Quem é fã do Renato Russo e da Legião Urbana pode até ter reconhecido peculiaridades do músico e da banda no longa, entretanto os atores e o diretor deixaram a desejar. A história é boa por si só, mas faltou técnica, o que fez com que o filme trouxesse uma boa pitada de amadorismo, percebido em cenas forçadas e um tanto quanto organizadas demais pra realidade. Com exceção da grande semelhança entre o ator Thiago Mendonça e Renato Russo (em sua juventude), faltou experiência a Mendonça na condução do personagem. Do mesmo modo não gostei da atuação de Marcos Breda, que faz o papel do pai de Renato, também em uma atuação bastante pobre. Todas as observações supramencionadas levam o público à inevitável comparação com o filme "Cazuza", onde há muito mais profissionalismo, tanto na parte técnica (direção) quanto no trabalho dos atores (Daniel Oliveira e Marieta Severo). No entanto o filme narra de uma forma clara uma parte da história das bandas de rock que saíram de Brasília naquele período, o que é interessante não só aos fãs da Legião, mas todos os que acompanham bandas como a Plebe Rude, Capital Inicial, Paralamas do sucesso, entre outras.
Viver é fácil com os olhos fechados é um filme com roteiro singelo e apaixonante. Os críticos diriam que está cheio de clichês, mas em minha visão a simplicidade do longa o eleva ao topo. Javier Cámara em todo seu carisma deixou a bela estória de um apaixonado por Beatles ainda mais cativante. Cabe lembrar também da lindíssima fotografia, quente e ensolarada da Espanha nos anos 60, está de parabéns.
Há muito a dizer sobre Whiplash, felizmente uma gama de bons comentários a serem feitos. Começando pela atuação de Miles Teller, que artista magnífico, o longa tem um roteiro intenso (comparável ao "Cisne Negro"), que muito dependeu do trabalho de Miles, um jovem que eu nem ao menos conhecia, porém a partir de então ficarei de olhos bem abertos a observar sua ascensão. J.K Simmons também está incrível como o carrasco da trama. O filme é mágico pela intensidade, as atuações e o clima do Jazz, que definitivamente atrai o público. Em minha opinião levaria o Oscar de melhor filme, melhor roteiro, melhor ator principal e coadjuvante. Assisti uma vez e certamente verei de novo, pois se tornou um de meus longas favoritos. Há também que se mencionar a perfeição da trilha sonora, que é composta por canções de jazz emocionantes.
Minha aceitação à proposta de assistir esse filme dependeu apenas de um nome. David Fincher. No momento em que ouvi o nome do diretor eu sinceramente não quis nem saber da história, Fincher é pra mim um dos nomes mais fortes entre os diretores que seguem trabalhando, seu trabalho é reconhecido de longe, vide Vidas em jogo, Seven, Clube da Luta, Zodíaco, dentre tantas obras impecáveis executadas pelo diretor. Pois bem, Garota exemplar é mais uma pintura do mundo do suspense. Ben Affleck e Rosamund Pike fizeram juntos o telespectador se agarrar ao sofá com os olhos arregalados do começo ao fim do filme. Esse é mais um que pretendo possuir em minha filmoteca na seção David Fincher. Recomendo.
Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância é uma verdadeira obra de arte. Direção maravilhosa, fotografia fenomenal e um roteiro totalmente paradoxal, estigmatizando medalhões Hollywoodianos. Birdman é um longa que leva horas para ser digerido, e como isso é bom, um filme indicado ao Oscar com méritos.
Que belo trabalho de Dan Gilroy, diretor que ainda não conhecia, mas já passei a gostar. Todavia o foco dos comentários sobre o filme é indubitavelmente ele, Jake Gyllenhaal, em minha opinião é um dos atores que mais vem crescendo e se consagrando nas telonas, talvez isso se deva às suas escolhas, os longas em que trabalha são em sua maioria obras de arte do cinema, o conheci em Donnie Darko e aqui estamos, tanto tempo depois Jake segue se transformando, se consolidando. Que atuação grandiosa, digna de indicação ao Oscar.
