Uma conversa sobre o Expressionismo Alemão

2023

Uma conversa sobre o Expressionismo Alemão

Uma conversa realizada por André Sturm, curador do Belas Artes Grupo, e Léo Mendes, gerente de inteligência do grupo, aborda filmes como “O Gabinete do Dr. Caligari”, “A Morte Cansada”, “Nosferatu”, “As mãos de Orlac”, “A caixa de Pandora”, “Metrópolis”, “M o Vampiro de Dusseldorf” e “A última Gargalhada”. O Expressionismo floresceu no pós-Primeira Guerra Mundial, e se manifestou em diversas vertentes artísticas, como teatro e arquitetura, mas, provavelmente, sua forma mais famosa foi no cinema, com obras de cineastas como F. W. Murnau, Fritz Lang e Robert Wiene. A ideia do Expressionismo Alemão era buscar a representação do mundo por meio da subjetividade do artista, e como o momento histórico era soturno, o objetivo era revelar as angústias do ser humano. As obras comentadas são verdadeiros tesouros que inovaram para sempre a linguagem cinematográfica em diversos aspectos, e até hoje servem de referência para o cinema contemporâneo.

2023

Elenco de Uma conversa sobre o Expressionismo Alemão