Revi com minha mãe, a propósito convidativo de um debate em cineclube, e foi ótimo vê-la torcer pelos mocinhos/bandidos (leia-se: anti-heróis): por mais radicalmente anti-armamentista que minha mãe seja, em diversos momentos ela queria que os personagens matassem seus perseguidores, de tão entusiasmada que ela ficou. Há inúmeras possibilidades de interpretação freudiana para as situações do filme, com destaque para aquela abertura explícita e magistral. A voz de Peggy Cummins é sumamente sedutora: que mulher linda, como não se apaixonar imediatamente por ela? Trata-se de um filme pioneiro e mui subversivo, que aborda as questões fetichistas de maneira originalíssima e enfatizando a complementaridade requerida por determinadas ações, sobremaneira quando de ordem criminosa. A seqüência final - idílica e desoladora, ao mesmo tempo - é excelente. Em minha opinião empolgada, uma obra-prima absoluta! (WPC>)
Ouvi tanta gente falando mal, que adentrei a sessão sem quase nenhuma expectativa. Mas, tanto como ocorreu em ENCANTO, fui logo atraído pelas belas canções com acento hispânico. Havia algo de promissor na narrativa, que atualizava questões tanto do Velho Testamento quanto de MILAGRE EM MILÃO, no que tange a livre-arbítrio e questões afins. Mas, de repente, tudo se perde numa narrativa insossa, sem desejo ou paixão, tão artificial que parece uma mera costura forçada para acrescentar as auto-referências a inúmeros outros longas-metragens clássicos da Disney. Será que o roteiro foi escrito com o auxílio de Inteligência Artificial? É o que parece! Tanto que a reviravolta não convence muito, além de eu ter achado o personagem do bodinho falante (com voz grave) inconveniente e destoante. Os momentos isolados de candura compensam o saldo geral entretanto: minha mãe, por exemplo, adorou! (WPC>)
Este filme marcou a minha pré-adolescência: foi a primeira vez na vida em que ouvi a palavra "orgasmo" e que apresentou-me a uma artista que, naquela época, já era completa, já podai ser considerada imortal. após o show arrebatador do último sábado, no Brasil, resolvi voltar a este documentário seminal, e percebi muitas similaridades cênicas. Os depoimentos são ótimos, bem como a demonstração das vocações maternais da cantora, que tratava a seus dançarinos como filhos. Ela não hesita em se exibir como caprichosa, mimada e um tanto infantil nalguns momentos, mas tudo isso é justificado pelas diversas falas sobre a necessidade de ser amada. As situações envolvendo os seus familiares, no show em Detroit, também explicam muito sobre ele. Idem quanto aos encontros com Kevin Costner, Pedro Almodóvar, Antonio Banderas e o relacionamento com Warren Beatty. A despeito da longa duração, é um filme muito gostoso de ser visto, principalmente quando se é fã da estrela titular. Muito bom perceber quão fiel a si mesma ela permaneceu, trinta e três anos depois que ela própria tinha ainda 33 anos. Adorei! (WPC>)
Em uma nova revisão, com debate, alguns problemas, maiores que as próprias contradições estruturais, se manifestam: o desfecho imposto por David Cardoso, por exemplo, que contradiz a lógica anterior do enfrentamento entre os personagens. No geral, entretanto, a autoralidade candeiasiana e a base teatral validam a narrativa muito forte sobre um período atroz de nossa história. O personagem masculino é bem construído em sua ojeriza e Vera Gimenez consegue se impor como freira descobrindo que amar a Deus requer prática. O uso da trilha musical, a montagem elíptica e a fotografia do próprio Candeias são agrados à parte, bem como a averiguação das obsessões bestiais do realizador, que sempre expõe como as agruras do ambiente tendem a desumanizar os indivíduos. Incômodo e problemático, mas indubitavelmente ótimo! (WPC>)
Vários amigos acham este o melhor da trilogia. Eu, entretanto, sempre tive uma barreira íntima em relação a ele. Na revisão, acho que entendi o porquê, em lógica de psicologia reversa, visto que vermelho é a minha cor favorita, sou extremamente cinófilo e também passo por questões envolvendo a renúncia de compromissos pessoais em razão de problemas familiares. Zbigniew Preisner comparece com um lindo bolero (executado numa passarela de moda, quem diria?) e Iréne Jacob encanta-nos a cada instante, a cada sorriso, a cada emulação profissional de tristeza... A direção e a montagem são sobremaneira joviais e a personificação de Jean-Louis Trintignant faz jus à sua fama enquanto ícone francês. O vermelho fascina, seduz... As indicações ao Oscar que o filme recebeu são merecedíssimas! Imagino o impacto desta obra para o jovem Paul Thomas Anderson, por exemplo. Lindo: na revisão, emocionei-me bastante! (WPC>)
O tom dramático muda em relação ao primeiro filme: aqui, o diretor retorna à condição polonesa, em contraste com o idílio francês, prometido via matrimônio com uma das mulheres mais lindas existentes: apaixonei-me perdidamente por Julie Delpy desde o primeiro instante. Sua personagem é cruel, entretanto: ferida em seu desejo feminino, ela é pivô de uma trama de vingança que, em muitos aspectos, soa alegórica. O tango preisneriano é belíssimo, e a amizade edificada naquela corrida na neve marcou a minha pós-adolescência! É o menos favorito da trilogia, mas, ainda assim, brilhante em diversos aspectos! (WPC>)
