Vale pelas posições adotadas por Marx e Engels para conseguirem alguma inserção no início do movimento organizado dos trabalhadores na primeira metade do século XIX, especialmente pela crítica aos ideias liberais dos anarquistas, encabeçados por Prodhoun à época. Peca um pouco pela superficialidade da abordagem da filosofia marxiana, mas o que é compensado pela escolha mesma da fase em que se é dado enfoque (o período da juventude de Marx e Engels), em que o próprio corpo teórico estava em construção. Por outro lado, as cenas dos créditos finais dão a tônica da importância do pensamento marxiano para a análise do desenvolvimento do capitalismo e dos mecanismos que lhe são essenciais e dão suporte.
As torres que, em realidade, são fortalezas com suas regras estritas de acesso e de saída. A ordem é controlar e impedir que os de fora possam entrar. Um processo seletivo para poder trabalhar nesse ambiente que não se sabe o que se produz, não obstante permanece-se na portaria com aquelas mesmas regras de acesso. O querer não estar, a dificuldade de ficar. As relações que daí decorrem e tendem a adquirir algum sentido, amizade, amor, filhos, apesar da realidade do trabalho para os que estão isolados em uma periferia qualquer, os negros, os imigrantes, as jovens mães. O desejo de dançar, de ser dona do próprio corpo, de poder se relacionar com quem quiser e do jeito que se queira, a ânsia por alguma liberdade ainda que relativa. De fato, Mercuriales trata de todos esse temas (e mais tantos) sem cair em um formato pedante. Está tudo presente nos nossos dias em uma cidade qualquer do mundo, ainda que invisibilizado, escondido. Porém, alguma mudança é possível, destruir o edifício que foi construído e sobre o qual nossas vidas são moldadas...
A chegada da filha desconhecida evidencia o passado da relação conturbada entre o pai e a mãe, um passado possivelmente autoritário que levou à separação do casal e às frustações decorrentes da ausência da mãe para o filho e do pai para a filha. A relação entre o pai e sua mulher atual também demonstra sua personalidade controladora. O incesto pareceu-me algo irreal, que o pai acredita para não ter que se reconectar ao passado, um motivo para se livrar das relações indesejadas. De qualquer forma ele tenta controlar todas essas circunstâncias, o que é impossível face seu desejo de decidir sobre a vida dos filhos e da atual esposa.
Timothy Treadwell não se identifica com a sociedade em que está inserido e busca refúgio em um meio que, em tese, não é o seu, rejeita as demais pessoas e passa a identificar-se com os elementos selvagens que o cercam. Assim, projeta determinados valores (como bondade, harmoniza, beleza) aos animais e ao modo de vida que passou a ter. Porém, esquece que tal drama é próprio dos seres humanos e o único olhar da natureza é o da indiferença e dos instintos que lhe são próprios. Herzog sutilmente apresenta-nos esse drama contemporâneo: qual o refúgio de cada um à incompreensão com o nosso modo de vida. Talvez seja a indiferença a única resposta que será recebida.
O Jovem Karl Marx
3.6 272 Assista AgoraVale pelas posições adotadas por Marx e Engels para conseguirem alguma inserção no início do movimento organizado dos trabalhadores na primeira metade do século XIX, especialmente pela crítica aos ideias liberais dos anarquistas, encabeçados por Prodhoun à época. Peca um pouco pela superficialidade da abordagem da filosofia marxiana, mas o que é compensado pela escolha mesma da fase em que se é dado enfoque (o período da juventude de Marx e Engels), em que o próprio corpo teórico estava em construção. Por outro lado, as cenas dos créditos finais dão a tônica da importância do pensamento marxiano para a análise do desenvolvimento do capitalismo e dos mecanismos que lhe são essenciais e dão suporte.
Já Não Me Sinto em Casa Nesse Mundo
3.3 382 Assista AgoraO vizinho e a trilha sonora são adoráveis.
Mercuriales
3.1 8 Assista AgoraAs torres que, em realidade, são fortalezas com suas regras estritas de acesso e de saída. A ordem é controlar e impedir que os de fora possam entrar. Um processo seletivo para poder trabalhar nesse ambiente que não se sabe o que se produz, não obstante permanece-se na portaria com aquelas mesmas regras de acesso. O querer não estar, a dificuldade de ficar. As relações que daí decorrem e tendem a adquirir algum sentido, amizade, amor, filhos, apesar da realidade do trabalho para os que estão isolados em uma periferia qualquer, os negros, os imigrantes, as jovens mães. O desejo de dançar, de ser dona do próprio corpo, de poder se relacionar com quem quiser e do jeito que se queira, a ânsia por alguma liberdade ainda que relativa. De fato, Mercuriales trata de todos esse temas (e mais tantos) sem cair em um formato pedante. Está tudo presente nos nossos dias em uma cidade qualquer do mundo, ainda que invisibilizado, escondido. Porém, alguma mudança é possível, destruir o edifício que foi construído e sobre o qual nossas vidas são moldadas...
O Valor de Um Homem
3.6 39 Assista AgoraO homem estranhado no frio asséptico de patrões por todos os lados.
Proibido Proibir
3.6 146O país dos "autos de resistência", da democracia para brancos, ricos e consumidores.
Bad Family
3.4 16A chegada da filha desconhecida evidencia o passado da relação conturbada entre o pai e a mãe, um passado possivelmente autoritário que levou à separação do casal e às frustações decorrentes da ausência da mãe para o filho e do pai para a filha. A relação entre o pai e sua mulher atual também demonstra sua personalidade controladora. O incesto pareceu-me algo irreal, que o pai acredita para não ter que se reconectar ao passado, um motivo para se livrar das relações indesejadas. De qualquer forma ele tenta controlar todas essas circunstâncias, o que é impossível face seu desejo de decidir sobre a vida dos filhos e da atual esposa.
O Homem-Urso
4.1 141 Assista AgoraTimothy Treadwell não se identifica com a sociedade em que está inserido e busca refúgio em um meio que, em tese, não é o seu, rejeita as demais pessoas e passa a identificar-se com os elementos selvagens que o cercam. Assim, projeta determinados valores (como bondade, harmoniza, beleza) aos animais e ao modo de vida que passou a ter. Porém, esquece que tal drama é próprio dos seres humanos e o único olhar da natureza é o da indiferença e dos instintos que lhe são próprios. Herzog sutilmente apresenta-nos esse drama contemporâneo: qual o refúgio de cada um à incompreensão com o nosso modo de vida. Talvez seja a indiferença a única resposta que será recebida.
Fome
4.0 310Qual o limite de uma ideologia? Até onde ir pelo o que se acredita?