseppe Oristanio, do média O Gato (S. Rocha, 2004) e que vai estar em outros filmes de Osnei de Lima.

2013

Elenco de Os Monarcas – A lenda – A história de Chiquito e Gildinho