O sentimento que eu tive vendo esse filme é um pouco parecido com o que eu sinto ouvindo a música 00000 Million do Bon Iver... uma postura de abertura e atenção em relação à vida e aos processos inevitáveis que ela traz, de disposição pra sentir e ser afetado por ela. E claro, de simplicidade nessa trajetória.
Assisti ao filme sem saber nada a respeito antes (só sabia que era do James Wan, que eu curto muito), então imaginem o meu espanto à medida que as coisas iam acontecendo kkkkkkkkkk
A escolha de não contar à avó sobre a condição dela tem duas vertentes que entram em tensão de diferentes maneiras ao longo do filme, suscitando divergências: o modo individualista ocidental de viver a vida, que tem uma marcação clara entre o 'eu' e o outro X o modo comunitário oriental de viver a vida, que considera a vida para além da esfera dos direitos que se tem sobre o próprio destino; a possibilidade de tomar seu destino nas próprias mãos, de ter o direito de saber a verdade e agir a partir disso X o senso de responsabilidade coletiva, que pode acabar decidindo por você e tirando seu poder de decisão, informação e escolha; a impossibilidade de significar certos momentos quando o coletivo ao qual você pertence te priva de informações relevantes como a retratada (o peso que as ocasiões têm para Billi e para Nai Nai são muito diferentes; Billi quer relembrar, manter na memória, revirar o passado, visitar a geografia em que esse passado aconteceu, enquanto Nai Nai, tomada pela forma mais superficial de se viver o dia-a-dia, desconsidera esses mesmos momentos, quase como se fossem uma 'bobagem'). Oriente e Ocidente, individualismo e comunidade entram em choque no filme, não com a missão de responder a uma pergunta dicotômica como "É melhor contar ou não contar?"; à imposição da pergunta, o filme mostra duas visões de mundo possíveis e válidas, e a consequência de cada uma delas. Afinal de contas, cada escolha tem seus ganhos e suas renúncias. Se por um lado Billi foi privada de dar adeus ao seu avô e de significar certos momentos de sua vida que teriam sido importantes para ela, por outro, o medo da morte não abateu sobre Nai Nai, e seis anos após o diagnóstico, ela continuava viva.
Essa é a animação mais linda que vi na vida! Revendo hoje, as cenas com a Macha tentando poupar o mundo de todo sofrimento e tirando a vitalidade das criaturas me fez lembrar muito de um trecho de um livro sobre depressão chamado O demônio do meio-dia: "Existe uma expressão russa que diz: se você acorda sem sentir nenhuma dor, é porque está morto. Embora a vida não seja apenas dor, a experiência da dor, que é especial em sua intensidade, é um dos sinais mais seguros da força da vida. Schopenhauer disse: "Imagine essa corrida transportada para uma Utopia onde tudo cresce sozinho e os perus voam de um lado para o outro já assados, onde os amantes se encontram sem qualquer demora e possuem um ao outro sem qualquer dificuldade: em tal lugar certos homens morreriam de tédio ou se enforcariam, outros lutariam e se matariam, e assim criariam para si mesmos mais sofrimento do que a natureza inflige a eles. [...] O polo oposto do sofrimento é o tédio." Acredito que a dor precisa ser transformada, mas não esquecida; contrariada, não suprimida.""
Esse filme me fez lembrar de um trecho dos diários da Sylvia Plath: "Para mim, o presente é para sempre, o eterno está sempre mudando, fluindo, se dissolvendo. Este segundo é vida. E quando passa, morre. Mas você não pode recomeçar a cada novo segundo. Tem de julgar a partir do que já está morto. Como areia movediça... invencível desde o início. Uma história, uma imagem, pode reviver algo da sensação, mas não o bastante, não o bastante. Nada é real, exceto o presente, e mesmo assim já sinto o peso dos séculos a me esmagar. Uma moça, há cem anos, viveu como vivo. E ela está morta. Sou o presente, mas sei que também passarei. O momento culminante, o relâmpago fulgurante, chega e some, contínua areia movediça. E eu não quero morrer."