Depois de assistir a este filme N vezes em minha adolescência (obrigado, revista Caras!), o revi após mais de 20 anos - e foi uma experiência epifânica , tanto como são muitas das situações que ocorrem no enredo: parte-se de uma tragédia, de um evento muito doloroso, rumo à potência da reconciliação, com uma sinfonia enquanto metáfora. Juliette Binoche está em estado de graça, e a trilha musical de Zbigniew Preisner é antológica, clássica desde o momento de sua composição. Que fotografia sublime: sempre que aparecia um relance de azul, eu comemorava, eu exultava. Mas há estratagemas ainda mais complexos e sutis envolvendo cores, como aqueles apagões de hesitação, em momentos decisivos. os coadjuvantes são ótimos (até Emmanuelle Riva comparece) e as situações paralelas e/ou secundárias são igualmente contributivas para a libertação da protagonista, em sua renúncia inicial ao luto. Obra-prima absoluta: soberbo! (WPC>)
De fato, quando Dercy Gonçalves está em cena, o filme consegue provocar o riso por conta de seus exageros. Mas o que ela faz com um cavalo e seu condutor, no terço final, é indefensável: minha mãe ficou irritadíssima, inclusive porque ela sequer paga ao figurante, que fica inerte enquanto as situações previsíveis de resolução acontecem. O casal jovem é canastrão e as crianças são graciosas. E, por mais que as apresentações da escola de samba soem um tanto arrítmicas, no modo como invadem a narrativa e se demoram - desencadeando um desfecho anticlimático para o filme -, elas comprovam o zelo do diretor em relação à trilha musical. É uma produção que, em suas convenções chanchadescas tardias, envelheceu mal. Mas que, ainda assim, diverte e faz com que prestemos atenção ao seu realizador, infelizmente pouco valorizado pelos enciclopedistas cinéfilos. De minha parte, estou esforçando-me para corrigir isso! (WPC>)
Apesar do título suspeitoso e execrável, o file é bem mais elaborado do que a publicidade fez parecer: o enredo, em sua brasilização de O CÉU PODE ESPERAR e afins, proporciona boas interpretações ao elenco envolvido e um aproveitamento elaborado de personagens lúbricos históricos. Sandra Barsotti, colaboradora habitual do diretor, está contida, enquanto Maria Lúcia Dahl arrebenta como uma feminista assumida e ostensiva. Quem acreditaria no Ney Latorraca enquanto conquistador heterossexual? (risos) Grande Otelo, apenas por aparecer, já nos provoca risos legítimos. E o cuidado do cineasta com a trilha musical (ótimo o tema próprio, inclusive) é mui laudatória. As seqüências que mostram a infância dos gêmeos evidencia um freudianismo extraordinário. Não gostei tanto quanto poderia gostar, mas achei o projeto inteligente e merecedor de novas chances. De uma hora para outra, estou recomendando para todo mundo um diretor que eu não conhecia - e que, infelizmente, partiu muito cedo, tendo realizado pouquíssimos filmes! (WPC>)
Surpreendentemente, apesar de eu ter pesquisado as pornochanchadas em meu Mestrado, eu não conhecia o Saul Lachtermacher até um dia desses. E, sem ter visto os filmes, cri que ele fosse medíocre por causa de seus títulos super machistas. Erro meu! A despeito do ponto de partida machista, inevitavelmente, o roteiro torna o protagonista legitimamente defensável (por ele não ser ciumento, por exemplo). O modo como os adultérios são justificados (mediante concessão psicanalítica) é interessante e a revelação da "maldição" impotente é hábil e divertido. Minha mãe gargalhou em diversas cenas e eu fiquei realmente espantado com a guinada ideológica que o filme dá: a partir da mais repetitiva das situações, faz com que percebamos que há um problema nisso (vide as conversas do ciclo feminino, desde a despedida de solteiro). Quem diria? (WPC>)
Fiquei muito interessado por este filme desde que soube de seu lançamento: amo musicais e sou apaixonado por música brega. E acho a Raffaella Carrà belíssima, obviamente. Como tal, é claro que eu interessar-me-ia por um a homenagem a ela. E, de fato, curti o começo efusivo e o modo como, gradualmente, em meio ao desenvolvimento da comédia romântica, passa-se a abordar a questão da censura durante uma ditadura militar. O que poderia alavancar o filme serviu para atrapalhá-lo, no sentido de que, no terço final, o roteiro rende-se a uma indulgência excessiva em relação a personagens moralistas e sumamente vilanescos, que são recompensados por terem feito o pior, uma pena. Tantos finais diferentes (e melhores) foram anunciados... Por motivos óbvios, lembramos de MMA MIA! - O FILME, mas o alinhavamento cancional é superior aqui, além de as canções serem mais respeitadas. Vi com minha mãe, foi divertido, ao menos! (WPC>)
Apesar do título amplo e diagnosticador, a reflexão nacional possui um viés íntimo e familiar: o que interessa ao diretor não é realizar um tratado sobre a pornochanchada, como parecia, mas uma abordagem pessoal, semi-ensaística, acerca de sua relação com os filmes do pai diretor, Saul Lachtermacher, que eu bizarramente não conhecia, apesar de ser atraído pelo tema de suas obras. Já descobri que, dentre os quatro longas-metragens deste diretor, ao menos três estão atualmente disponíveis, na internet. Compensarei esse atraso urgentemente, enquanto aguardo novas sessões do derradeiro filme, considerado perdido por muito tempo. Pessoalmente, até gostei da narração do Adolfo, mas incomodei-me com o excesso de de imagens de três filmes, exageradamente mostrados, o que atrapalha o prazer de quem ainda não os viu ou soa redundante para quem já os conhece. Achei oportuno que a consciência do machismo estrutural naqueles enredos fosse reconhecida e criticada , mas não rejeitada por completo, visto que, a despeito disso, alguns dos filmes maculados por esta pecha ignóbil têm algo de interessante em seu bojo. É o que verificarei a partir da filmografia do Saul... Voltarei a este assunto: aguardem-me! (WPC>)
