Satyricon

1969

Satyricon

Na Roma de Nero, descrita nos fragmentos existentes de Satyricon, obra escrita no primeiro século d.C e atribuída a Petronio, são narradas as aventuras e desventuras de Encolpio, seu amante Gitone e seu amigo e inimigo Ascilto.

Esta versão de Gian Luigi Polidoro, produzida claramente para tirar vantagem das expectativas criadas em relação à homônima iminente obra de Federico Fellini, foi lançada algumas semanas antes do filme de seu ilustre adversário, em abril de 1969. Contudo, alguns dias após seu lançamento, Satyricon foi vítima de uma verdadeira tempestade judicial e logo retirado de circulação sob a alegação de corrupção de menores (um dos protagonistas Francesco Pau/Gitone havia 14 anos na época). Apelos de intelectuais da época a favor da liberdade de expressão, como Michelangelo Antonioni, não valeram de nada e os rumores de que a proibição tinha como objetivo salvaguardar os interesses de Satyricon de Federico Fellini foram drasticamente calados.

1969

Elenco de Satyricon