Sampa

1989

Sampa

Amadeu (Cássio Gabus Mendes)é um arquiteto paulista que entra em crise após o desaparecimento de sua mulher, Luiza (Mika Lins), com quem era casado há dois anos. O desespero do personagem na busca por explicação o leva a se envolver com várias pessoas: Gregório (Paulo José), um cineasta que vê no desespero do arquiteto a possibilidade de realização de um filme; Agamenon (Serafim Gonzalez), um advogado ligado a políticos e a grandes empresários que foi amante da mãe do protagonista; Sílvio (Walter Cruz), funcionário público e militante de movimentos culturais; Iara (Divana Brandão), uma prostituta a quem Amadeu recorre como uma espécie de refúgio em meio à sua confusão mental.

Narrada em flashback, a minissérie foi escrita numa linguagem mais livre do que as usuais na televisão. Somente aos poucos são revelados o permanente estado de tensão de Amadeu, seu passado familiar e suas dificuldades no casamento. Centrando-se no rapaz, com sua frágil estrutura psicológica e tendência à neurose, e nos personagens que o cercam, o autor faz uma análise da formação da sociedade paulista, com seu característico universo urbano-industrial e suas desigualdades sociais.

26 de Setembro de 1989