Um elenco com nomes como Milhem Cortaz, Leandra Leal, Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré não poderia resultar em algo diferente. Sucesso! Eis aqui mais um longa nacional nos trazendo orgulho de nossa indústria cinematográfica. Recomendo.
Fantástico! Não por acaso o longa ainda é aclamado no cenário mundial. Não há muito o que se falar sobre O silêncio dos inocentes, as críticas e premiações falam por si só, todavia injusto seria não destacar Anthony Hopkins pela atuação que o consagrou definitivamente como ator, assim como Jodie Foster, Deusa já reconhecida por trabalhos como Taxi Driver, de Scorsese. Os dois artistas fizeram o mundo parar para vê-los em O silencio dos inocentes. Cabe também mencionar Jonathan Demme, o cara que colocou o telespectador na pele da agente do FBI, Clarice Starling. O diretor foi capaz de transportar a todos os que viram o filme pra dentro da história, fazendo com que sensações como angústia, medo e posteriormente alívio sejam despertadas em nós. Para concluir o breve resumo sobre o sucesso deste clássico, basta o anúncio de que o longa foi escolhido para ser preservado no National Film Registry, tamanha sua importância para o cinema mundial.
Finalmente consegui terminar a trilogia, e nesse momento posso afirmar com propriedade que essa é a melhor de todos os tempos, prova cabal disto são as premiações e a aclamação da crítica. Confesso que gostei mais do primeiro filme por motivos pessoais, como por exemplo a atuação de Marlon Brando, todavia os filmes da sequência não deixam nada a desejar em relação ao primeiro, Al Pacino é brilhante e certamente se consagrou com o papel, os roteiros são executados com excelência na direção de Francis Ford Coppola, e até o fato de Sofia Coppola ganhar o papel da filha de Michael no último filme (me deixou meio preocupado no começo), entretanto a bela moça o fez muito bem. Uma trilogia incrível, sem complementos e sem críticas negativas a serem tecidas. Poderia ficar aqui comentando cenas e diálogos intensos por horas, mas prefiro evitar o spoiler e deixar o público se emocionar com essa obra de arte.
Tim Maia é mais que um longa metragem, e Mauro Lima soube mostrar isso como um verdadeiro mestre. O filme é impecável em relação a produção, direção, fotografia, e quanto as atuações temos um gigante Babu Santana arrebentando com tudo, assim como o talentoso Robson Nunes e a brilhante Alinne Moraes, que está esplêndida. O longa é uma aula que vai além da vida do cantor, é um retrato fidelíssimo de Tim, é uma aula de Soul, Funk, Jazz, música negra, música boa! O clima do gueto em todas as suas fascinantes passagens nos deixa com inveja desse grande artista que foi Sebastião Rodrigues Maia, um gênio da música brasileira, dono de suas convicções e ideologias. E está nos cinemas, confere lá. Salve, Tim!
Um filme leve, com um enredo bastante esclarecido. Trata-se de encontrar a felicidade em fazer o que ama. Um longa regado de boa trilha sonora, ótimas atuações e muita comida. Deu fome o filme inteiro!
Um filme sobre violência, que aliás encontra-se entre os melhores do ramo na minha opinião. Bronson foi baseado em fatos reais e muito bem dirigido. Tom Hardy está fantástico com uma atuação memorável que dá ainda mais impacto ao personagem Charles Bronson. Esse vai para minha prateleira "violence", juntando-se a Laranja Mecânica e Violência Gratuita. Recomendo.
Mais um belo trabalho do cinema nacional. Fiquei fascinado com a maneira como a passagem do tempo é demonstrada no longa. Outro ponto positivo é a complexidade de cada personagem, o que torna o filme ainda mais rico. Recomendo.
