"... É complicado analisar essa versão truncada, editada a pedido do produtor Harvey Weinstein, visando um maior apelo comercial. O resultado dessa colcha de retalhos não representa a beleza da ousada obra de estreia do promissor roteirista e diretor Ned Benson, dois projetos que exploram um mesmo caso de amor sob duas perspectivas, a da traumatizada esposa, vivida Jessica Chastain, com clara inspiração nas mulheres enigmáticas do cinema francês da época da Nouvelle Vague, e a do confuso marido, vivido pelo carismático James McAvoy. Tendo assistido as três versões, afirmo que o produto que estreia nos cinemas brasileiros é o que tem a execução mais problemática, perdendo toda a fluidez e o senso de silêncio, ainda que seja uma proposta válida e adulta em um gênero tão maltratado atualmente..." http://criticos.com.br/?p=6777&cat=1
"... A teatralidade na interpretação é, assim como o uso da música, uma ferramenta que expressa os sentimentos em jogo, que potencializa o soco no estômago desferido por aqueles que a sociedade julga como perdedores, o desgaste na relação entre pessoas que se amam tanto, que encontram dificuldade em conviver..." http://criticos.com.br/?p=6277&cat=1
"... É engraçado perceber que o diretor Peter Jackson sofre da mesma doença do dragão, o mal do ouro, que aflige o heroico anão Thorin nessa conclusiva aventura. Ao reger sua trilogia O Hobbit pelo mesmo diapasão de grandiosidade de O Senhor dos Anéis, ele conseguiu ofuscar a beleza da simplicidade no livro original de J.R.R. Tolkien..." http://www.dacine.com.br/criacuteticas2/o-hobbit-a-batalha-dos-cinco-exercitos
Crítica do espetacular "BOYHOOD - DA INFÂNCIA À JUVENTUDE", de Richard Linklater: "... Um retrato proustiano das várias etapas na formação do homem..." http://criticos.com.br/?p=6062&cat=1
"... É sempre prazeroso encontrar obras no gênero que recusem o conformismo sensorial, entregando relacionamentos críveis e verdadeiramente humanos. Costumo dizer que vejo mais robôs nos romances hollywoodianos do que nos filmes dos Transformers. A química entre o casal é cativante, as canções são de singela beleza, mas destaco a mensagem subliminar na cena que registra a declaração de resistência artística dos jovens, gravando seu disco nas ruas de Nova York, com aquela doce voz enfrentando a balbúrdia grosseira que a oprimia outrora..." http://criticos.com.br/?p=5733&cat=1
Crítica de "BEM-VINDO A NOVA YORK", de Abel Ferrara: "... Uma alegórica discussão sobre a relação entre sexo e poder na política. Não existe função social que esteja mais intrinsecamente ligada à essa relação, o berço da corrupção de caracteres, lugar onde o altruísmo é ilusão, universo para o qual os monstros se sentem atraídos e, aparentemente, se sentem mais confortáveis..." http://criticos.com.br/?p=5665&cat=1
"... Diferente do Tetsuo de Katsuhiro Otomo ou do Neo de Matrix, que eram envoltos por questões filosóficas pertinentes, Lucy é vendida pela trama como um evoluído farol de esperança para a humanidade, mas envolta por frases de efeito engraçadinhas e filosofia de botequim..." http://www.dacine.com.br/criacuteticas/lucy
Crítica de "OS MERCENÁRIOS 3": "... É como o reencontro de uma turma escolar que marcou sua vida, uma festa despretensiosa na qual somos convidados a esquecer as mazelas do mundo real e, por duas horas, entrarmos novamente em contato com a criança interna que se camuflava com tinta guache nas brincadeiras de guerra com os vizinhos..." http://criticos.com.br/?p=5593&cat=1
Crítica de "Amantes Eternos", de Jim Jarmusch: "... A incredulidade de vampiros com a constatação da involução humana..." http://criticos.com.br/?p=5586&cat=1
Crítica de "O Teorema Zero", de Terry Gilliam: "... O resultado final me resgatou boas lembranças do desfecho de Hannah e Suas Irmãs, onde o personagem de Woody Allen abraça a finitude com um olhar de fascínio exploratório, aceitando a beleza que se esconde nos detalhes. O personagem de Gilliam não sorri com os Irmãos Marx, mas parece entender que existe graça, ainda que melancólica, no caos..." http://criticos.com.br/?p=5407&cat=1
