Pessoal criticando que ela cortou isso ou aquilo: o documentário é do Steve, ela só assistiu depois de pronto no festival de Sundance, junto com o resto da plateia. E à primeira vista ela não gostou. E não, não precisamos dar mais atenção pro Diplo. Ela já foi posta em segundo plano suficientemente pela mídia machista por conta dele, não seria no documentário feito pelo amigo dela que isso aconteceria também.
Segundo o site Amazonia(.)org, foram levados para São Paulo devido a problemas de saúde. Já voltaram para a floresta mas me pergunto se ainda estão vivos. :( matéria aqui: bit.do/piripkura
Sou fã dela faz 10 anos e, nos últimos tempos, essa adoração vinha gradativamente diminuindo. Isso mais pelo declínio em qualidade das músicas dela (me refiro com isso aos dois últimos álbuns), do que pelo fato de ela estar mais ausente nas redes sociais e na mídia em geral (quando aparece, geralmente tratam-se de situações fúteis na minha opinião: desfiles de moda, campanhas publicitárias, participações em músicas de rappers medíocres). Não bastasse isso, ainda outro fator esfriou a nossa relação ídolo-fã. Ocorreu da minha parte uma idealização da persona M.I.A. como ícone de resistência ou "a voz do terceiro mundo". Mas o tempo me mostrou que ela quer, e tem todo o direito, de ostentar roupas de marcas de luxo, tirar fotos sexys, querer namorar, criar o filho, descansar, falar bobagem.
Ainda acho ela uma mulher genial, inteligente e de personalidade poderosa. Encaro-a como alguém que formou partes do meu caráter e definiu muitos interesses meus. Ela não vai lançar mais nada, já está aposentada da indústria da música. Entendo que a época de ouro dela, artisticamente falando, já passou. Não a culpo. Agradeço-a na verdade, pois outro ensinamento que ela me proporcionou foi de que alguns ídolos também tem seu apogeu e que ele é bem efêmero.
O documentário foi bom pra mim pois, nesse contexto que expus, ajudou a me reaproximar e refrescar na memória aquilo que me fez adorá-la tanto tempo. É bastante válido para quem ainda não a conhece também.
Algo entre o delicado e o mal feito. Os planos estáticos, os closes e os motivos escolhidos são formidáveis. É uma maneira de mostrar a Índia que eu ainda não tinha visto. Mas a edição convulsa de imagem e som e principalmente os cortes descontrolados e desmedidos (talvez uma tentativa de enfiar tudo dentro dos 90 minutos de filme) diminuem a meu ver a beleza do filme e o tornam por vezes irritante.
Incrível o longo take único no meio do filme. Funciona como um sonho no meio da jornada de Chen de Kaili para Zhenyuan. Ali não existe passado, presente ou futuro, a memória se mistura com o que ainda está por vir e o tempo vai e também volta, como atravessar um rio de barco e voltar numa ponte ou dois trens se cruzando em sentidos opostos. Noção que conversa com o ensinamento de Buda exposto no início do filme: "é impossível reter a mente do passado, impossível reter a mente do presente, e impossível apreender a mente do futuro porque em nenhuma de suas atividades a mente tem substância ou existência". Por estar a narrativa fragmentada, o enredo linear que é aprazível ao grande público parece inexiste ou não fazer sentido, mas ele existe; e uma segunda visita ao filme é bem-vinda para compreendê-lo. Aguardando mais filmes do promissor Bi Gan!
Excelente a desconstrução dos papeis, nenhum segue os famigerados valores da família tradicional brasileira. Bom para revelar mais alguns preconceitos enraizados.
Um plano parado e longo tem sim o seu valor, principalmente para aqueles que entendem que o cinema pode ser subjetivo, que você pode pegar aquela imagem e transformá-la no que quiser, imaginar o que quiser, inventar um roteiro só para si. O tempo longo das tomadas é justamente para isso, para você pensar. Enquanto para alguns 'não acontece nada', para aqueles que tiverem a sensibilidade necessária, acontecerá uma experiência interior transformadora.