Um filme rico em questionamentos filosóficos, com um enredo muito interessante, todavia não se pode dizer o mesmo acerca da execução. Achei que o longa foi atropelado e que precisava desenvolver-se mais. Mas ainda é um bom filme!
Excelente! Afonso Poyart em sua estréia como diretor crava um marco na história do "novo cinema" nacional. Uma produção fantástica, digna de comparações com as caríssimas superproduções americanas, o diretor e os produtores merecem respeito pela execução de uma ideia fantástica. Quanto ao roteiro não vejo necessidade de tecer muitos comentários, bastando mencionar as boas reviravoltas de todo bom suspense, e as excelentes atuações de gigantes como Alessandra Negrini, Caco Ciocler e Fernando Alves Pinto. Recomendo.
Muito mais que uma animação em stop motion, a sensibilidade torna o filme cativante, tocante. Sem dúvida uma das melhores animações que já vi, é indescritível como os assuntos abordados nos diálogos entre Mary e Max elevam o filme até a mais alta escala das emoções, um longa-metragem recheado de uma depressão fruto das vidas monótonas de dois personagens que se encaixam perfeitamente em razão do acaso.
Excelente longa. Atuação memorável de Rodrigo Santoro e Aline Moraes. A biografia de Heleno de Freitas foi maravilhosamente bem interpretada no filme, aliás penso que todo jogador de futebol profissional deveria assistir. Uma história linda de mais um grande craque do futebol brasileiro.
Um filme de Selton Mello, obviamente já atrai a atenção do público por antecipação, a boa é que depois do "play" as coisas continuam caminhando em direção ao sucesso. Darlene Glória está incrível, em minha opinião a personagem mais rica e peculiar do filme. Não posso deixar de mencionar Leonardo Medeiros, o protagonista do longa, que assim como Darlene é merecedor de aplausos pela atuação. Outro ponto forte de "Feliz Natal" é a forma como as cenas são filmadas, dando vida aos sentimentos dos personagens, muitas vezes os olhos são o foco da filmagem, eu adorei.
Bom filme, com boas atuações, bom elenco e principalmente um bom roteiro, que permite que o longa cumpra seu papel: mostrar o contexto histórico das facções criminosas no brasil.
Belíssimo drama, talvez o melhor nesta temática. Com certeza digno de um palma de ouro em Cannes, o longa conta com atuações simplesmente impecáveis em um roteiro de muita intensidade e sutileza. Um filme regado de detalhes que o enriquece, é notável que a conquista em Cannes se deve ao quesito mais cobrado pelos críticos, a verdade. Li em uma entrevista do diretor que ele não se considera um defensor de causa, mas um diretor de cinema, daqueles que visa o tempo todo mostrar a cena como ela realmente é, e é isso o que ocorre na obra. Outro ponto interessante do longa é a forma como a realidade homossexual se dá, deixando claro que acima de tudo é uma relação humana, regada a amor, ciúmes, alegrias compartilhadas, como qualquer tipo relacionamento, uma obra concebida para derrubar qualquer tipo de preconceito.
Suspense dos bons, daqueles que prende sua atenção do começo ao fim, nos remete aos clássicos de David Fincher, mesclado com o também colossal "Sobre meninos e lobos" do Clint.
Leviatã
3.8 299 Assista AgoraLeviatã é poesia dramática acerca das relações entre indivíduo e autoridades, sejam estas últimas de qualquer espécie. Uma verdadeira obra de arte.
