The Lobotomist

2008

The Lobotomist

O jovem e ambicioso neurologista Walter Freeman popularizou na década dos anos trinta um procedimento chamado lobotomia, praticado pela primeira vez uns anos antes pelos portugueses Moniz e Lima. Freeman realizava uma agressiva cirurgia no cérebro, dando esperança aos doentes mentais e às suas famílias. O que começou como uma operação de último recurso, estendeu-se com rapidez e logo se tornou numa técnica utilizada em meia centena de manicómios, muitas vezes com resultados devastadores para o doente. Apenas uma década depois da sua surpreendente ascensão à fama, a opinião pública converteu Freeman num monstro e a lobotomia foi considerada uma das maiores barbaridades da medicina moderna. Através de entrevistas com historiadores, médicos e psiquiatras que trabalhavam com Freeman e dos testemunhos próximos de algumas das famílias desesperadas que procuravam a sua ajuda, este documentário revelará os segredos obscuros da lobotomia.

21 de Janeiro de 2008

Elenco de The Lobotomist