Numa oportunidade anterior, o diretor deste documentário adaptou muito bem uma obra do escritor: acho O CLUBE DOS ANJOS um filme interessantíssimo. Mas não entendi bem o recorte temporal escolhido para este documentário camerístico, intimista quanto o autor se declara: filmado em 2016, às véspera do aniversário de 80 anos do personagem-título, há uma contagem repressiva para a data-chave. Mas, exceto por esta relevante comemoração, por que escolher este período? Não há justificativa para tal e, apesar do ritmo lento - que, repito, combina com as declarações de introspeção do escritor - pouco é mostrado, não se sabe muita coisa sobre ele, exceto que ele é amado pela família e que movimenta-se com dificuldade, por conta da idade avançada. E daí? Temos um importantíssimo escritor em cena, e o diretor realiza um elogio à monogamia bem sucedida? Tem seus méritos, claro, mas decepciona bastante em relação ao biografado. (WPC>)
Não conhecia esta diretora e, num filme quiçá hiperestimado pela crítica, deparei-me com uma versão feminina do Denys Arcand: seus registros são muito parecidos, no que tange à exposição dos preconceitos inassumidos da 'intelligentsia' canadense francófona. A beleza de Pierre-Yves Cardinal chama muito a atenção, de modo que, em diversos momentos, colocamo-nos ao lado da protagonista: o que faríamos, no lugar dela? A diretora, que também aparece como coadjuvante, demonstra-se francamente simpática à personagem, e entremeia bem a sua comédia de costumes, ainda que a montagem acelerada incomode, por vezes: é como se ela soubesse se expressar apenas através dos jogos de 'zoom' nos planos e contraplanos. Até que percebemos a inteligência dos enquadramentos fotográficos, que metonimizam as "distâncias" emocionais entre os personagens. O reflexo dos estados de espírito da protagonista nas aulas que leciona é uma ótima sacada, bem como o uso da canção dos Scorpions. Não esperava muita coisa, mas até que curti. Rola um 'mea culpa' em vários instantes! (risos) - WPC>
Os dois atores são muito bons e a personagem feminina é um exemplo a ser seguido, sendo tão simpática quanto combativa/resistente. Porém, o roteiro pé clicheroso e entulhado de clichês. Apela para a fórmula fácil dos 'flashbacks' e possui um desfecho que não completa todas as firulas despejadas ao longo dos diálogos. Ainda assim, agrada e enternece: sem muitas expectativas, conquista-nos pela leveza dramática. Genérico, mas sumamente bem intencionado! (WPC)
A cada novo filme desta diretora que eu descubro, gosto mais e mais dela: o interessante é como ela consegue nos fazer empatizar com pessoas (ricas e eventualmente entendidas ou culpadas) que, noutro contexto, causar-nos-ia irritação. A opção por equalizar os cotidianos de mais de um personagem - ao invés de apenas focar na ótima protagonista - foi mui acertado: fiquei apaixonado pela irmã! Os diálogos atualizam aquilo que, antes, admirávamos em Woody Allen, por exemplo, mas numa vertente mais abrangente, feminina, dócil, otimista em seu ímpeto ressignificador. É muito engraçado ao não titubear perante as tristezas do dia a dia, tornando-as matéria-prima de uma reflexão agridoce e graciosa sobre as "mentiras piedosas" que contamos e as conseqüências das mesmas - às vezes, não tão bondosas quanto intencionadas. Elenco excelente, progressão da narrativa respeitosa e entretenedora. Amo a Nicole Holofcener, ela merece ser descoberta pelo grande público - nem que seja como proporcionadora de filmes de auto-ajuda (para os aquisitivamente favorecidos) com elogiáveis qualidades! (WPC>)
Antes da sessão, não sabia muito o que pensar: a despeito de, na época, eu ainda confiar bastante no John Singleton, achei a regravação desnecessária, tinha a impressão de que o Samuel L. Jackson talvez fosse velho demais para a conjuntura sexual do personagem. Para a minha (boa) surpresa, o diretor não regrava o filme original (cujo protagonista também comparece como parente do personagem-título atual): trata-se de uma nova vertente justiceira, de outra pegada (o sexo ocorre em 'off', em breves relances, mencionados em diálogos provocadores). O enfoque é mais explicitamente antirracista (como se esperava do realizador), com reflexões sobre impunidade que têm muito a ver com o cinema policial hollywoodiano da década de 1980. Gostei muito de ver Toni Collette enquanto coadjuvante de kuxo, bonitona, expressiva... Christian Bale torna o seu mimado personagem sobremaneira repulsivo (ainda que ele também pareça acima da idade para o papel de almofadinha juvenil) e Jeffrey Wright está super sedutor como vilão acessório, ambíguo, atemorizante. É um filme estranho em seu tom "convencional" em muitos aspectos, mas longe de ser desprezível. Bem interpretado, honesto em suas intenções, reverente na medida certa quanto ao produto original, bem mais cru. Curti, quem diria... Por que deixei passar tanto tempo até aceitar este bom produto de massa?! (WPC>)
Quando Patrick Wilson está em cena, o filme cresce bastante. Quando não, é atravessado por um humor infantilizado e inconveniente, no qual o protagonista parece estar cansado de interpretar um personagem que tanto lhe convém. O elenco é privilegiado, mas os papéis que ficam sob o seu encargo, nem tanto, infelizmente. O visual subaquático é deslumbrante, mas o ritmo da narrativa é confuso e desinteressante. Em determinado momento, senti-me tentado a não entender mais o que estava em curso, de tão arrítmico que era o desenrolar dos eventos, as explicações sobre os fatos que concatenam os personagens. O vilão é vendido como impactante, mas facilmente derrotável, a despeito do poderio milenar e da enorme malevolência. Minha mãe curtiu os exageros dos cenários, o jogo de cores... Eu fiquei entediado, na maior parte da sessão, mas tem duas ou três seqüências que causam um mínimo fascínio (o que ocorre na Boca do Diabo, por exemplo)... (WPC>)