O filme é surpreendente, mas pra que arquitetar uma vingança dessa magnitude e em seguida matar o cara? Ele sofreu por algumas horas com todo aquele jogo psicológico e, nos minutos finais de vida, entendeu o porquê de tudo ter acontecido... e de repente puff, acabou a vingança, morreu
O livro é ótimo e acho que o filme não vai ficar devendo. Eu gostei muito do terceiro ato do livro, mas dá pra entender a decisão de mudarem... é o tipo de final que não agrada a tanta gente. (Quanto à discussão a respeito da tradução do título: Garota Exemplar é infinitamente melhor, tem muito mais a ver com a história do que o genérico "Gone Girl". Pode até parecer título de livro "de menininha", como disseram, a princípio, mas tanto o livro quanto o filme já ficaram famosos a ponto de as pessoas saberem que não se trata disso. E as que acharem vão parar de achar assim que lerem a sinopse ou assistirem ao trailer.)
"Mas esta vida é a única que você tem. [...] A morte dura uma eternidade e a vida é muito breve. [...] Lembra daquela vez em que estávamos no banco e você escreveu "Lilya para sempre?" E lembra dos babacas que cuspiram na gente? Eu disse para irmos embora, mas você disse que não estava pronta. Queria terminar de escrever. Você lembra? É isso que está acontecendo. Todo mundo está cuspindo em você, mas você não está pronta."
Cansativo, repetitivo, desnecessariamente longo. Levei mais de 2 dias pra conseguir terminar, o tempo todo me dava vontade de pausar o filme. Começa bem, mas depois vira mais do mesmo. O que eu gostei foram as cores/luzes, mas elas não conseguiram mascarar o quanto achei o roteiro fraco.
Tô inconformado até agora com esse ator que fez o Sonny. O cara tinha 31/32 anos na época do filme e interpretou um aluno de ensino médio! Existe alguma explicação pra isso? (Não só ele, vários outros personagens são bem mais velhos, mas o caso dele é mais tenso).
Ia tentar fazer um comentário decente, mas não vou conseguir fazer algo à altura desse filme. Suspense psicológico maravilhoso. Impressionante como pode um filme ser tão bom com um enredo aparentemente tão simples.
As pessoas que curtem filmes mais "cultos" (não há problema nenhum nisso, que fique claro) e vêm aqui comentar coisas do tipo "Dispenso" não sabem o quanto estão sendo imaturas e também não sabem o quanto é bom se desprender de certos preconceitos e dar uma chance pra esse filme em especial. Li o livro em 2012 e não estava com expectativa nenhuma. Acabei me surpreendendo. É de fato um ótimo filme e merece todos os elogios que está recebendo!
Humano - Uma Viagem pela Vida
4.7 326 Assista AgoraA proposta parece interessante mas tenho medo de ser um passeio pelo Museu do Amanhã em forma de doc kk
Dias Perfeitos
4.2 247 Assista AgoraO sentimento que eu tive vendo esse filme é um pouco parecido com o que eu sinto ouvindo a música 00000 Million do Bon Iver... uma postura de abertura e atenção em relação à vida e aos processos inevitáveis que ela traz, de disposição pra sentir e ser afetado por ela. E claro, de simplicidade nessa trajetória.