Crítica de "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson: "... Existe um pouco da elegância cômica de Ernst Lubitsch, uma melancolia que ecoa a de O Tempo Redescoberto de Marcel Proust, criativas gags sonoras que remetem a Jacques Tati, uma respeitosa reverência à fictícia Freedonia dos Irmãos Marx, até mais explicitamente uma homenagem a Blake Edwards, em uma das situações mais engraçadas no terceiro ato e na inspiração em Clouseau (eterno Peter Sellers) nos trejeitos do personagem de Ralph Fiennes, mas também vejo grande similaridade com a abordagem metafórica, proposta por Vicki Baum em seu livro Grande Hotel, do estabelecimento de hospedagem como um microcosmo humano, um personagem que respira e evolui na história..." http://www.dacine.com.br/criacuteticas1/o-grande-hotel-budapeste
Crítica de "Jersey Boys - Em Busca da Música": "... Clint Eastwood é um ótimo diretor, mas analisando especificamente sua adaptação do musical de sucesso da Broadway, que narra com muita liberdade dramática a carreira de Frankie Valli e os Four Seasons, enxergo claramente a abordagem tímida de um profissional por um gênero que não domina..." http://www.dacine.com.br/criacuteticas1/jersey-boys-em-busca-da-musica
Crítica de "Muppets 2 - Procurados e Amados": "... O diretor James Bobin e o roteirista Nicholas Stoller não conseguem repetir com o mesmo charme a mágica do filme anterior, deixando de cumprir o que a sequência de abertura prometia: um abraço no politicamente incorreto, em sintonia ideológica com Os Muppets – O Filme, de 1979, que atacava de forma cáustica a indústria do entretenimento. A Disney pode ter feito renascer Os Muppets, mas também os domesticou..." http://criticos.com.br/?p=5376&cat=1
Crítica de "O Homem Duplicado": "... O totalitarismo como uma “teia” que anestesia enquanto sufoca gradativamente sua vítima..." http://criticos.com.br/?p=5334&cat=1
Crítica de "O Lobo Atrás da Porta": "... O melhor filme em cartaz atualmente, um raro exemplo de perfeição em todos os quesitos, do elenco principal ao coadjuvante, da fotografia excelente de Lula Carvalho à montagem, da trilha sonora ao roteiro e direção..." http://criticos.com.br/?p=5248&cat=1
Crítica de "Grand Central": "A força do filme reside nas metáforas. A metáfora principal é ainda mais interessante, já que o protagonista é consumido gradativamente por seu desejo pela bela noiva de seu colega (vivida por Léa Seydoux) tanto quanto pela radiação..." http://criticos.com.br/?p=5219&cat=1
Crítica de "X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido": "... O diretor Bryan Singer se esforça, mas o roteiro não ajuda. Comparado ao filme anterior, esse é bem apático e truncado, com breves momentos interessantes, mas no geral, uma excelente chance desperdiçada..." Texto completo: http://www.dacine.com.br/criacuteticas1/x-men-dias-de-um-futuro-esquecido
Dois Lados do Amor
3.4 244 Assista Agora"... É complicado analisar essa versão truncada, editada a pedido do produtor Harvey Weinstein, visando um maior apelo comercial. O resultado dessa colcha de retalhos não representa a beleza da ousada obra de estreia do promissor roteirista e diretor Ned Benson, dois projetos que exploram um mesmo caso de amor sob duas perspectivas, a da traumatizada esposa, vivida Jessica Chastain, com clara inspiração nas mulheres enigmáticas do cinema francês da época da Nouvelle Vague, e a do confuso marido, vivido pelo carismático James McAvoy. Tendo assistido as três versões, afirmo que o produto que estreia nos cinemas brasileiros é o que tem a execução mais problemática, perdendo toda a fluidez e o senso de silêncio, ainda que seja uma proposta válida e adulta em um gênero tão maltratado atualmente..."
http://criticos.com.br/?p=6777&cat=1
Mommy
4.3 1,2K Assista Agora"... A teatralidade na interpretação é, assim como o uso da música, uma ferramenta que expressa os sentimentos em jogo, que potencializa o soco no estômago desferido por aqueles que a sociedade julga como perdedores, o desgaste na relação entre pessoas que se amam tanto, que encontram dificuldade em conviver..."