Apesar de eu ter um interesse agudo de pesquisa acadêmica nos filmes da GloboFilmes - precisamente no período em que esse título foi lançado -, por algum motivo, deixei este filme passar, quando ele esteve em exibição nos cinemas. Uma pena: a despeito dos sustos iniciais por causa da montagem picotada, a origem teatral é muito boa e o quarteto de atores está bastante inspirado. O roteiro antecipa muito do que, recentemente, comoveu as platéias internacionais em TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO. É uma comédia romântica com as obsessões aburguesadas da produtora, mas que possui momentos legitimamente interessantes e algumas brechas dramáticas dignas de menção elogiosa. Mais uma vez, por causa do elenco inspirado. A trilha cancional é fofinha em seu resgate nostálgico. Foi uma acalentadora surpresa, descoberto vinte anos depois! (WPC>)
Uma pena que um ponto de partida tão brilhante tenha se esvaído... A seqüência de abertura é magistral (aterrorizante e mui original), mas, do primeiro terço para o final, tudo se esvai, degringola... Por mais que obedeça à cartilha 'slasher', desenvolve os personagens de maneira preguiçosa e mui negativa (a protagonista chega a ser cúmplice de vilã!), sendo os diálogos péssimos e a consecução de situações desagradável em sua nulidade (num instante, alguém é estripado. No momento seguinte, quem testemunhou o crime está acenando num desfile?). Os efeitos visuais/de maquiagem são exagerados e nem sempre convincentes, mas funcionam dentro da reverência 'trash' do filme. Do meio para o final, chega a ser insuportável de ser conferido, de tão mal-feito que são os 'plots' e as interações entre os personagens: dá para perceber que se inspiraram nesta péssima releitura contemporânea - ainda em curso, infelizmente - da franquia PÂNICO. Urgh! (WPC>)
Um tesouro este documentário: em menos de uma hora, exibe imagens raras, valiosas, incríveis da juventude do mestre espanhol. Há análises inteligentes de alguns seus filmes e entrevistas com importantes colaboradores. Obviamente que, por ser curto (e televisivo), falta muita coisa. Mas, dentro do que pôde fazer, é ótimo! (WPC>)
Sendo bastante sincero: quando o filme começou, não cri que gostaria tanto dele, em razão da apresentação um tano convencional dos depoimentos e da abordagem quase aleatória da trajetória de interações, ao longo de 15 anos, numa montagem que não respeita a cronologia. À medida que eu avançava (ou melhor, imergia) no filme, percebi que ele respeitava a cadência musical/comunicacional que permitiu que o talentoso e simpático Lorenzo afinal se comunicasse - e, nessa investida e "canção de uma nota só", eu me emocionei. O desfecho é belíssimo e a própria exposição do diretor, enquanto músico sobremaneira compenetrado é incrível. Como não se apaixonar pelo tratamento deveras humano da musicoterapeuta Clarisse Prestes? Uma mulher incrível, que realiza milagres em sua pratica artística. Não tem nada a ver com os trabalhos marginais do realizador (ele tenta emular o estilo anterior através daquela edição acelerada?!), mas é uma reinvenção envelhecida sobremaneira respeitável. Quis uma louvável coincidência que eu tenha ajuda o amigo de um amigo a corrigir um TCC sobre autismo, recentemente. Envolvi-me tanto com o tema que, vendo o filme, gostei muito mais do que eu imaginava e esperava. Comigo, funcionou bastante! (WPC>)
Apesar de não ter funcionado plenamente comigo, nesta revisão, acho compreensível e defensável que muitos críticos considerem este filme uma obra-prima. Afinal, representa, sim, a quintessência do subgênero 'noir', numa trama sobremaneira complicada (a partir de certo ponto) que, a despeito de uma ou outra firula, não suprime a excelência do roteiro: anotei vários diálogos, enquanto revia o filme. O elenco é ótimo, o desfecho é belíssimo e a condução directiva é adulta, madura e tecnicamente elegante, demonstrando que seu realizador transcreveu com rigor e maestria aquilo que aprendera e executara durante seus maravilhosos filmes de terror. Repleto de possibilidades de interpretações e conjecturas. A ser revisto, novamente! (WPC>)
Não vi o filme anterior do diretor (mas tenho certeza de que o apreciarei) e, pela comparação entre os dois enredos, dá para perceber que ele deseja se firmar como uma espécie de Nick Hornby cinematográfico. O ponto de partida para este filme possui muitas similaridades com ALTA FIDELIDADE, ainda que siga um rumo narrativo à la P.S. EU TE AMO. Seja como for, ele consegue nos cativar e demonstrar volição quanto à superação emocional da protagonista, num luto prolongado por alguém que se foi há dois anos. Os atores são simpáticos e, obviamente, as canções são legaizinhas (Nely Furtado até faz uma ponta!), mas a falta de lógica físico-teleológica do roteiro faz com que percamos o interesse na situação central, visto que as "descobertas" da protagonista, quanto ao disco definitivo que pode mudar o seu passado/futuro, não fazem multo sentido. É uma diversão confortável, mas que desperdiça a chance de ser um filme realmente interessante. O terço final apressa o ritmo e torna-se enfadonho, paradoxalmente. Uma pena. Mas insisto que o diretor merece ser conhecido: aguardemos os seus próximos trabalhos! (WPC>)
Mortalmente Perigosa