Aftersun
4.1 700esse filme me deixou com uma sensação de vazio enorme </3
O Golpista do Tinder
3.5 418Ayleen diva que inspira
Maligno
3.3 1,2KAssisti ao filme sem saber nada a respeito antes (só sabia que era do James Wan, que eu curto muito), então imaginem o meu espanto à medida que as coisas iam acontecendo kkkkkkkkkk
A Despedida
4.0 298A escolha de não contar à avó sobre a condição dela tem duas vertentes que entram em tensão de diferentes maneiras ao longo do filme, suscitando divergências: o modo individualista ocidental de viver a vida, que tem uma marcação clara entre o 'eu' e o outro X o modo comunitário oriental de viver a vida, que considera a vida para além da esfera dos direitos que se tem sobre o próprio destino; a possibilidade de tomar seu destino nas próprias mãos, de ter o direito de saber a verdade e agir a partir disso X o senso de responsabilidade coletiva, que pode acabar decidindo por você e tirando seu poder de decisão, informação e escolha; a impossibilidade de significar certos momentos quando o coletivo ao qual você pertence te priva de informações relevantes como a retratada (o peso que as ocasiões têm para Billi e para Nai Nai são muito diferentes; Billi quer relembrar, manter na memória, revirar o passado, visitar a geografia em que esse passado aconteceu, enquanto Nai Nai, tomada pela forma mais superficial de se viver o dia-a-dia, desconsidera esses mesmos momentos, quase como se fossem uma 'bobagem').
Oriente e Ocidente, individualismo e comunidade entram em choque no filme, não com a missão de responder a uma pergunta dicotômica como "É melhor contar ou não contar?"; à imposição da pergunta, o filme mostra duas visões de mundo possíveis e válidas, e a consequência de cada uma delas. Afinal de contas, cada escolha tem seus ganhos e suas renúncias. Se por um lado Billi foi privada de dar adeus ao seu avô e de significar certos momentos de sua vida que teriam sido importantes para ela, por outro, o medo da morte não abateu sobre Nai Nai, e seis anos após o diagnóstico, ela continuava viva.
A Canção do Oceano
4.4 300 Assista AgoraEssa é a animação mais linda que vi na vida! Revendo hoje, as cenas com a Macha tentando poupar o mundo de todo sofrimento e tirando a vitalidade das criaturas me fez lembrar muito de um trecho de um livro sobre depressão chamado O demônio do meio-dia:
"Existe uma expressão russa que diz: se você acorda sem sentir nenhuma dor, é porque está morto. Embora a vida não seja apenas dor, a experiência da dor, que é especial em sua intensidade, é um dos sinais mais seguros da força da vida. Schopenhauer disse: "Imagine essa corrida transportada para uma Utopia onde tudo cresce sozinho e os perus voam de um lado para o outro já assados, onde os amantes se encontram sem qualquer demora e possuem um ao outro sem qualquer dificuldade: em tal lugar certos homens morreriam de tédio ou se enforcariam, outros lutariam e se matariam, e assim criariam para si mesmos mais sofrimento do que a natureza inflige a eles. [...] O polo oposto do sofrimento é o tédio." Acredito que a dor precisa ser transformada, mas não esquecida; contrariada, não suprimida.""
Sombras da Vida
3.8 1,3K Assista AgoraEsse filme me fez lembrar de um trecho dos diários da Sylvia Plath:
"Para mim, o presente é para sempre, o eterno está sempre mudando, fluindo, se dissolvendo. Este segundo é vida. E quando passa, morre. Mas você não pode recomeçar a cada novo segundo. Tem de julgar a partir do que já está morto. Como areia movediça... invencível desde o início. Uma história, uma imagem, pode reviver algo da sensação, mas não o bastante, não o bastante. Nada é real, exceto o presente, e mesmo assim já sinto o peso dos séculos a me esmagar. Uma moça, há cem anos, viveu como vivo. E ela está morta. Sou o presente, mas sei que também passarei. O momento culminante, o relâmpago fulgurante, chega e some, contínua areia movediça. E eu não quero morrer."
Um Momento Pode Mudar Tudo
4.0 524 Assista grátisEmmy Rossum nem precisou sair do papel de Fiona Gallagher pra fazer esse filme hahaha.
