Sol Amarelo

1971

Sol Amarelo

Sol Amarelo é uma telenovela brasileira exibida pela RecordTV entre 15 de dezembro de 1971 e 30 de abril de 1972, às 19h, em 119 capítulos. Escrita por Raymundo López, foi dirigida por Zéluiz Pinho e Waldemar de Moraes, com supervisão de Carlos Manga.

Conta a história de Januário quer vingar a morte da noiva, barbaramente assassinada na porta da igreja. Sua perseguição visa apanhar o feroz Zé Touro, que amedronta a pequena região de Rosário.

Ao final da novela, Santa (Laura Cardoso), a esposa de Zé Touro, descobre que ele a traía e numa troca de tiros os dois acabam morrendo.

Sol Amarelo chegou a ser acusada de plagiar a famosa radionovela As Aventuras de Jerônimo, o Herói do Sertão, de Moisés Weltman, com muitos elementos semelhantes. A ambientação era a mesma: um “faroeste” no interior do Brasil. O protagonista Januário (Geraldo Del Rey), assim como Jerônimo, era um justiceiro e sua caracterização lembrava a imagem humanizada de Jerônimo nos quadrinhos: camisa escura com um lenço claro no pescoço. Apesar de Sol Amarelo, um ano após sua estreia, a TV Tupi lançou uma adaptação da radionovela de Weltman: Jerônimo, o Herói do Sertão, com Francisco Di Franco como o protagonista.

No mesmo dia da estreia de Sol Amarelo, às 19 horas, estreava a trama das 20 horas, Quarenta Anos Depois.

15 de Dezembro de 1971