Somos Tão Jovens
3.3 2,0KQuem é fã do Renato Russo e da Legião Urbana pode até ter reconhecido peculiaridades do músico e da banda no longa, entretanto os atores e o diretor deixaram a desejar. A história é boa por si só, mas faltou técnica, o que fez com que o filme trouxesse uma boa pitada de amadorismo, percebido em cenas forçadas e um tanto quanto organizadas demais pra realidade. Com exceção da grande semelhança entre o ator Thiago Mendonça e Renato Russo (em sua juventude), faltou experiência a Mendonça na condução do personagem. Do mesmo modo não gostei da atuação de Marcos Breda, que faz o papel do pai de Renato, também em uma atuação bastante pobre. Todas as observações supramencionadas levam o público à inevitável comparação com o filme "Cazuza", onde há muito mais profissionalismo, tanto na parte técnica (direção) quanto no trabalho dos atores (Daniel Oliveira e Marieta Severo). No entanto o filme narra de uma forma clara uma parte da história das bandas de rock que saíram de Brasília naquele período, o que é interessante não só aos fãs da Legião, mas todos os que acompanham bandas como a Plebe Rude, Capital Inicial, Paralamas do sucesso, entre outras.
Viver é Fácil Com os Olhos Fechados
3.8 102 Assista AgoraViver é fácil com os olhos fechados é um filme com roteiro singelo e apaixonante. Os críticos diriam que está cheio de clichês, mas em minha visão a simplicidade do longa o eleva ao topo. Javier Cámara em todo seu carisma deixou a bela estória de um apaixonado por Beatles ainda mais cativante. Cabe lembrar também da lindíssima fotografia, quente e ensolarada da Espanha nos anos 60, está de parabéns.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraHá muito a dizer sobre Whiplash, felizmente uma gama de bons comentários a serem feitos. Começando pela atuação de Miles Teller, que artista magnífico, o longa tem um roteiro intenso (comparável ao "Cisne Negro"), que muito dependeu do trabalho de Miles, um jovem que eu nem ao menos conhecia, porém a partir de então ficarei de olhos bem abertos a observar sua ascensão. J.K Simmons também está incrível como o carrasco da trama. O filme é mágico pela intensidade, as atuações e o clima do Jazz, que definitivamente atrai o público.
Em minha opinião levaria o Oscar de melhor filme, melhor roteiro, melhor ator principal e coadjuvante. Assisti uma vez e certamente verei de novo, pois se tornou um de meus longas favoritos. Há também que se mencionar a perfeição da trilha sonora, que é composta por canções de jazz emocionantes.
Garota Exemplar
4.2 5,0K Assista AgoraMinha aceitação à proposta de assistir esse filme dependeu apenas de um nome. David Fincher. No momento em que ouvi o nome do diretor eu sinceramente não quis nem saber da história, Fincher é pra mim um dos nomes mais fortes entre os diretores que seguem trabalhando, seu trabalho é reconhecido de longe, vide Vidas em jogo, Seven, Clube da Luta, Zodíaco, dentre tantas obras impecáveis executadas pelo diretor. Pois bem, Garota exemplar é mais uma pintura do mundo do suspense. Ben Affleck e Rosamund Pike fizeram juntos o telespectador se agarrar ao sofá com os olhos arregalados do começo ao fim do filme. Esse é mais um que pretendo possuir em minha filmoteca na seção David Fincher. Recomendo.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraBirdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância é uma verdadeira obra de arte. Direção maravilhosa, fotografia fenomenal e um roteiro totalmente paradoxal, estigmatizando medalhões Hollywoodianos. Birdman é um longa que leva horas para ser digerido, e como isso é bom, um filme indicado ao Oscar com méritos.
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraQue belo trabalho de Dan Gilroy, diretor que ainda não conhecia, mas já passei a gostar. Todavia o foco dos comentários sobre o filme é indubitavelmente ele, Jake Gyllenhaal, em minha opinião é um dos atores que mais vem crescendo e se consagrando nas telonas, talvez isso se deva às suas escolhas, os longas em que trabalha são em sua maioria obras de arte do cinema, o conheci em Donnie Darko e aqui estamos, tanto tempo depois Jake segue se transformando, se consolidando. Que atuação grandiosa, digna de indicação ao Oscar.
O Lobo Atrás da Porta
4.0 1,3K Assista AgoraUm elenco com nomes como Milhem Cortaz, Leandra Leal, Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré não poderia resultar em algo diferente. Sucesso!
