Excelente drama. Um filme intimista, sensível e tocante. Os diálogos são muito bons, fotografia estupenda e a trilha sonora de arrepiar. E claro, Charlotte Rampling e Tom Courtenay estão impecáveis. Filmaço!
Estava com muita expectativa para ver esse filme, mas me decepcionei ao assisti-lo. A Valeria Bruni Tedeschi tinha uma grande história para contar, mas se perdeu em cenas desnecessárias e doidivanas. A AIDS contraída por Ludovic veio de onde? É um ponto a esclarecer no filme. Muita perturbação e pouco esclarecimento. Se fosse para fazer crítica social sobre a decadência da tradicional família burguesa italiana, Valeria podia ter se inspirado em Visconti. Quis fazer algo diferente e não se deu bem.
A ideia é muito boa, mas o roteiro botou tudo a perder. O início até que prende a atenção, depois a narrativa se perde em sucessivas cenas sem relevância para o filme. Uma pena.
"Os livros só tornam as coisas piores. Mas continue lendo". A fase inicial de Bergman é muito rica. Os cinéfilos precisam ficar mais atentos ou então vão engolir mosca. "Porto" é um exemplo. Gosto também dos posteriores "Prisão" e "Sede de paixões". Primorosos.
A humilhação do Palhaço e do proprietário do circo, Albert, lembrou-me O Anjo Azul. Tecnicamente, o filme é fraco. Não gostei das sessões de "pugilato". São mal dirigidas. Para ser sincero, "fakes".
Do roteiro à interpretação, tudo é perfeito na obra-prima A Primeira Noite de Tranquilidade. A trilha é de fazer chorar. Zurlini em grande momento. Só comparável a Verão Violento. Viva Zurlini, Delon, Petrovna e o cinema italiano.
A cena em que a polícia francesa detém imigrantes achei uma forçação de barra. Só para criticar o Sarkozy. Não acrescentou nada ao filme. Mas eu gosto da obra. Não é um filme fraco.
Além da Estrada
3.5 88 Assista AgoraAmei esse filme. Já vi quatro vezes. Uma pequena obra-prima.
Um Belo Domingo
3.3 39 Assista AgoraBelo filme. Tudo encaixado perfeitamente. Nada a corrigir.
A Dama de Shanghai
4.0 103 Assista AgoraÀ exceção do confuso roteiro, tudo no filme é genial: Rita, Orson, fotografia, direção e tudo o mais.
Mulheres Diabólicas
4.0 86 Assista AgoraHuppert devastadora. Atuação antológica.
Brigitte e Brigitte
3.6 6Filme que beira o experimental. Narrativa fracionada e muita chatice. Detestei. E olha que gosto de filmes experimentais, mas esse foi uma bola fora.
45 Anos
3.7 254 Assista AgoraExcelente drama. Um filme intimista, sensível e tocante. Os diálogos são muito bons, fotografia estupenda e a trilha sonora de arrepiar. E claro, Charlotte Rampling e Tom Courtenay estão impecáveis. Filmaço!
Um Castelo na Itália
3.0 38Estava com muita expectativa para ver esse filme, mas me decepcionei ao assisti-lo. A Valeria Bruni Tedeschi tinha uma grande história para contar, mas se perdeu em cenas desnecessárias e doidivanas. A AIDS contraída por Ludovic veio de onde? É um ponto a esclarecer no filme. Muita perturbação e pouco esclarecimento. Se fosse para fazer crítica social sobre a decadência da tradicional família burguesa italiana, Valeria podia ter se inspirado em Visconti. Quis fazer algo diferente e não se deu bem.
O Gorila
3.1 24A ideia é muito boa, mas o roteiro botou tudo a perder. O início até que prende a atenção, depois a narrativa se perde em sucessivas cenas sem relevância para o filme. Uma pena.
Ciúme à Italiana
3.9 8As imagens de Monica Vitti a girar no brinquedo com a bela trilha sonora no início do filme são de tirar o fôlego.
Porto
3.6 16"Os livros só tornam as coisas piores. Mas continue lendo". A fase inicial de Bergman é muito rica. Os cinéfilos precisam ficar mais atentos ou então vão engolir mosca. "Porto" é um exemplo. Gosto também dos posteriores "Prisão" e "Sede de paixões". Primorosos.
Francofonia – Louvre Sob Ocupação
3.7 37Espetacular! Irrepreensível! Obra-prima!
Belas Famílias
3.0 5Gostei de verdade. Tudo está em seu lugar.
O Ignorante
2.6 7Filme chato e longo. Fujam dele. Não vale a pena. Mais uma bomba do cinema francês contemporâneo.
El Vientre
3.3 1Ótimo filme, com boa direção, excelente trama e atuações convincentes. Vale a pena conferir.
Terra de Paixões
3.9 10Obra estupenda. Tudo funciona no filme. Dos cenários à direção. O filme beira à perfeição.
Noites de Circo
3.9 49A humilhação do Palhaço e do proprietário do circo, Albert, lembrou-me O Anjo Azul. Tecnicamente, o filme é fraco. Não gostei das sessões de "pugilato". São mal dirigidas. Para ser sincero, "fakes".
A Primeira Noite de Tranquilidade
4.1 54Do roteiro à interpretação, tudo é perfeito na obra-prima A Primeira Noite de Tranquilidade. A trilha é de fazer chorar. Zurlini em grande momento. Só comparável a Verão Violento. Viva Zurlini, Delon, Petrovna e o cinema italiano.
Um Verão Escaldante
3.0 121A cena em que a polícia francesa detém imigrantes achei uma forçação de barra. Só para criticar o Sarkozy. Não acrescentou nada ao filme. Mas eu gosto da obra. Não é um filme fraco.
Cléo das 5 às 7
4.2 200 Assista AgoraObra-prima! Antecipa vários elementos da Nouvelle Vague. Paris fascinante. Corinne Marchand deslumbrante. Direção segura de Agnès Varda. Obrigatório.
O Cúmplice das Sombras
3.9 24Irrepreensível! Obra-prima!
Aquele Caso Maldito
4.2 7Estupendo! O primeiro filme policial italiano. Roteiro, direção, fotografia e atuações sem precedentes. Máximo!
Amar... Não Tem Preço
3.5 184 Assista AgoraNa minha opinião, o problema do filme é roteiro. Começa bem e termina mal. Creio que a farsa de Jean foi descoberta cedo demais.