http://criticos.com.br/?p=6277&cat=1
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
3.9 2,0K Assista Agora"... É engraçado perceber que o diretor Peter Jackson sofre da mesma doença do dragão, o mal do ouro, que aflige o heroico anão Thorin nessa conclusiva aventura. Ao reger sua trilogia O Hobbit pelo mesmo diapasão de grandiosidade de O Senhor dos Anéis, ele conseguiu ofuscar a beleza da simplicidade no livro original de J.R.R. Tolkien..."
http://www.dacine.com.br/criacuteticas2/o-hobbit-a-batalha-dos-cinco-exercitos
November Man: Um Espião Nunca Morre
3.1 142 Assista grátis"... A motivação da missão é pessoal, para o protagonista e para o ator que o representa..."
http://criticos.com.br/?p=6129&cat=1
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraCrítica do espetacular "BOYHOOD - DA INFÂNCIA À JUVENTUDE", de Richard Linklater:
"... Um retrato proustiano das várias etapas na formação do homem..."
http://criticos.com.br/?p=6062&cat=1
O Juiz
3.8 781 Assista AgoraCrítica de "O JUIZ", com Robert Downey Jr. e Robert Duvall:
"... Um indefensável retalho de clichês..."
http://criticos.com.br/?p=6014&cat=1
O Homem Mais Procurado
3.5 200 Assista AgoraCrítica de "O HOMEM MAIS PROCURADO":
A onipresença da morte ideológica em um profissional...
http://criticos.com.br/?p=5959&cat=1
Mesmo se Nada der Certo
4.0 1,9K Assista Agora"... É sempre prazeroso encontrar obras no gênero que recusem o conformismo sensorial, entregando relacionamentos críveis e verdadeiramente humanos. Costumo dizer que vejo mais robôs nos romances hollywoodianos do que nos filmes dos Transformers. A química entre o casal é cativante, as canções são de singela beleza, mas destaco a mensagem subliminar na cena que registra a declaração de resistência artística dos jovens, gravando seu disco nas ruas de Nova York, com aquela doce voz enfrentando a balbúrdia grosseira que a oprimia outrora..."
http://criticos.com.br/?p=5733&cat=1
Bem-vindo a Nova York
3.3 56 Assista AgoraCrítica de "BEM-VINDO A NOVA YORK", de Abel Ferrara:
"... Uma alegórica discussão sobre a relação entre sexo e poder na política. Não existe função social que esteja mais intrinsecamente ligada à essa relação, o berço da corrupção de caracteres, lugar onde o altruísmo é ilusão, universo para o qual os monstros se sentem atraídos e, aparentemente, se sentem mais confortáveis..."
http://criticos.com.br/?p=5665&cat=1
Lucy
3.3 3,3K Assista Agora"... Diferente do Tetsuo de Katsuhiro Otomo ou do Neo de Matrix, que eram envoltos por questões filosóficas pertinentes, Lucy é vendida pela trama como um evoluído farol de esperança para a humanidade, mas envolta por frases de efeito engraçadinhas e filosofia de botequim..."
http://www.dacine.com.br/criacuteticas/lucy
Os Mercenários 3
3.2 916 Assista AgoraCrítica de "OS MERCENÁRIOS 3":
"... É como o reencontro de uma turma escolar que marcou sua vida, uma festa despretensiosa na qual somos convidados a esquecer as mazelas do mundo real e, por duas horas, entrarmos novamente em contato com a criança interna que se camuflava com tinta guache nas brincadeiras de guerra com os vizinhos..."
http://criticos.com.br/?p=5593&cat=1
Amantes Eternos
3.8 783 Assista AgoraCrítica de "Amantes Eternos", de Jim Jarmusch:
"... A incredulidade de vampiros com a constatação da involução humana..."
http://criticos.com.br/?p=5586&cat=1
Sobrevivente
3.4 27Crítica de "Sobrevivente":
"... O relato de um herói que queria apenas voltar a ser comum..."
http://criticos.com.br/?p=5526&cat=1
Guardiões da Galáxia
4.1 3,8K Assista AgoraCrítica de "Guardiões da Galáxia":
"... Os desajustados que eclipsaram os medalhões da empresa..."