Eis aqui mais um longa nacional nos trazendo orgulho de nossa indústria cinematográfica. Recomendo.
O Silêncio dos Inocentes
4.4 2,8K Assista AgoraFantástico! Não por acaso o longa ainda é aclamado no cenário mundial. Não há muito o que se falar sobre O silêncio dos inocentes, as críticas e premiações falam por si só, todavia injusto seria não destacar Anthony Hopkins pela atuação que o consagrou definitivamente como ator, assim como Jodie Foster, Deusa já reconhecida por trabalhos como Taxi Driver, de Scorsese. Os dois artistas fizeram o mundo parar para vê-los em O silencio dos inocentes.
Cabe também mencionar Jonathan Demme, o cara que colocou o telespectador na pele da agente do FBI, Clarice Starling. O diretor foi capaz de transportar a todos os que viram o filme pra dentro da história, fazendo com que sensações como angústia, medo e posteriormente alívio sejam despertadas em nós.
Para concluir o breve resumo sobre o sucesso deste clássico, basta o anúncio de que o longa foi escolhido para ser preservado no National Film Registry, tamanha sua importância para o cinema mundial.
O Poderoso Chefão: Parte III
4.2 1,1K Assista AgoraFinalmente consegui terminar a trilogia, e nesse momento posso afirmar com propriedade que essa é a melhor de todos os tempos, prova cabal disto são as premiações e a aclamação da crítica.
Confesso que gostei mais do primeiro filme por motivos pessoais, como por exemplo a atuação de Marlon Brando, todavia os filmes da sequência não deixam nada a desejar em relação ao primeiro, Al Pacino é brilhante e certamente se consagrou com o papel, os roteiros são executados com excelência na direção de Francis Ford Coppola, e até o fato de Sofia Coppola ganhar o papel da filha de Michael no último filme (me deixou meio preocupado no começo), entretanto a bela moça o fez muito bem.
Uma trilogia incrível, sem complementos e sem críticas negativas a serem tecidas.
Poderia ficar aqui comentando cenas e diálogos intensos por horas, mas prefiro evitar o spoiler e deixar o público se emocionar com essa obra de arte.
Tim Maia - Não Há Nada Igual
3.6 593 Assista AgoraTim Maia é mais que um longa metragem, e Mauro Lima soube mostrar isso como um verdadeiro mestre. O filme é impecável em relação a produção, direção, fotografia, e quanto as atuações temos um gigante Babu Santana arrebentando com tudo, assim como o talentoso Robson Nunes e a brilhante Alinne Moraes, que está esplêndida.
O longa é uma aula que vai além da vida do cantor, é um retrato fidelíssimo de Tim, é uma aula de Soul, Funk, Jazz, música negra, música boa! O clima do gueto em todas as suas fascinantes passagens nos deixa com inveja desse grande artista que foi Sebastião Rodrigues Maia, um gênio da música brasileira, dono de suas convicções e ideologias. E está nos cinemas, confere lá. Salve, Tim!
Chef
3.7 784 Assista AgoraUm filme leve, com um enredo bastante esclarecido. Trata-se de encontrar a felicidade em fazer o que ama. Um longa regado de boa trilha sonora, ótimas atuações e muita comida. Deu fome o filme inteiro!
Bronson
3.8 426Um filme sobre violência, que aliás encontra-se entre os melhores do ramo na minha opinião. Bronson foi baseado em fatos reais e muito bem dirigido.
Tom Hardy está fantástico com uma atuação memorável que dá ainda mais impacto ao personagem Charles Bronson.
Esse vai para minha prateleira "violence", juntando-se a Laranja Mecânica e Violência Gratuita. Recomendo.
Entre Nós
3.6 619 Assista AgoraMais um belo trabalho do cinema nacional. Fiquei fascinado com a maneira como a passagem do tempo é demonstrada no longa. Outro ponto positivo é a complexidade de cada personagem, o que torna o filme ainda mais rico.
Recomendo.
