nada de alguém aparecer na última hora e salvar uma vida
. No filme todos os personagens tem que batalhar para fugir das mãos do velho cego, e isso somado à boa utilização de silêncios e coisas simples como a total ausência de luz faz desse um filme no mínimo interessante. Talvez tenha gostado mais ainda por ter acabado de ver Lights Out, um filme exatamente no oposto, cheio de tudo aquilo que os filmes de terror já cansaram de fazer ao longo dos anos
Fazia tempo que um filme não me deixava tão mal assim... Acho que por ter representado tudo de forma tão crível e por todos os extremos serem plausíveis, o filme me atingiu. Fora isso, é um belo filme que eu leio como uma das melhores metáforas sobre os absurdos cometidos pelos nazi fascistas no contexto da segunda guerra mundial. Pesado, difícil de absorver assim como foi a guerra, mas necessário para qualquer cinéfilo, para fugir da guerra romanceada em tantos filmes de hollywood.
Uma das raras vezes que peguei um filme aleatório na Netflix pra ver, pela sinopse... Eu esperava uma trama densa e profunda de auto conhecimento do personagem principal, mas ao invés disso recebi um filme de sessão da tarde que foca num pai/avô tentando reconquistar a família com dinheiro (o qual ele conseguiu se vendendo aliás) O filme tem seus pontos positivos, como o momento em que Danny recebe a carta de Lennon, então tudo fica silencioso e Imagine começa a tocar, enquanto a câmera faz um movimento de push back para aquela realidade em que estava vivendo. Entretanto depois disso a música, apesar de parecer bem utilizada já que as letras se encaixavam nos momentos que haviam acontecido, chega a ser irritante para quem está prestando atenção nela. A trilha com praticamente só beatles (compreensível) desaparece completamente durante os eventos de grandes sequências e só volta nas alturas quando aquele quase segmento acaba, quase como que falando "olha só que legal, tem uma música pra isso que você acabou de ver!"
Pessoalmente, o filme seria muuito melhor se tivesse acabado depois que ele amarelou e tocou seu hit ao invés da música autoral e com sentimento, cheirado e bêbado, desgraçado para a família. Mas o diretor não teve essa coragem e manteve o espírito de sessão da tarde com a redenção mesmo que aos poucos de Danny.. Nem mesmo a doença adicionada ao filho pra tentar dar uma complexidade a mais ao roteiro foi levada a sério, para dar um pouco mais de profundidade ao filme, já que presumivelmente o filho vive.
Maas enfim, eu sou chato com cinema mesmo, e sempre espero o pior, acho que é minha carga cinematográfica... Mas é um filme ok pra descansar a cabeça numa sessão da tarde.
Um filmaço como só Villeneuve conseguiria fazer. Quando alguém fala "filme de alienígena" você nunca pensa em algo como é A Chegada, porque esse filme vai muito além disso.
Não usa dos milhões de clichés como aliens humanoides, ou quase puramente instintivos que retaliam qualquer hostilidade por parte dos humanos. Ou mesmo o cliché de atirar primeiro e perguntar depois. Pudemos ver que em grande parte do filme as nações tentam resolver tudo racionalmente, conversando umas com as outras... E isso é que faz o filme ser bom, pq em vários momentos o espectador acha que pra variar alguém vai fazer uma merda, e os aliens vão começar uma guerra.. Mas quando um humano faz essa merda, os aliens não só mantém a comunicação pacífica, mas protegem seus interlocutores (que cena fantástica a da explosão na Concha!) Enfim, muito além dos filmes de ação que não conseguem passar disso, que envolvem contatos com outras formas de vida, Villeneuve faz não só uma ficção científica maravilhosa, envolvendo toda a questão da linguagem, e mais legal ainda, da viagem no tempo! - aliás, apesar de serem chamados de aliens o tempo todo, deixo aberta a possibilidade de eles serem terrestres, a evolução de algo que já existe, nesses 3000 anos.. who knows
É por essas e outras que ele vai ser um puuta diretor pra sequência de Blade Runner! Se está conhecendo ele agora, pega os outros dele pra ver, que são tão bons quanto esse hahaha
Gostei das ironias como o nome Felix de um garoto que durante todo o filme poucas vezes é feliz, ou o fato de um salva vidas matar uma criança.. Mas faltou..