4.1 39 Assista AgoraRevi com minha mãe, a propósito convidativo de um debate em cineclube, e foi ótimo vê-la torcer pelos mocinhos/bandidos (leia-se: anti-heróis): por mais radicalmente anti-armamentista que minha mãe seja, em diversos momentos ela queria que os personagens matassem seus perseguidores, de tão entusiasmada que ela ficou. Há inúmeras possibilidades de interpretação freudiana para as situações do filme, com destaque para aquela abertura explícita e magistral. A voz de Peggy Cummins é sumamente sedutora: que mulher linda, como não se apaixonar imediatamente por ela? Trata-se de um filme pioneiro e mui subversivo, que aborda as questões fetichistas de maneira originalíssima e enfatizando a complementaridade requerida por determinadas ações, sobremaneira quando de ordem criminosa. A seqüência final - idílica e desoladora, ao mesmo tempo - é excelente. Em minha opinião empolgada, uma obra-prima absoluta! (WPC>)
Wish: O Poder dos Desejos
3.0 163 Assista AgoraOuvi tanta gente falando mal, que adentrei a sessão sem quase nenhuma expectativa. Mas, tanto como ocorreu em ENCANTO, fui logo atraído pelas belas canções com acento hispânico. Havia algo de promissor na narrativa, que atualizava questões tanto do Velho Testamento quanto de MILAGRE EM MILÃO, no que tange a livre-arbítrio e questões afins. Mas, de repente, tudo se perde numa narrativa insossa, sem desejo ou paixão, tão artificial que parece uma mera costura forçada para acrescentar as auto-referências a inúmeros outros longas-metragens clássicos da Disney. Será que o roteiro foi escrito com o auxílio de Inteligência Artificial? É o que parece! Tanto que a reviravolta não convence muito, além de eu ter achado o personagem do bodinho falante (com voz grave) inconveniente e destoante. Os momentos isolados de candura compensam o saldo geral entretanto: minha mãe, por exemplo, adorou! (WPC>)
Na Cama com Madonna
3.7 152Este filme marcou a minha pré-adolescência: foi a primeira vez na vida em que ouvi a palavra "orgasmo" e que apresentou-me a uma artista que, naquela época, já era completa, já podai ser considerada imortal. após o show arrebatador do último sábado, no Brasil, resolvi voltar a este documentário seminal, e percebi muitas similaridades cênicas. Os depoimentos são ótimos, bem como a demonstração das vocações maternais da cantora, que tratava a seus dançarinos como filhos. Ela não hesita em se exibir como caprichosa, mimada e um tanto infantil nalguns momentos, mas tudo isso é justificado pelas diversas falas sobre a necessidade de ser amada. As situações envolvendo os seus familiares, no show em Detroit, também explicam muito sobre ele. Idem quanto aos encontros com Kevin Costner, Pedro Almodóvar, Antonio Banderas e o relacionamento com Warren Beatty. A despeito da longa duração, é um filme muito gostoso de ser visto, principalmente quando se é fã da estrela titular. Muito bom perceber quão fiel a si mesma ela permaneceu, trinta e três anos depois que ela própria tinha ainda 33 anos. Adorei! (WPC>)
A Freira e a Tortura
3.0 17Em uma nova revisão, com debate, alguns problemas, maiores que as próprias contradições estruturais, se manifestam: o desfecho imposto por David Cardoso, por exemplo, que contradiz a lógica anterior do enfrentamento entre os personagens. No geral, entretanto, a autoralidade candeiasiana e a base teatral validam a narrativa muito forte sobre um período atroz de nossa história. O personagem masculino é bem construído em sua ojeriza e Vera Gimenez consegue se impor como freira descobrindo que amar a Deus requer prática. O uso da trilha musical, a montagem elíptica e a fotografia do próprio Candeias são agrados à parte, bem como a averiguação das obsessões bestiais do realizador, que sempre expõe como as agruras do ambiente tendem a desumanizar os indivíduos. Incômodo e problemático, mas indubitavelmente ótimo! (WPC>)
A Fraternidade é Vermelha
4.2 440 Assista AgoraVários amigos acham este o melhor da trilogia. Eu, entretanto, sempre tive uma barreira íntima em relação a ele. Na revisão, acho que entendi o porquê, em lógica de psicologia reversa, visto que vermelho é a minha cor favorita, sou extremamente cinófilo e também passo por questões envolvendo a renúncia de compromissos pessoais em razão de problemas familiares. Zbigniew Preisner comparece com um lindo bolero (executado numa passarela de moda, quem diria?) e Iréne Jacob encanta-nos a cada instante, a cada sorriso, a cada emulação profissional de tristeza... A direção e a montagem são sobremaneira joviais e a personificação de Jean-Louis Trintignant faz jus à sua fama enquanto ícone francês. O vermelho fascina, seduz... As indicações ao Oscar que o filme recebeu são merecedíssimas! Imagino o impacto desta obra para o jovem Paul Thomas Anderson, por exemplo. Lindo: na revisão, emocionei-me bastante! (WPC>)
A Igualdade é Branca
4.0 366 Assista AgoraO tom dramático muda em relação ao primeiro filme: aqui, o diretor retorna à condição polonesa, em contraste com o idílio francês, prometido via matrimônio com uma das mulheres mais lindas existentes: apaixonei-me perdidamente por Julie Delpy desde o primeiro instante. Sua personagem é cruel, entretanto: ferida em seu desejo feminino, ela é pivô de uma trama de vingança que, em muitos aspectos, soa alegórica. O tango preisneriano é belíssimo, e a amizade edificada naquela corrida na neve marcou a minha pós-adolescência! É o menos favorito da trilogia, mas, ainda assim, brilhante em diversos aspectos! (WPC>)
A Liberdade é Azul
4.1 650 Assista AgoraDepois de assistir a este filme N vezes em minha adolescência (obrigado, revista Caras!), o revi após mais de 20 anos - e foi uma experiência epifânica , tanto como são muitas das situações que ocorrem no enredo: parte-se de uma tragédia, de um evento muito doloroso, rumo à potência da reconciliação, com uma sinfonia enquanto metáfora. Juliette Binoche está em estado de graça, e a trilha musical de Zbigniew Preisner é antológica, clássica desde o momento de sua composição. Que fotografia sublime: sempre que aparecia um relance de azul, eu comemorava, eu exultava. Mas há estratagemas ainda mais complexos e sutis envolvendo cores, como aqueles apagões de hesitação, em momentos decisivos. os coadjuvantes são ótimos (até Emmanuelle Riva comparece) e as situações paralelas e/ou secundárias são igualmente contributivas para a libertação da protagonista, em sua renúncia inicial ao luto. Obra-prima absoluta: soberbo! (WPC>)
