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Acho que as irregularidades expressas nos comentários enriquecem a discussão política e sociológica. Me senti bastante contemplada pelos comentários de Olgária Matos a respeito da despolitização da política contemporânea que acompanha afetivamente o esvaziamento do debate político ao privilegiar o marketing e o jogo de competição em detrimento da precisão de discutir criticamente o que é relevante. Acredito que, nesse sentido, a urgência em manter a sobrevivência de partidos políticos prejudicando o objetivo fundador deste organismo político é um fato que atesta tal situação sugerida.
Achei muito pertinente a colocação da Márcia Tburi a respeito da simbologia das guerras e da morte para as sociedades indígenas; consideradas anárquicas, cada sociedade é homogênea por ser indivisa, por rejeição da divisão social, das hierarquias e das relações entre dominante e dominado; ou seja, o poder habita na unidade social e não em órgãos políticos, instituições.
A sua totalidade, por sua vez, se assenta no fato de ser 1 conjunto autônomo, completo. A guerra, para eles, não é um estado de violência que precisa ser controlado pelo Estado, como sugere Hobbes. A violência, distante da noção de caça determinada pela agressividade, é sua estrutura.
A fragmentação, cisão como tendência de todas essas sociedades é um efeito da guerra; pois cada comunidade emergente para ser pensada como unidade social exige a figura do inimigo, do estrangeiro, do outro e as contendas, dessa maneira, são fatos.
O primitivo é, por isso, o amálgama de guerra e trocas; ou seja, não se pode estabelecer a paz universal, pois ela comprometeria a liberdade que mora na totalidade autônoma e tampouco se pode viver em estado de guerra generalizada - Hobbes - pois esta comprometeria a sua igualdade inerente à unidade social sem divisões sociais (dominante x dominado). Isso foge, claramente, da lógica maniqueísta de "ou 8 ou 80" salientando o equilíbrio entre estes elementos heterogêneos ( a guerra e a troca).
Leandro Karnal traz à tona as contradições do Brasil, como por ex, o mito cordial representando uma certa ambiguidade do povo brasileiro que ao mesmo tempo que é 1 povo especial, externa o "complexo de coitadinho". A necessidade de guerra do brasileiro se esconde detrás desta máscara do homem cordial, sempre muito "receptivo" juntamente com a necessidade de "negociação" em todas as instâncias. Tal ausência de impessoalidade nos cargos públicos, a confusão do domínio do público com o domínio do privado são fatos que, segundo a visão weberiana de Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, impede que se estabeleça a dominação racional legal, um Estado Burocrático Ideal. Enfim, uma série riquíssima, cheia de detalhes, bastante densa.
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A subversão materializada em Lizzy, em pleno fim do século XVIII, é excitante; contexto no qual a mulher era - e continua a ser através de outros mecanismos - comercializada. O vociferar autoritário do patriarcado evidencia o cerceamento secular sofrido pelas mulheres dos direitos de livre exercício da espontaneidade e do auto governo. A noção de aproximar a propriedade e a mulher é bastante enfocada e explicita a famigerada objetificação dos nossos corpos.
Além disso, o filme também nos desperta para o elo existente entre o casamento monogâmico, a família patriarcal e a propriedade privada ligada à figura do homem expressando as relações sociais que estabelecem as bases da estrutura de uma sociedade machista.
Enfim, apesar de não romper com todos os padrões, Lizzy faz o suficiente para chocar os valores vigentes e evadir da esfera que a confina ao subornamento e padronização da condição de mulher.
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Filmow
O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!
Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)
Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
Boa sorte! :)* Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/
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Sávio
Está acta srta
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Anderson R. M. de Almeida
Bem-vinda aos amigos. :D
espelho da sociedade: poder > potência