Em alguns momentos senti que o diretor queria puxar para algo meio kubrickiano, mas não conseguiu Enfim, um filme interessante, mas meio sem sal..
A cena em que eles saem de uma sessão de Juventude Transviada e vão para o mesmo observatório do filme (isso já é ótimo) onde finalmente se beijam e então tem toda uma sequência de dança flutuante é linda!! Foi a melhor metáfora visual de um beijo que eu já vi no cinema! Toda aquela conversa de se sentir nas nuvens quando se beija alguém, besteira, eles se sentiram nas estrelas!
Que filme. Que homenagem. Fazia tempo que eu não via um filme de tão sucesso e tão comentado ser tão bonito e com tantos detalhes incríveis. É um filme palatável para o grande público e é espetacular para os cinéfilos, com muuitas referências aos filmes da era de ouro de Hollywood, com os musicais e as danças, com os sapateados, Fred Astaire e Ginger Rogers. Conheci o diretor com Whiplash e adorei, vendo o potencial. Com esse longa vemos que realmente, o cara vai longe. Que fotografia, que segurança com a câmera, que direção. Sem falar no mise-en-scene! Tive que ficar com os olhos abertos para cada detalhe que ele colocava nas belas imagens que deixavam a história mais rica. Ah e que trilha sonora!!!
Mas muitos detalhes chamaram minha atenção, como o celular quebrado - claro que está quebrado, todo mundo deixa cair e não tem grana pra consertar! - da Mia no café no início do filme.. Ou então o fato de que Sebastian pretendia pedir ela em casamento na casa noturna onde o seu "amigo" do passado aparece, quando eles estão indo em direção a mesa e ele meio tropeça, derruba um anel na mesa e em segundos já o pega, e não tem chance de tocar no assunto depois..
Enfim, agora finalmente entendo todo o alvoroço em volta desse filme! Eu amo muito o Woody Allen mas o Chazelle aqui fez uma homenagem muito melhor ao cinema hollywoodiano do que ele em Café Society (pronto falei kkkkkk)
Que fotografia!! Achei muito bom terem mostrado um dos muitos Brasis filmando na fronteira com o Uruguai, e consegui entender a lentidão dele frente à lentidão da vida das pessoas daquela vila. Bem legal!
To vendo um pessoal falando que não quer ver e tudo.. Vi um tempo atrás na Mostra de Cinema de sp e galera, vejam. E principalmente, falem sobre depois, pq esse filme rende uma discussão muuuito boa! Recomendadissimo por isso, e por outras coisas como ter uma bela fotografia e boa direção, além das atuações!
Descobri esse filme por acaso e demorei pra ver. O que acabou sendo bom pois eu tinha uma versão de dvd em má qualidade, e depois acabei vendo em 1080p, o que foi essencial em um longa com uma fotografia dessas.. Conheci Bertolucci com Os Sonhadores, um dos meus preferidos até hoje, e esse é o segundo que vejo dele, e se mostrou um filmaço! Se continuar assim, vou ser obrigado a ver toda a filmografia hahaha
Filmaço!! Não via nada parecido desde Segredo de seus Olhos! Que roteiro, que atuações, que direção, que fotografia... Denis Villeneuve ganha mais meu respeito a cada filme que eu vejo
Durante todo o filme, a imagem do boi acompanha a vida dos personagens principais. Seja no cotidiano deles no trabalho, seja enquanto comem, enquanto viajam (junto aos animais), enquanto transam, enquanto dançam à músicas relacionadas com a cultura das vaquejadas... E mesmo assim o personagem principal sonha com o mundo da moda e vai atrás do que gosta, buscando elementos disso onde a primeira vista não existiriam, e construindo seu sonho.
