Presos Provisórios

2017

Presos Provisórios

Fruto que uma pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER): “Imparcialidade ou Cegueira: um estudo sobre prisões provisórias e alternativas penais”, que debateu o superencarceramento no contexto fluminense, o minidocumentário “Presos Provisórios” expõe o contexto e os impactos do encarceramento excessivo e abusivo de presos sem julgamento no estado do Rio de Janeiro, sob a ótica de quem vivenciou a experiência do cárcere e seus familiares. O vídeo conta também com depoimentos de operadores do sistema de justiça criminal, estudiosos do tema e representantes da sociedade civil.

O vídeo busca trazer informações e sensibilizar a população para o tema da prisão provisória, motivando reflexões e debates acerca da cultura punitivista do nosso sistema penal que, em excesso, pune e encarcera, em sua maioria, os jovens, negros, periféricos e, de maneira cada vez mais crescente, mulheres.

Cinco pessoas, todas elas ex-presas provisórias e seus familiares, expõem, de maneira sensível, as condições da prisão, da liberdade e os impactos em suas vidas após estas experiências..

2017

Elenco de Presos Provisórios