http://criticos.com.br/?p=5531&cat=1
O Teorema Zero
3.1 224 Assista AgoraCrítica de "O Teorema Zero", de Terry Gilliam:
"... O resultado final me resgatou boas lembranças do desfecho de Hannah e Suas Irmãs, onde o personagem de Woody Allen abraça a finitude com um olhar de fascínio exploratório, aceitando a beleza que se esconde nos detalhes. O personagem de Gilliam não sorri com os Irmãos Marx, mas parece entender que existe graça, ainda que melancólica, no caos..."
http://criticos.com.br/?p=5407&cat=1
O Grande Hotel Budapeste
4.2 3,0KCrítica de "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson:
"... Existe um pouco da elegância cômica de Ernst Lubitsch, uma melancolia que ecoa a de O Tempo Redescoberto de Marcel Proust, criativas gags sonoras que remetem a Jacques Tati, uma respeitosa reverência à fictícia Freedonia dos Irmãos Marx, até mais explicitamente uma homenagem a Blake Edwards, em uma das situações mais engraçadas no terceiro ato e na inspiração em Clouseau (eterno Peter Sellers) nos trejeitos do personagem de Ralph Fiennes, mas também vejo grande similaridade com a abordagem metafórica, proposta por Vicki Baum em seu livro Grande Hotel, do estabelecimento de hospedagem como um microcosmo humano, um personagem que respira e evolui na história..."
http://www.dacine.com.br/criacuteticas1/o-grande-hotel-budapeste
O Espelho
2.9 931 Assista AgoraCrítica de "O Espelho":
"... A montagem embaralha o cérebro, ao invés de sobrecarregá-lo com sustos mecânicos..."
http://criticos.com.br/?p=5399&cat=1
Jersey Boys - Em Busca da Música
3.6 166 Assista AgoraCrítica de "Jersey Boys - Em Busca da Música":
"... Clint Eastwood é um ótimo diretor, mas analisando especificamente sua adaptação do musical de sucesso da Broadway, que narra com muita liberdade dramática a carreira de Frankie Valli e os Four Seasons, enxergo claramente a abordagem tímida de um profissional por um gênero que não domina..."
http://www.dacine.com.br/criacuteticas1/jersey-boys-em-busca-da-musica
Muppets 2: Procurados e Amados
3.2 100 Assista AgoraCrítica de "Muppets 2 - Procurados e Amados":
"... O diretor James Bobin e o roteirista Nicholas Stoller não conseguem repetir com o mesmo charme a mágica do filme anterior, deixando de cumprir o que a sequência de abertura prometia: um abraço no politicamente incorreto, em sintonia ideológica com Os Muppets – O Filme, de 1979, que atacava de forma cáustica a indústria do entretenimento. A Disney pode ter feito renascer Os Muppets, mas também os domesticou..."
http://criticos.com.br/?p=5376&cat=1
O Homem Duplicado
3.7 1,8K Assista AgoraCrítica de "O Homem Duplicado":
"... O totalitarismo como uma “teia” que anestesia enquanto sufoca gradativamente sua vítima..."
http://criticos.com.br/?p=5334&cat=1
O Lobo Atrás da Porta
4.0 1,3K Assista AgoraCrítica de "O Lobo Atrás da Porta":
"... O melhor filme em cartaz atualmente, um raro exemplo de perfeição em todos os quesitos, do elenco principal ao coadjuvante, da fotografia excelente de Lula Carvalho à montagem, da trilha sonora ao roteiro e direção..."
http://criticos.com.br/?p=5248&cat=1
Grand Central
2.9 45Crítica de "Grand Central":
"A força do filme reside nas metáforas. A metáfora principal é ainda mais interessante, já que o protagonista é consumido gradativamente por seu desejo pela bela noiva de seu colega (vivida por Léa Seydoux) tanto quanto pela radiação..."
http://criticos.com.br/?p=5219&cat=1
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
4.0 3,7K Assista AgoraCrítica de "X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido":
"... O diretor Bryan Singer se esforça, mas o roteiro não ajuda. Comparado ao filme anterior, esse é bem apático e truncado, com breves momentos interessantes, mas no geral, uma excelente chance desperdiçada..."
Texto completo:
http://www.dacine.com.br/criacuteticas1/x-men-dias-de-um-futuro-esquecido
Mulheres ao Ataque
3.2 652 Assista AgoraCrítica de "Mulheres ao Ataque":
"... Um esqueleto narrativo em estágio terminal de osteoporose..."
http://criticos.com.br/?p=5076&cat=1