[/spoiler] Na cena em que ele e a grávida fazem sexo na fábrica de roupas, essa essência do boi que está enraizada na cultura e na mentalidade do vaqueiro vai com ele, e no ato sexual os dois mundos parecem se unir por um momento, enquanto no ótimo trabalho de fotografia a posição dos dois nos faz lembrar a cabeça de um boi. [spoiler]
Simples, sem ter uma narrativa tradicional de começo, meio e fim e com um bom ritmo, o filme transporta o espectador para o nordeste atual, sem ser pedante, nem exaltando o que está presente ali. Só nos mostra a vida e as características de pessoas comuns, com sonhos, esperanças, e que enquanto eles não chegam, correm atrás ao mesmo tempo que continuam com suas vidas, como qualquer um.
Está tudo ali: roteiro fechado e bem escrito, boas atuações (destaque para Irandhir, claro haha), fotografia genial e a trilha sonora, tanto das músicas quanto do tema com a sanfona, muito boa! Inicialmente achei que pudesse ser arrastado, e se fosse eu entenderia, pelo tema, pelo cansaço, pelo calor.. Mas acabou sendo dinâmico, talvez pela conversa entre as três histórias principais. No final das contas, a realização mandou muito bem.
É uma daquelas pérolas do cinema nacional que deve ser visto pelo mundo todo, mas que infelizmente muito brasileiro nem conhece. Filmaço.
O Homem nas Trevas
3.7 1,9K Assista AgoraCorajoso. Fazia tempo que não via um filme do estilo romper com os clichés e entregar aquilo que um espectador um pouquinho mais maturado quer:
nada de alguém aparecer na última hora e salvar uma vida
Talvez tenha gostado mais ainda por ter acabado de ver Lights Out, um filme exatamente no oposto, cheio de tudo aquilo que os filmes de terror já cansaram de fazer ao longo dos anos
Salò, ou os 120 Dias de Sodoma
3.2 1,0KFazia tempo que um filme não me deixava tão mal assim... Acho que por ter representado tudo de forma tão crível e por todos os extremos serem plausíveis, o filme me atingiu.
Fora isso, é um belo filme que eu leio como uma das melhores metáforas sobre os absurdos cometidos pelos nazi fascistas no contexto da segunda guerra mundial. Pesado, difícil de absorver assim como foi a guerra, mas necessário para qualquer cinéfilo, para fugir da guerra romanceada em tantos filmes de hollywood.
Quando as Luzes se Apagam
3.1 1,1K Assista Agoracadê o filme do pelé
Não Olhe Para Trás
3.7 210 Assista AgoraUma das raras vezes que peguei um filme aleatório na Netflix pra ver, pela sinopse... Eu esperava uma trama densa e profunda de auto conhecimento do personagem principal, mas ao invés disso recebi um filme de sessão da tarde que foca num pai/avô tentando reconquistar a família com dinheiro (o qual ele conseguiu se vendendo aliás)
O filme tem seus pontos positivos, como o momento em que Danny recebe a carta de Lennon, então tudo fica silencioso e Imagine começa a tocar, enquanto a câmera faz um movimento de push back para aquela realidade em que estava vivendo. Entretanto depois disso a música, apesar de parecer bem utilizada já que as letras se encaixavam nos momentos que haviam acontecido, chega a ser irritante para quem está prestando atenção nela. A trilha com praticamente só beatles (compreensível) desaparece completamente durante os eventos de grandes sequências e só volta nas alturas quando aquele quase segmento acaba, quase como que falando "olha só que legal, tem uma música pra isso que você acabou de ver!"
Pessoalmente, o filme seria muuito melhor se tivesse acabado depois que ele amarelou e tocou seu hit ao invés da música autoral e com sentimento, cheirado e bêbado, desgraçado para a família. Mas o diretor não teve essa coragem e manteve o espírito de sessão da tarde com a redenção mesmo que aos poucos de Danny.. Nem mesmo a doença adicionada ao filho pra tentar dar uma complexidade a mais ao roteiro foi levada a sério, para dar um pouco mais de profundidade ao filme, já que presumivelmente o filho vive.
Maas enfim, eu sou chato com cinema mesmo, e sempre espero o pior, acho que é minha carga cinematográfica... Mas é um filme ok pra descansar a cabeça numa sessão da tarde.
Ela
4.2 5,8K Assista AgoraCada vez que eu revejo quero dar mais estrelas... Filmaço!