O Corpo
4.1 1,0KO filme é surpreendente, mas pra que arquitetar uma vingança dessa magnitude e em seguida matar o cara? Ele sofreu por algumas horas com todo aquele jogo psicológico e, nos minutos finais de vida, entendeu o porquê de tudo ter acontecido... e de repente puff, acabou a vingança, morreu
Cake - Uma Razão Para Viver
3.4 698 Assista AgoraBolo
A Entrega
3.4 227 Assista AgoraTom Hardy não para de fazer filme. Oremos, que continue assim.
Garota Exemplar
4.2 5,0K Assista AgoraO livro é ótimo e acho que o filme não vai ficar devendo. Eu gostei muito do terceiro ato do livro, mas dá pra entender a decisão de mudarem... é o tipo de final que não agrada a tanta gente.
(Quanto à discussão a respeito da tradução do título: Garota Exemplar é infinitamente melhor, tem muito mais a ver com a história do que o genérico "Gone Girl". Pode até parecer título de livro "de menininha", como disseram, a princípio, mas tanto o livro quanto o filme já ficaram famosos a ponto de as pessoas saberem que não se trata disso. E as que acharem vão parar de achar assim que lerem a sinopse ou assistirem ao trailer.)
Para Sempre Lilya
4.2 868"Mas esta vida é a única que você tem. [...] A morte dura uma eternidade e a vida é muito breve. [...] Lembra daquela vez em que estávamos no banco e você escreveu "Lilya para sempre?" E lembra dos babacas que cuspiram na gente? Eu disse para irmos embora, mas você disse que não estava pronta. Queria terminar de escrever. Você lembra? É isso que está acontecendo. Todo mundo está cuspindo em você, mas você não está pronta."
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 871 Assista AgoraCansativo, repetitivo, desnecessariamente longo. Levei mais de 2 dias pra conseguir terminar, o tempo todo me dava vontade de pausar o filme. Começa bem, mas depois vira mais do mesmo. O que eu gostei foram as cores/luzes, mas elas não conseguiram mascarar o quanto achei o roteiro fraco.
Grease: Nos Tempos da Brilhantina
3.9 1,2K Assista AgoraTô inconformado até agora com esse ator que fez o Sonny. O cara tinha 31/32 anos na época do filme e interpretou um aluno de ensino médio! Existe alguma explicação pra isso? (Não só ele, vários outros personagens são bem mais velhos, mas o caso dele é mais tenso).
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraFoi um dos filmes que eu mais coloquei expectativa, mas achei bem fraquinho. I Saw the Devil sim é um filme de vingança foda.
Cinderela Baiana
2.0 1,1KSe esse filme tem algum defeito, eu ainda não encontrei.
O Bebê de Rosemary
3.9 1,9K Assista AgoraIa tentar fazer um comentário decente, mas não vou conseguir fazer algo à altura desse filme. Suspense psicológico maravilhoso. Impressionante como pode um filme ser tão bom com um enredo aparentemente tão simples.
A Culpa é das Estrelas
3.7 4,0K Assista AgoraAs pessoas que curtem filmes mais "cultos" (não há problema nenhum nisso, que fique claro) e vêm aqui comentar coisas do tipo "Dispenso" não sabem o quanto estão sendo imaturas e também não sabem o quanto é bom se desprender de certos preconceitos e dar uma chance pra esse filme em especial. Li o livro em 2012 e não estava com expectativa nenhuma. Acabei me surpreendendo. É de fato um ótimo filme e merece todos os elogios que está recebendo!
O Regresso
4.0 3,5K Assista AgoraLeonardo DiCaprio + Iñárritu tô chorando
Clube dos Cinco
4.2 2,6K Assista Agora"We're all pretty bizarre. Some of us are just better at hiding it, that's all."
Prova de Redenção
4.2 363Tem hora que não entendo o "Se você gostou deste filme, confira também estes aqui" do Filmow. O que tem a ver esse filme com Professora Sem Classe?
No Limite do Silêncio
3.8 80Uma daquelas (ótimas) descobertas aleatórias que você faz na locadora. Apesar de não ser muito conhecido, é um filme que indicaria SEMPRE.