Gostei muito, o filme é bastante audacioso e o enredo vai crescendo e tomando formas nada convencionais. Apesar do peso argumentativo e de problematização para a história, não são a premissa de começar a vida em outro país ou mesmo o fato de a família ser falsa que garantem a sustentação desse enredo, mas a ironia de que fugindo da violência as personagens se envolvem numa realidade igualmente violenta. Apenas digo ainda que é muito simplista interpretar a cena final de forma linear-cronológica, como um desfecho feliz para o filme. Está mais para um: "isto é o que poderia, ou, deveria acontecer", entendem sarcasmo?
"Xapiri" é como os yanomami chamam os espíritos xamânicos, que aparecem principalmente sob a forma de animais. Se apresentam para auxiliar os xamãs, após estes utilizarem o pó alucinógeno 'yãkoana '. Não tenho outro adjetivo a não ser espetacular pra esse filme.
Não achei tão bizarro, acredito que por causa do tanto de spoiler desse filme que fazem questão de jogar por ai (essa sinopse do filmow por exemplo, que também é bastante depreciativa), já estava preparado. Achei o filme mais triste do que bestial, parece que com a tentativa de adentrar na atmosfera melancólica e torturante da vida desse homem, pude relevar as consequências dos atos bárbaros por ele cometidos. É um filme sobretudo sobre a solidão, estado esse que não subestimo. Quem não tem medo dela? Eu tenho. O filme está aí pra ilustrar suas consequências.
Mas Vase de Noces também parece querer mostrar uma mensagem mais subjetiva através da sua simbologia, fiquei pensando na sopa de urtigas que ele fez, provavelmente com a intenção do uso medicinal, o aparecimento do comportamento de coprofagia também não é aleatório, bem como a última cena onde pode-se ver o espírito dele voando (?)
É inegável que a estética e o estilo do filme (e do diretor) são bem peculiares e autênticos, porém Gummo se vale muito, para não dizer apenas, dessa característica, deixando um sentimento de vazio em quem não sente empatia ou não se identifica com esse mundo de bagunça e podridão. O espectador fica esperando algo a mais, mas não há esse retorno. Essa espécie de falta de sentido se comprova pelo fato de que se as cenas do filme forem assistidas da última para a primeira, não se perde praticamente nada, talvez a morte do gatinho preto, que no início ainda estava vivo, mais nada. Apesar disso ainda é um filme muito bom.
Tudo bem que não é nenhuma obra prima mas fiquei espantadíssimo com esse 'O Homem de Palha' e o final é inesquecível. Uma assombrosa coincidência foi que, sem saber do que tratava o filme, assisti justamente na data de 1º de maio.
É quase revoltante a posição neutra que a direção assume aqui. O filme termina e não se sabe se a intenção foi censurar a exploração das 'bestas' ou entreter através da imagem cinematográfica.
Seja uma música acústica, uma complexa composição orquestral ou uma produção eletrônica, tudo que esse homem põe a mão fica divino, aqui tem tudo isso: do minimalismo delicado ao maximalismo épico. https://vimeo.com/100146540
Realmente não vale a pena e nem me parece justo roubar uma vida, escravizá-la e submetê-la a todo tipo de tortura e dor só para satisfazer um capricho alimentar, sim, capricho, já que a necessidade nutricional da carne já caiu por terra, pelo menos no nosso atual ambiente social.
Matangi / Maya / M.I.A.
4.6 77 Assista AgoraPessoal criticando que ela cortou isso ou aquilo: o documentário é do Steve, ela só assistiu depois de pronto no festival de Sundance, junto com o resto da plateia. E à primeira vista ela não gostou. E não, não precisamos dar mais atenção pro Diplo. Ela já foi posta em segundo plano suficientemente pela mídia machista por conta dele, não seria no documentário feito pelo amigo dela que isso aconteceria também.
Piripkura
4.4 23Segundo o site Amazonia(.)org, foram levados para São Paulo devido a problemas de saúde. Já voltaram para a floresta mas me pergunto se ainda estão vivos. :(
matéria aqui: bit.do/piripkura
Matangi / Maya / M.I.A.