Com Minha Sogra em Paquetá
3.1 3De fato, quando Dercy Gonçalves está em cena, o filme consegue provocar o riso por conta de seus exageros. Mas o que ela faz com um cavalo e seu condutor, no terço final, é indefensável: minha mãe ficou irritadíssima, inclusive porque ela sequer paga ao figurante, que fica inerte enquanto as situações previsíveis de resolução acontecem. O casal jovem é canastrão e as crianças são graciosas. E, por mais que as apresentações da escola de samba soem um tanto arrítmicas, no modo como invadem a narrativa e se demoram - desencadeando um desfecho anticlimático para o filme -, elas comprovam o zelo do diretor em relação à trilha musical. É uma produção que, em suas convenções chanchadescas tardias, envelheceu mal. Mas que, ainda assim, diverte e faz com que prestemos atenção ao seu realizador, infelizmente pouco valorizado pelos enciclopedistas cinéfilos. De minha parte, estou esforçando-me para corrigir isso! (WPC>)
Deixa, Amorzinho... Deixa
2.5 4Apesar do título suspeitoso e execrável, o file é bem mais elaborado do que a publicidade fez parecer: o enredo, em sua brasilização de O CÉU PODE ESPERAR e afins, proporciona boas interpretações ao elenco envolvido e um aproveitamento elaborado de personagens lúbricos históricos. Sandra Barsotti, colaboradora habitual do diretor, está contida, enquanto Maria Lúcia Dahl arrebenta como uma feminista assumida e ostensiva. Quem acreditaria no Ney Latorraca enquanto conquistador heterossexual? (risos) Grande Otelo, apenas por aparecer, já nos provoca risos legítimos. E o cuidado do cineasta com a trilha musical (ótimo o tema próprio, inclusive) é mui laudatória. As seqüências que mostram a infância dos gêmeos evidencia um freudianismo extraordinário. Não gostei tanto quanto poderia gostar, mas achei o projeto inteligente e merecedor de novas chances. De uma hora para outra, estou recomendando para todo mundo um diretor que eu não conhecia - e que, infelizmente, partiu muito cedo, tendo realizado pouquíssimos filmes! (WPC>)
O Marido Virgem
2.6 4Surpreendentemente, apesar de eu ter pesquisado as pornochanchadas em meu Mestrado, eu não conhecia o Saul Lachtermacher até um dia desses. E, sem ter visto os filmes, cri que ele fosse medíocre por causa de seus títulos super machistas. Erro meu! A despeito do ponto de partida machista, inevitavelmente, o roteiro torna o protagonista legitimamente defensável (por ele não ser ciumento, por exemplo). O modo como os adultérios são justificados (mediante concessão psicanalítica) é interessante e a revelação da "maldição" impotente é hábil e divertido. Minha mãe gargalhou em diversas cenas e eu fiquei realmente espantado com a guinada ideológica que o filme dá: a partir da mais repetitiva das situações, faz com que percebamos que há um problema nisso (vide as conversas do ciclo feminino, desde a despedida de solteiro). Quem diria? (WPC>)
Explota Explota
3.0 4 Assista AgoraFiquei muito interessado por este filme desde que soube de seu lançamento: amo musicais e sou apaixonado por música brega. E acho a Raffaella Carrà belíssima, obviamente. Como tal, é claro que eu interessar-me-ia por um a homenagem a ela. E, de fato, curti o começo efusivo e o modo como, gradualmente, em meio ao desenvolvimento da comédia romântica, passa-se a abordar a questão da censura durante uma ditadura militar. O que poderia alavancar o filme serviu para atrapalhá-lo, no sentido de que, no terço final, o roteiro rende-se a uma indulgência excessiva em relação a personagens moralistas e sumamente vilanescos, que são recompensados por terem feito o pior, uma pena. Tantos finais diferentes (e melhores) foram anunciados... Por motivos óbvios, lembramos de MMA MIA! - O FILME, mas o alinhavamento cancional é superior aqui, além de as canções serem mais respeitadas. Vi com minha mãe, foi divertido, ao menos! (WPC>)
O País da Pornochanchada
3.2 2Apesar do título amplo e diagnosticador, a reflexão nacional possui um viés íntimo e familiar: o que interessa ao diretor não é realizar um tratado sobre a pornochanchada, como parecia, mas uma abordagem pessoal, semi-ensaística, acerca de sua relação com os filmes do pai diretor, Saul Lachtermacher, que eu bizarramente não conhecia, apesar de ser atraído pelo tema de suas obras. Já descobri que, dentre os quatro longas-metragens deste diretor, ao menos três estão atualmente disponíveis, na internet. Compensarei esse atraso urgentemente, enquanto aguardo novas sessões do derradeiro filme, considerado perdido por muito tempo. Pessoalmente, até gostei da narração do Adolfo, mas incomodei-me com o excesso de de imagens de três filmes, exageradamente mostrados, o que atrapalha o prazer de quem ainda não os viu ou soa redundante para quem já os conhece. Achei oportuno que a consciência do machismo estrutural naqueles enredos fosse reconhecida e criticada , mas não rejeitada por completo, visto que, a despeito disso, alguns dos filmes maculados por esta pecha ignóbil têm algo de interessante em seu bojo. É o que verificarei a partir da filmografia do Saul... Voltarei a este assunto: aguardem-me! (WPC>)
Verissimo