Depois de Lúcia
3.8 1,1KVi logo depois de ter visto filmes como Ninfomaníaca e Animais Noturnos... Esse não perde em nada, no quesito ser pesado, pros outros
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraUm filmaço como só Villeneuve conseguiria fazer. Quando alguém fala "filme de alienígena" você nunca pensa em algo como é A Chegada, porque esse filme vai muito além disso.
Não usa dos milhões de clichés como aliens humanoides, ou quase puramente instintivos que retaliam qualquer hostilidade por parte dos humanos. Ou mesmo o cliché de atirar primeiro e perguntar depois. Pudemos ver que em grande parte do filme as nações tentam resolver tudo racionalmente, conversando umas com as outras... E isso é que faz o filme ser bom, pq em vários momentos o espectador acha que pra variar alguém vai fazer uma merda, e os aliens vão começar uma guerra.. Mas quando um humano faz essa merda, os aliens não só mantém a comunicação pacífica, mas protegem seus interlocutores (que cena fantástica a da explosão na Concha!)
Enfim, muito além dos filmes de ação que não conseguem passar disso, que envolvem contatos com outras formas de vida, Villeneuve faz não só uma ficção científica maravilhosa, envolvendo toda a questão da linguagem, e mais legal ainda, da viagem no tempo! - aliás, apesar de serem chamados de aliens o tempo todo, deixo aberta a possibilidade de eles serem terrestres, a evolução de algo que já existe, nesses 3000 anos.. who knows
É por essas e outras que ele vai ser um puuta diretor pra sequência de Blade Runner! Se está conhecendo ele agora, pega os outros dele pra ver, que são tão bons quanto esse hahaha
La La Land: Cantando Estações
4.1 3,6K Assista AgoraQue direção do Chazelle! Cena lado a lado com bastidores de um dos melhores movimentos de câmera: https://www.youtube.com/watch?v=CpFJ8ipxkcw
Demônios
3.3 29Gostei das ironias como o nome Felix de um garoto que durante todo o filme poucas vezes é feliz, ou o fato de um salva vidas matar uma criança.. Mas faltou..
Enfim, um filme interessante, mas meio sem sal..
As cenas da conversa do Felix com a irmã seguida da dança e das crianças brincando no banheiro salvam um pouco
La La Land: Cantando Estações
4.1 3,6K Assista Agora(tem tanta coisa que quero falar sobre esse filme, desculpa)
A cena em que eles saem de uma sessão de Juventude Transviada e vão para o mesmo observatório do filme (isso já é ótimo) onde finalmente se beijam e então tem toda uma sequência de dança flutuante é linda!! Foi a melhor metáfora visual de um beijo que eu já vi no cinema! Toda aquela conversa de se sentir nas nuvens quando se beija alguém, besteira, eles se sentiram nas estrelas!
La La Land: Cantando Estações
4.1 3,6K Assista AgoraQue filme. Que homenagem. Fazia tempo que eu não via um filme de tão sucesso e tão comentado ser tão bonito e com tantos detalhes incríveis. É um filme palatável para o grande público e é espetacular para os cinéfilos, com muuitas referências aos filmes da era de ouro de Hollywood, com os musicais e as danças, com os sapateados, Fred Astaire e Ginger Rogers.
Conheci o diretor com Whiplash e adorei, vendo o potencial. Com esse longa vemos que realmente, o cara vai longe. Que fotografia, que segurança com a câmera, que direção. Sem falar no mise-en-scene! Tive que ficar com os olhos abertos para cada detalhe que ele colocava nas belas imagens que deixavam a história mais rica.
Ah e que trilha sonora!!!
Mas muitos detalhes chamaram minha atenção, como o celular quebrado - claro que está quebrado, todo mundo deixa cair e não tem grana pra consertar! - da Mia no café no início do filme.. Ou então o fato de que Sebastian pretendia pedir ela em casamento na casa noturna onde o seu "amigo" do passado aparece, quando eles estão indo em direção a mesa e ele meio tropeça, derruba um anel na mesa e em segundos já o pega, e não tem chance de tocar no assunto depois..
Enfim, agora finalmente entendo todo o alvoroço em volta desse filme! Eu amo muito o Woody Allen mas o Chazelle aqui fez uma homenagem muito melhor ao cinema hollywoodiano do que ele em Café Society (pronto falei kkkkkk)
Deusa
3.5 1Que fotografia e que metáforas lindas!