4.6 77 Assista AgoraSou fã dela faz 10 anos e, nos últimos tempos, essa adoração vinha gradativamente diminuindo. Isso mais pelo declínio em qualidade das músicas dela (me refiro com isso aos dois últimos álbuns), do que pelo fato de ela estar mais ausente nas redes sociais e na mídia em geral (quando aparece, geralmente tratam-se de situações fúteis na minha opinião: desfiles de moda, campanhas publicitárias, participações em músicas de rappers medíocres). Não bastasse isso, ainda outro fator esfriou a nossa relação ídolo-fã. Ocorreu da minha parte uma idealização da persona M.I.A. como ícone de resistência ou "a voz do terceiro mundo". Mas o tempo me mostrou que ela quer, e tem todo o direito, de ostentar roupas de marcas de luxo, tirar fotos sexys, querer namorar, criar o filho, descansar, falar bobagem.
Ainda acho ela uma mulher genial, inteligente e de personalidade poderosa. Encaro-a como alguém que formou partes do meu caráter e definiu muitos interesses meus. Ela não vai lançar mais nada, já está aposentada da indústria da música. Entendo que a época de ouro dela, artisticamente falando, já passou. Não a culpo. Agradeço-a na verdade, pois outro ensinamento que ela me proporcionou foi de que alguns ídolos também tem seu apogeu e que ele é bem efêmero.
O documentário foi bom pra mim pois, nesse contexto que expus, ajudou a me reaproximar e refrescar na memória aquilo que me fez adorá-la tanto tempo. É bastante válido para quem ainda não a conhece também.
Vrindavana
4.0 1Algo entre o delicado e o mal feito. Os planos estáticos, os closes e os motivos escolhidos são formidáveis. É uma maneira de mostrar a Índia que eu ainda não tinha visto. Mas a edição convulsa de imagem e som e principalmente os cortes descontrolados e desmedidos (talvez uma tentativa de enfiar tudo dentro dos 90 minutos de filme) diminuem a meu ver a beleza do filme e o tornam por vezes irritante.
Pão Cotidiano
3.6 4Bresson ecoando no Punjab.
Kaili Blues
3.9 10Incrível o longo take único no meio do filme. Funciona como um sonho no meio da jornada de Chen de Kaili para Zhenyuan. Ali não existe passado, presente ou futuro, a memória se mistura com o que ainda está por vir e o tempo vai e também volta, como atravessar um rio de barco e voltar numa ponte ou dois trens se cruzando em sentidos opostos. Noção que conversa com o ensinamento de Buda exposto no início do filme: "é impossível reter a mente do passado, impossível reter a mente do presente, e impossível apreender a mente do futuro porque em nenhuma de suas atividades a mente tem substância ou existência". Por estar a narrativa fragmentada, o enredo linear que é aprazível ao grande público parece inexiste ou não fazer sentido, mas ele existe; e uma segunda visita ao filme é bem-vinda para compreendê-lo. Aguardando mais filmes do promissor Bi Gan!
Bahia de Todos os Sambas
4.4 4viva o papa da roma negra!
Eu, Tu, Eles
3.1 135Excelente a desconstrução dos papeis, nenhum segue os famigerados valores da família tradicional brasileira. Bom para revelar mais alguns preconceitos enraizados.
Adeus, Dragon Inn
3.7 43Um plano parado e longo tem sim o seu valor, principalmente para aqueles que entendem que o cinema pode ser subjetivo, que você pode pegar aquela imagem e transformá-la no que quiser, imaginar o que quiser, inventar um roteiro só para si. O tempo longo das tomadas é justamente para isso, para você pensar. Enquanto para alguns 'não acontece nada', para aqueles que tiverem a sensibilidade necessária, acontecerá uma experiência interior transformadora.
Dheepan: O Refúgio
3.6 82 Assista AgoraGostei muito, o filme é bastante audacioso e o enredo vai crescendo e tomando formas nada convencionais. Apesar do peso argumentativo e de problematização para a história, não são a premissa de começar a vida em outro país ou mesmo o fato de a família ser falsa que garantem a sustentação desse enredo, mas a ironia de que fugindo da violência as personagens se envolvem numa realidade igualmente violenta. Apenas digo ainda que é muito simplista interpretar a cena final de forma linear-cronológica, como um desfecho feliz para o filme. Está mais para um: "isto é o que poderia, ou, deveria acontecer", entendem sarcasmo?