3.1 3Numa oportunidade anterior, o diretor deste documentário adaptou muito bem uma obra do escritor: acho O CLUBE DOS ANJOS um filme interessantíssimo. Mas não entendi bem o recorte temporal escolhido para este documentário camerístico, intimista quanto o autor se declara: filmado em 2016, às véspera do aniversário de 80 anos do personagem-título, há uma contagem repressiva para a data-chave. Mas, exceto por esta relevante comemoração, por que escolher este período? Não há justificativa para tal e, apesar do ritmo lento - que, repito, combina com as declarações de introspeção do escritor - pouco é mostrado, não se sabe muita coisa sobre ele, exceto que ele é amado pela família e que movimenta-se com dificuldade, por conta da idade avançada. E daí? Temos um importantíssimo escritor em cena, e o diretor realiza um elogio à monogamia bem sucedida? Tem seus méritos, claro, mas decepciona bastante em relação ao biografado. (WPC>)
A Natureza do Amor
3.2 3 Assista AgoraNão conhecia esta diretora e, num filme quiçá hiperestimado pela crítica, deparei-me com uma versão feminina do Denys Arcand: seus registros são muito parecidos, no que tange à exposição dos preconceitos inassumidos da 'intelligentsia' canadense francófona. A beleza de Pierre-Yves Cardinal chama muito a atenção, de modo que, em diversos momentos, colocamo-nos ao lado da protagonista: o que faríamos, no lugar dela? A diretora, que também aparece como coadjuvante, demonstra-se francamente simpática à personagem, e entremeia bem a sua comédia de costumes, ainda que a montagem acelerada incomode, por vezes: é como se ela soubesse se expressar apenas através dos jogos de 'zoom' nos planos e contraplanos. Até que percebemos a inteligência dos enquadramentos fotográficos, que metonimizam as "distâncias" emocionais entre os personagens. O reflexo dos estados de espírito da protagonista nas aulas que leciona é uma ótima sacada, bem como o uso da canção dos Scorpions. Não esperava muita coisa, mas até que curti. Rola um 'mea culpa' em vários instantes! (risos) - WPC>
Conduzindo Madeleine
4.2 12Os dois atores são muito bons e a personagem feminina é um exemplo a ser seguido, sendo tão simpática quanto combativa/resistente. Porém, o roteiro pé clicheroso e entulhado de clichês. Apela para a fórmula fácil dos 'flashbacks' e possui um desfecho que não completa todas as firulas despejadas ao longo dos diálogos. Ainda assim, agrada e enternece: sem muitas expectativas, conquista-nos pela leveza dramática. Genérico, mas sumamente bem intencionado! (WPC)
Verdades Dolorosas
3.4 20 Assista AgoraA cada novo filme desta diretora que eu descubro, gosto mais e mais dela: o interessante é como ela consegue nos fazer empatizar com pessoas (ricas e eventualmente entendidas ou culpadas) que, noutro contexto, causar-nos-ia irritação. A opção por equalizar os cotidianos de mais de um personagem - ao invés de apenas focar na ótima protagonista - foi mui acertado: fiquei apaixonado pela irmã! Os diálogos atualizam aquilo que, antes, admirávamos em Woody Allen, por exemplo, mas numa vertente mais abrangente, feminina, dócil, otimista em seu ímpeto ressignificador. É muito engraçado ao não titubear perante as tristezas do dia a dia, tornando-as matéria-prima de uma reflexão agridoce e graciosa sobre as "mentiras piedosas" que contamos e as conseqüências das mesmas - às vezes, não tão bondosas quanto intencionadas. Elenco excelente, progressão da narrativa respeitosa e entretenedora. Amo a Nicole Holofcener, ela merece ser descoberta pelo grande público - nem que seja como proporcionadora de filmes de auto-ajuda (para os aquisitivamente favorecidos) com elogiáveis qualidades! (WPC>)
Shaft
3.1 139 Assista AgoraAntes da sessão, não sabia muito o que pensar: a despeito de, na época, eu ainda confiar bastante no John Singleton, achei a regravação desnecessária, tinha a impressão de que o Samuel L. Jackson talvez fosse velho demais para a conjuntura sexual do personagem. Para a minha (boa) surpresa, o diretor não regrava o filme original (cujo protagonista também comparece como parente do personagem-título atual): trata-se de uma nova vertente justiceira, de outra pegada (o sexo ocorre em 'off', em breves relances, mencionados em diálogos provocadores). O enfoque é mais explicitamente antirracista (como se esperava do realizador), com reflexões sobre impunidade que têm muito a ver com o cinema policial hollywoodiano da década de 1980. Gostei muito de ver Toni Collette enquanto coadjuvante de kuxo, bonitona, expressiva... Christian Bale torna o seu mimado personagem sobremaneira repulsivo (ainda que ele também pareça acima da idade para o papel de almofadinha juvenil) e Jeffrey Wright está super sedutor como vilão acessório, ambíguo, atemorizante. É um filme estranho em seu tom "convencional" em muitos aspectos, mas longe de ser desprezível. Bem interpretado, honesto em suas intenções, reverente na medida certa quanto ao produto original, bem mais cru. Curti, quem diria... Por que deixei passar tanto tempo até aceitar este bom produto de massa?! (WPC>)
Aquaman 2: O Reino Perdido
2.9 292 Assista AgoraQuando Patrick Wilson está em cena, o filme cresce bastante. Quando não, é atravessado por um humor infantilizado e inconveniente, no qual o protagonista parece estar cansado de interpretar um personagem que tanto lhe convém. O elenco é privilegiado, mas os papéis que ficam sob o seu encargo, nem tanto, infelizmente. O visual subaquático é deslumbrante, mas o ritmo da narrativa é confuso e desinteressante. Em determinado momento, senti-me tentado a não entender mais o que estava em curso, de tão arrítmico que era o desenrolar dos eventos, as explicações sobre os fatos que concatenam os personagens. O vilão é vendido como impactante, mas facilmente derrotável, a despeito do poderio milenar e da enorme malevolência. Minha mãe curtiu os exageros dos cenários, o jogo de cores... Eu fiquei entediado, na maior parte da sessão, mas tem duas ou três seqüências que causam um mínimo fascínio (o que ocorre na Boca do Diabo, por exemplo)... (WPC>)
