A grande virtude de 'La La Land', além dos elementos técnicos bem articulados a serviço da narrativa, é a representação de um amor líquido. Damien Chazelle molda pela 'máquina cinematográfica' o conflito amor-sonho, o qual a torna única e elevada. A manipulação discursiva fornecida pelo cineasta cria um ritmo que articula o imaginário e o real e a expectativa e o verdadeiro, faces condutoras à catarse pós-moderna. A lexicalização 'amor ideal vs. amor líquido' se insere no universo significante da obra e, dessa maneira, adjetivar o final de 'La La Land' como feliz ou triste é arbitrário; caracterizá-lo como euforizante soa mais coerente na proposta estética sobre a qual o filme se debruça.
Em 'mother!', o ponto central que movimenta a narrativa não é o roteiro ou a execução técnica, mas o tratamento estético de Aronofsky. Tratamento estético no sentido d'Arte Poética aristotélica, pelo qual a obra se eleva alegoricamente na mímesis da própria humanidade; a poesia é superior à história na moldagem de seu caráter universal de experiências - quase catárticas - que, em sentido literal, seria incoerente. O trágico, ainda, se revela no reconhecimento do público, espécie de epifania, da agonia gradativa do caos e destruição e de certa pretensão no rompimento desse ciclo.
Romeu e Julieta (ou Tristão e Isolda) ambientado em terras tribais de Vanuatu. 'Tanna' representa uma viagem singela a um mundo que desperta o interesse de explorar a cultura e o local. A história é lenta, expõe um embate entre a tradicional resignação e o desejo de liberdade, envolto de cenas paisagísticas espetaculares, que caracterizam o diálogo entre o homem e a natureza. Baseado em relatos da década de 1980, a mensagem que o filme de Bentley Dean e Martin Butler passa é admirável e transmite conforto e uma sensação de avanço daquela população. Aplauso à indústria cinematográfica pela produção de uma obra rara e peculiar, com elenco que revela de forma fidedigna os elementos que compõem a identidade da tribo, como a língua nauvhal e a apresentação étnica.
História linear acompanhada de cenas fortes e chocantes. A temática e a construção das personagens desde a infância são marcas de suspense, que nos deixam presos e ansiosos para o desfecho. O final é pouco previsível e consegue desenrolar todos os núcleos apresentados. A ufologia, a interação com o corpo e a sexualidade são temas ligantes aos protagonistas e harmonizam a história. Brady Corbet capta bem a personalidade de Brian: um menino repreendido e antissocial, confuso com seu passado e atento aos mistérios. Joseph Gordon-Levitt também concilia o caráter ambíguo de Neil - admirado por todos pelos atos de ousadia, porém sensível e carente.
As três mulheres de Jorge Amado - Gabriela, Tieta e Teresa Batista - dão um brilho especial ao romance de 1930. Sônia Braga foi a escolha perfeita para a protagonista. Marcello Mastroianni também se posicionou bem e conseguiu expressar a situação vivenciada em meio ao coronelismo, à produção cacaueira e à sociedade patriarcal da época.
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La La Land: Cantando Estações
4.1 3,6K Assista AgoraA grande virtude de 'La La Land', além dos elementos técnicos bem articulados a serviço da narrativa, é a representação de um amor líquido. Damien Chazelle molda pela 'máquina cinematográfica' o conflito amor-sonho, o qual a torna única e elevada. A manipulação discursiva fornecida pelo cineasta cria um ritmo que articula o imaginário e o real e a expectativa e o verdadeiro, faces condutoras à catarse pós-moderna.
A lexicalização 'amor ideal vs. amor líquido' se insere no universo significante da obra e, dessa maneira, adjetivar o final de 'La La Land' como feliz ou triste é arbitrário; caracterizá-lo como euforizante soa mais coerente na proposta estética sobre a qual o filme se debruça.
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraEm 'mother!', o ponto central que movimenta a narrativa não é o roteiro ou a execução técnica, mas o tratamento estético de Aronofsky. Tratamento estético no sentido d'Arte Poética aristotélica, pelo qual a obra se eleva alegoricamente na mímesis da própria humanidade; a poesia é superior à história na moldagem de seu caráter universal de experiências - quase catárticas - que, em sentido literal, seria incoerente. O trágico, ainda, se revela no reconhecimento do público, espécie de epifania, da agonia gradativa do caos e destruição e de certa pretensão no rompimento desse ciclo.
Tanna
3.3 73 Assista AgoraRomeu e Julieta (ou Tristão e Isolda) ambientado em terras tribais de Vanuatu. 'Tanna' representa uma viagem singela a um mundo que desperta o interesse de explorar a cultura e o local. A história é lenta, expõe um embate entre a tradicional resignação e o desejo de liberdade, envolto de cenas paisagísticas espetaculares, que caracterizam o diálogo entre o homem e a natureza. Baseado em relatos da década de 1980, a mensagem que o filme de Bentley Dean e Martin Butler passa é admirável e transmite conforto e uma sensação de avanço daquela população. Aplauso à indústria cinematográfica pela produção de uma obra rara e peculiar, com elenco que revela de forma fidedigna os elementos que compõem a identidade da tribo, como a língua nauvhal e a apresentação étnica.
Mistérios da Carne
4.1 975História linear acompanhada de cenas fortes e chocantes. A temática e a construção das personagens desde a infância são marcas de suspense, que nos deixam presos e ansiosos para o desfecho. O final é pouco previsível e consegue desenrolar todos os núcleos apresentados.
A ufologia, a interação com o corpo e a sexualidade são temas ligantes aos protagonistas e harmonizam a história. Brady Corbet capta bem a personalidade de Brian: um menino repreendido e antissocial, confuso com seu passado e atento aos mistérios. Joseph Gordon-Levitt também concilia o caráter ambíguo de Neil - admirado por todos pelos atos de ousadia, porém sensível e carente.
Gabriela, Cravo e Canela
3.1 86As três mulheres de Jorge Amado - Gabriela, Tieta e Teresa Batista - dão um brilho especial ao romance de 1930. Sônia Braga foi a escolha perfeita para a protagonista. Marcello Mastroianni também se posicionou bem e conseguiu expressar a situação vivenciada em meio ao coronelismo, à produção cacaueira e à sociedade patriarcal da época.