Humano - Uma Viagem pela Vida
4.7 326 Assista AgoraSe todas as pessoas do mundo assistissem Human, amanhã aconteceria a maior revolução da história!
O Cavalo de Turim
4.2 211deus levou 6 dias pra criar o mundo, tarr levou 6 dias pra levá-lo ao fim, logo deus=tarr
Humano - Uma Viagem pela Vida
4.7 326 Assista Agoracomo assim 4.9 com 93 votos?!! :O
Xapiri
4.5 7"Xapiri" é como os yanomami chamam os espíritos xamânicos, que aparecem principalmente sob a forma de animais. Se apresentam para auxiliar os xamãs, após estes utilizarem o pó alucinógeno 'yãkoana '. Não tenho outro adjetivo a não ser espetacular pra esse filme.
Vase de Noces
2.6 72Não achei tão bizarro, acredito que por causa do tanto de spoiler desse filme que fazem questão de jogar por ai (essa sinopse do filmow por exemplo, que também é bastante depreciativa), já estava preparado. Achei o filme mais triste do que bestial, parece que com a tentativa de adentrar na atmosfera melancólica e torturante da vida desse homem, pude relevar as consequências dos atos bárbaros por ele cometidos. É um filme sobretudo sobre a solidão, estado esse que não subestimo. Quem não tem medo dela? Eu tenho. O filme está aí pra ilustrar suas consequências.
Mas Vase de Noces também parece querer mostrar uma mensagem mais subjetiva através da sua simbologia, fiquei pensando na sopa de urtigas que ele fez, provavelmente com a intenção do uso medicinal, o aparecimento do comportamento de coprofagia também não é aleatório, bem como a última cena onde pode-se ver o espírito dele voando (?)
Vidas sem Destino
3.7 657É inegável que a estética e o estilo do filme (e do diretor) são bem peculiares e autênticos, porém Gummo se vale muito, para não dizer apenas, dessa característica, deixando um sentimento de vazio em quem não sente empatia ou não se identifica com esse mundo de bagunça e podridão. O espectador fica esperando algo a mais, mas não há esse retorno. Essa espécie de falta de sentido se comprova pelo fato de que se as cenas do filme forem assistidas da última para a primeira, não se perde praticamente nada, talvez a morte do gatinho preto, que no início ainda estava vivo, mais nada. Apesar disso ainda é um filme muito bom.
O Tango de Satã
4.3 139provavelmente o melhor filme que já vi, é cada sequência de se ver de joelhos, 10 é pouco!
O Homem de Palha
4.0 483 Assista AgoraTudo bem que não é nenhuma obra prima mas fiquei espantadíssimo com esse 'O Homem de Palha' e o final é inesquecível. Uma assombrosa coincidência foi que, sem saber do que tratava o filme, assisti justamente na data de 1º de maio.
Bestiário
3.3 10 Assista AgoraÉ quase revoltante a posição neutra que a direção assume aqui. O filme termina e não se sabe se a intenção foi censurar a exploração das 'bestas' ou entreter através da imagem cinematográfica.
Pai e Filho
3.4 54que fotografia, que cidade, que cores, que olhares, que pores-do-sol, que montagem, fiquei sem fôlego.
The BQE
4.1 1Seja uma música acústica, uma complexa composição orquestral ou uma produção eletrônica, tudo que esse homem põe a mão fica divino, aqui tem tudo isso: do minimalismo delicado ao maximalismo épico. https://vimeo.com/100146540
A Carne é Fraca
4.0 227 Assista AgoraRealmente não vale a pena e nem me parece justo roubar uma vida, escravizá-la e submetê-la a todo tipo de tortura e dor só para satisfazer um capricho alimentar, sim, capricho, já que a necessidade nutricional da carne já caiu por terra, pelo menos no nosso atual ambiente social.
Ceddo
3.8 22"Vale uma religião a vida de um homem?" é uma pergunta que permanecerá sempre atual, grande Ousmane Sembène. Final surpreendente.
Juventude Transviada
3.9 546 Assista Agorafinal tosco e sem nexo, nada é resolvido.