O Chá do General
4.4 2Que curta lindo!!! E o Tony Lee é a simpatia em pessoa hahaha
Mulher do Pai
3.2 22Que fotografia!!
Achei muito bom terem mostrado um dos muitos Brasis filmando na fronteira com o Uruguai, e consegui entender a lentidão dele frente à lentidão da vida das pessoas daquela vila. Bem legal!
Ralé
3.1 12Eu não consigo dar uma nota pra esse filme.. Mas eu adorei, por motivos não convencionais!
Partner
3.9 45A cena do parenteses vista em um auditório com outras pessoas no cineclube da minha faculdade que está em greve foi impagável
Elle
3.8 886To vendo um pessoal falando que não quer ver e tudo.. Vi um tempo atrás na Mostra de Cinema de sp e galera, vejam. E principalmente, falem sobre depois, pq esse filme rende uma discussão muuuito boa!
Recomendadissimo por isso, e por outras coisas como ter uma bela fotografia e boa direção, além das atuações!
O Conformista
4.1 83 Assista AgoraDescobri esse filme por acaso e demorei pra ver. O que acabou sendo bom pois eu tinha uma versão de dvd em má qualidade, e depois acabei vendo em 1080p, o que foi essencial em um longa com uma fotografia dessas..
Conheci Bertolucci com Os Sonhadores, um dos meus preferidos até hoje, e esse é o segundo que vejo dele, e se mostrou um filmaço! Se continuar assim, vou ser obrigado a ver toda a filmografia hahaha
Os Suspeitos
4.1 2,7K Assista AgoraFilmaço!! Não via nada parecido desde Segredo de seus Olhos!
Que roteiro, que atuações, que direção, que fotografia... Denis Villeneuve ganha mais meu respeito a cada filme que eu vejo
A Grande Ilusão
4.1 54 Assista AgoraVer esse filme em 35mm no vão livre do MASP foi uma das experiências cinematográficas mais gostosas que já tive. Muito bom!
Poesia Sem Fim
4.3 89Obrigado Mostra de SP!! <3
Boi Neon
3.6 461Durante todo o filme, a imagem do boi acompanha a vida dos personagens principais. Seja no cotidiano deles no trabalho, seja enquanto comem, enquanto viajam (junto aos animais), enquanto transam, enquanto dançam à músicas relacionadas com a cultura das vaquejadas... E mesmo assim o personagem principal sonha com o mundo da moda e vai atrás do que gosta, buscando elementos disso onde a primeira vista não existiriam, e construindo seu sonho.
[/spoiler] Na cena em que ele e a grávida fazem sexo na fábrica de roupas, essa essência do boi que está enraizada na cultura e na mentalidade do vaqueiro vai com ele, e no ato sexual os dois mundos parecem se unir por um momento, enquanto no ótimo trabalho de fotografia a posição dos dois nos faz lembrar a cabeça de um boi. [spoiler]
Simples, sem ter uma narrativa tradicional de começo, meio e fim e com um bom ritmo, o filme transporta o espectador para o nordeste atual, sem ser pedante, nem exaltando o que está presente ali. Só nos mostra a vida e as características de pessoas comuns, com sonhos, esperanças, e que enquanto eles não chegam, correm atrás ao mesmo tempo que continuam com suas vidas, como qualquer um.
Os Desconectados
3.9 442 Assista AgoraTinha potencial...
A História da Eternidade
4.3 448Está tudo ali: roteiro fechado e bem escrito, boas atuações (destaque para Irandhir, claro haha), fotografia genial e a trilha sonora, tanto das músicas quanto do tema com a sanfona, muito boa!
Inicialmente achei que pudesse ser arrastado, e se fosse eu entenderia, pelo tema, pelo cansaço, pelo calor.. Mas acabou sendo dinâmico, talvez pela conversa entre as três histórias principais. No final das contas, a realização mandou muito bem.
É uma daquelas pérolas do cinema nacional que deve ser visto pelo mundo todo, mas que infelizmente muito brasileiro nem conhece. Filmaço.