Violação de Privacidade
3.1 162 Assista AgoraUm filme rico em questionamentos filosóficos, com um enredo muito interessante, todavia não se pode dizer o mesmo acerca da execução.
Achei que o longa foi atropelado e que precisava desenvolver-se mais. Mas ainda é um bom filme!
2 Coelhos
4.0 2,7K Assista AgoraExcelente!
Afonso Poyart em sua estréia como diretor crava um marco na história do "novo cinema" nacional.
Uma produção fantástica, digna de comparações com as caríssimas superproduções americanas, o diretor e os produtores merecem respeito pela execução de uma ideia fantástica.
Quanto ao roteiro não vejo necessidade de tecer muitos comentários, bastando mencionar as boas reviravoltas de todo bom suspense, e as excelentes atuações de gigantes como Alessandra Negrini, Caco Ciocler e Fernando Alves Pinto.
Recomendo.
Mary e Max: Uma Amizade Diferente
4.5 2,4KMuito mais que uma animação em stop motion, a sensibilidade torna o filme cativante, tocante.
Sem dúvida uma das melhores animações que já vi, é indescritível como os assuntos abordados nos diálogos entre Mary e Max elevam o filme até a mais alta escala das emoções, um longa-metragem recheado de uma depressão fruto das vidas monótonas de dois personagens que se encaixam perfeitamente em razão do acaso.
Heleno
3.6 431 Assista AgoraExcelente longa. Atuação memorável de Rodrigo Santoro e Aline Moraes. A biografia de Heleno de Freitas foi maravilhosamente bem interpretada no filme, aliás penso que todo jogador de futebol profissional deveria assistir. Uma história linda de mais um grande craque do futebol brasileiro.
Feliz Natal
3.4 143Um filme de Selton Mello, obviamente já atrai a atenção do público por antecipação, a boa é que depois do "play" as coisas continuam caminhando em direção ao sucesso. Darlene Glória está incrível, em minha opinião a personagem mais rica e peculiar do filme. Não posso deixar de mencionar Leonardo Medeiros, o protagonista do longa, que assim como Darlene é merecedor de aplausos pela atuação.
Outro ponto forte de "Feliz Natal" é a forma como as cenas são filmadas, dando vida aos sentimentos dos personagens, muitas vezes os olhos são o foco da filmagem, eu adorei.
400 Contra 1: Uma História do Crime Organizado
2.9 312Bom filme, com boas atuações, bom elenco e principalmente um bom roteiro, que permite que o longa cumpra seu papel: mostrar o contexto histórico das facções criminosas no brasil.
A Onda
4.2 1,9KMuito bom! O retrato de um sistema fascista, pintado e vivido numa perspectiva alucinante.
Azul é a Cor Mais Quente
3.7 4,3K Assista AgoraBelíssimo drama, talvez o melhor nesta temática. Com certeza digno de um palma de ouro em Cannes, o longa conta com atuações simplesmente impecáveis em um roteiro de muita intensidade e sutileza. Um filme regado de detalhes que o enriquece, é notável que a conquista em Cannes se deve ao quesito mais cobrado pelos críticos, a verdade. Li em uma entrevista do diretor que ele não se considera um defensor de causa, mas um diretor de cinema, daqueles que visa o tempo todo mostrar a cena como ela realmente é, e é isso o que ocorre na obra.
Outro ponto interessante do longa é a forma como a realidade homossexual se dá, deixando claro que acima de tudo é uma relação humana, regada a amor, ciúmes, alegrias compartilhadas, como qualquer tipo relacionamento, uma obra concebida para derrubar qualquer tipo de preconceito.
O Ajudante de Satã
2.5 80Trash divertidíssimo. Garantia de boas risadas em uma trama cheia de tosquices.
Os Suspeitos
4.1 2,7K Assista AgoraSuspense dos bons, daqueles que prende sua atenção do começo ao fim, nos remete aos clássicos de David Fincher, mesclado com o também colossal "Sobre meninos e lobos" do Clint.