A Dona da História
3.3 182Apesar de eu ter um interesse agudo de pesquisa acadêmica nos filmes da GloboFilmes - precisamente no período em que esse título foi lançado -, por algum motivo, deixei este filme passar, quando ele esteve em exibição nos cinemas. Uma pena: a despeito dos sustos iniciais por causa da montagem picotada, a origem teatral é muito boa e o quarteto de atores está bastante inspirado. O roteiro antecipa muito do que, recentemente, comoveu as platéias internacionais em TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO. É uma comédia romântica com as obsessões aburguesadas da produtora, mas que possui momentos legitimamente interessantes e algumas brechas dramáticas dignas de menção elogiosa. Mais uma vez, por causa do elenco inspirado. A trilha cancional é fofinha em seu resgate nostálgico. Foi uma acalentadora surpresa, descoberto vinte anos depois! (WPC>)
Feriado Sangrento
3.1 399Uma pena que um ponto de partida tão brilhante tenha se esvaído... A seqüência de abertura é magistral (aterrorizante e mui original), mas, do primeiro terço para o final, tudo se esvai, degringola... Por mais que obedeça à cartilha 'slasher', desenvolve os personagens de maneira preguiçosa e mui negativa (a protagonista chega a ser cúmplice de vilã!), sendo os diálogos péssimos e a consecução de situações desagradável em sua nulidade (num instante, alguém é estripado. No momento seguinte, quem testemunhou o crime está acenando num desfile?). Os efeitos visuais/de maquiagem são exagerados e nem sempre convincentes, mas funcionam dentro da reverência 'trash' do filme. Do meio para o final, chega a ser insuportável de ser conferido, de tão mal-feito que são os 'plots' e as interações entre os personagens: dá para perceber que se inspiraram nesta péssima releitura contemporânea - ainda em curso, infelizmente - da franquia PÂNICO. Urgh! (WPC>)
Pedro Almodóvar, O Insolente de la Mancha
4.2 3Um tesouro este documentário: em menos de uma hora, exibe imagens raras, valiosas, incríveis da juventude do mestre espanhol. Há análises inteligentes de alguns seus filmes e entrevistas com importantes colaboradores. Obviamente que, por ser curto (e televisivo), falta muita coisa. Mas, dentro do que pôde fazer, é ótimo! (WPC>)
Meu Amigo Lorenzo
2.8 2Sendo bastante sincero: quando o filme começou, não cri que gostaria tanto dele, em razão da apresentação um tano convencional dos depoimentos e da abordagem quase aleatória da trajetória de interações, ao longo de 15 anos, numa montagem que não respeita a cronologia. À medida que eu avançava (ou melhor, imergia) no filme, percebi que ele respeitava a cadência musical/comunicacional que permitiu que o talentoso e simpático Lorenzo afinal se comunicasse - e, nessa investida e "canção de uma nota só", eu me emocionei. O desfecho é belíssimo e a própria exposição do diretor, enquanto músico sobremaneira compenetrado é incrível. Como não se apaixonar pelo tratamento deveras humano da musicoterapeuta Clarisse Prestes? Uma mulher incrível, que realiza milagres em sua pratica artística. Não tem nada a ver com os trabalhos marginais do realizador (ele tenta emular o estilo anterior através daquela edição acelerada?!), mas é uma reinvenção envelhecida sobremaneira respeitável. Quis uma louvável coincidência que eu tenha ajuda o amigo de um amigo a corrigir um TCC sobre autismo, recentemente. Envolvi-me tanto com o tema que, vendo o filme, gostei muito mais do que eu imaginava e esperava. Comigo, funcionou bastante! (WPC>)
Fuga do Passado
4.0 86 Assista AgoraApesar de não ter funcionado plenamente comigo, nesta revisão, acho compreensível e defensável que muitos críticos considerem este filme uma obra-prima. Afinal, representa, sim, a quintessência do subgênero 'noir', numa trama sobremaneira complicada (a partir de certo ponto) que, a despeito de uma ou outra firula, não suprime a excelência do roteiro: anotei vários diálogos, enquanto revia o filme. O elenco é ótimo, o desfecho é belíssimo e a condução directiva é adulta, madura e tecnicamente elegante, demonstrando que seu realizador transcreveu com rigor e maestria aquilo que aprendera e executara durante seus maravilhosos filmes de terror. Repleto de possibilidades de interpretações e conjecturas. A ser revisto, novamente! (WPC>)
Grandes Hits
3.4 21 Assista AgoraNão vi o filme anterior do diretor (mas tenho certeza de que o apreciarei) e, pela comparação entre os dois enredos, dá para perceber que ele deseja se firmar como uma espécie de Nick Hornby cinematográfico. O ponto de partida para este filme possui muitas similaridades com ALTA FIDELIDADE, ainda que siga um rumo narrativo à la P.S. EU TE AMO. Seja como for, ele consegue nos cativar e demonstrar volição quanto à superação emocional da protagonista, num luto prolongado por alguém que se foi há dois anos. Os atores são simpáticos e, obviamente, as canções são legaizinhas (Nely Furtado até faz uma ponta!), mas a falta de lógica físico-teleológica do roteiro faz com que percamos o interesse na situação central, visto que as "descobertas" da protagonista, quanto ao disco definitivo que pode mudar o seu passado/futuro, não fazem multo sentido. É uma diversão confortável, mas que desperdiça a chance de ser um filme realmente interessante. O terço final apressa o ritmo e torna-se enfadonho, paradoxalmente. Uma pena. Mas insisto que o diretor merece ser conhecido: aguardemos os seus próximos trabalhos! (WPC>)