Não sei o quê esse povo daqui dos comentários estão fumando ao exigir excelência de um drama de lista de Schindler ou de uma aventura nível Indiana Jones de um filme com classificação de 12 anos e uma protagonista de 16... Vocês estão exigindo muito de um filme baseado numa fanfic,tá ali cumprindo a função de matar tempo de gente entediada como a gente.
Para quem é fã de filme de máfia deu para notar várias referências aos grandes clássicos. Filme que desenrola numa zona de conforto tanto do diretor quanto do elenco .o único ponto fora da curva é o Joe Pesci.
mais um da safra 'mea culpa' de diretor latino americano nascido e criado no toddynho preparado pela empregada....quanto a estética como diria o choque de cultura :'O rico tira fotografia do pobre em situação de dificuldade em preto e branco .pra vender livro em shopping'
o personagem do Atul Kulkarni como membro do hindutva ,a extrema direita indiana talvez seja o retrato fiel da Índia contemporânea e que já começava a se desenhar nos idos dos anos 2006... e é redundante elogiar o Aamir Khan como sempre coerente nas escolhas de seus trabalhos e nos seus posicionamentos .
O Aamir Khan além de ator e produtor de competência fora da curva tem o incrível talento de catapultar as suas obras para grandes discussões na Asia ,primeiro com 'Three Idiots' no qual faz uma crítica ao modelo educacional asiático e a negligência aos casos de suicídio(não é por acaso que o filme fez um estrondoso sucesso na China,Coréia do sul e Turquia por exemplo) e agora com o Dangal sobre o qual as críticas recaí sobre dois pontos: A. é um filme feminista? e B. Se não é feminista, é sexista? Na Índia e China esse debate se estendeu por meses tanto na mídia impressa e principalmente na internet. No contexto de Dangal essa perspectiva da política de gênero é um tanto perigoso ,vejamos: Dangal baseia-se na história real de um homem , Mahavir Singh Phogat, que desafiou todo viés patriarcal rural de Haryana , olhando as mulheres diretamente nos olhos, treinando as filhas num esporte tradicionalmente masculino (e num país onde as mulheres são desestimuladas a práticas esportivas) , as ensinando que as mulheres são destinadas para mais do que casar e ter filhos mas ao mesmo tempo Mahavir ainda controlava os corpos das meninas, fez Geeta e Babita se curvarem para sua vontade, as fizeram lutar por uma vida que não era a escolha delas, Assim uma leitura feminista ao pé da letra poderia atribuir a Dangal a uma série de adjetivos de "patriarcal" ,"narcisista" para"chauvinista" e tudo o resto. Argumentos que tornam-se automaticamente redutor quando tenta-se compreender um filme, de modo a superar a seu propósito e abstrair o contexto no qual se insere,isso torna-se um sinal de ignorância. A Índia é um país onde as mulheres não nasceram ou não são criadas para controlar seus corpos e Mahavir habilitou suas filhas a romper com os papéis de gênero tradicionais atribuídos às mulheres indianas e o que deve ser lembrado que é a história de Mahavir é uma coisa real e que aconteceu e que não cabe ao cineasta (Nitesh Tiwari) mudar o curso dos eventos. Então, classificar o filme por não ser "feminista o suficiente" é inútil. E tal qual Hollywood, os filmes de mercado de massa indianos nunca poderão ser feministas ou pelo menos até agora eles provaram não ser. Sim, eles podem falar sobre o empoderamento das mulheres, como Chak De! India ,Queen e Gulaab Gang mas isso é uma gota no Oceano(o mesmo vale para o cinema ocidental) . Porque isto é assim? Porque a sociedade indiana, de Caxemira a Kanyakumari em si, é patriarcal . E assim,os filmes de mercado de massa também estão estruturados de forma que um homem abre espaços até então fechados para que uma mulher navegue na sociedade.
confesso que a motivação inicial para Assistir ao filme foi pra conferir a performance de 'main vari vari' e de repente me surpreendo com um roteiro impecável que conseguiu desenhar bem os meandros das relações sociais e culturais que a intervenção da companhia das Indias Orientais e a colonização britânica ocasionaram naquele país. Outro fato que me chamou a atenção que é a primeira vez que vejo uma diversidade(mesmo que intencional para construir a ideia de unidade nacional do que foi a primeira tentativa de Independência da Índia) nos fenotipo dos atores, A Índia é um país extremamente racista e infelizmente apenas a estética do norte indiano(caracterizado por uma pele mais clara e mais ocidentalizado) prevalecem nas produções de Bollywood .
Juntando uns cinco filmes de Baz Luhrmann não dá um do Bhansali , esse homem não faz filme mas obra de arte . Acho que Shakespeare pode ficar tranquilo que a melhor versão de Romeu e Julieta é essa.
Perfeitamente lindo no aspecto estético no entanto é extremamente angustiante a resiliência da personagem mesmo considerando o aspecto temporal do enredo ( considerando a personagem Khannum Jaan que está no seu 'devido lugar ' como antagonista) ,Algo que na verdade é construído intencionalmente pois a vida de Umrao Jaan não é apenas uma sucessão de intempéries e sofrimentos é na verdade um panfleto educacional onde funciona a lógica subliminar do 'crime e castigo algo aliás típico das personagens femininas dos filmes de Bollywood dos de época aos contemporâneos .
se ela quando criança foi para casa de estranhos foi raptada; Se ela quebrou o juramento de cortesã de não se apaixonar ela sofrerá e ao ser 'desleal' ao seu amor merecer a solidão
Algo que já passou da hora de ser mudado pois esse 'stock character' é uma engrenagem importante que retroalimenta a cultura machista e misógina da Índia.
Nasce Uma Estrela
4.0 2,4K Assista Agora2000 e não sei quanto e a galera se emocionando com essas narrativas de mulher sendo reabilitação de homem,me poupe
Enola Holmes
3.5 816 Assista AgoraNão sei o quê esse povo daqui dos comentários estão fumando ao exigir excelência de um drama de lista de Schindler ou de uma aventura nível Indiana Jones de um filme com classificação de 12 anos e uma protagonista de 16... Vocês estão exigindo muito de um filme baseado numa fanfic,tá ali cumprindo a função de matar tempo de gente entediada como a gente.
Nós Somos Jovens. Nós Somos Fortes.
3.7 19Brasil ,2020
A Casa
3.1 591 Assista AgoraMorrendo com Esse pessoal criado assistindo filme da Disney channel esperando uma mensagem positiva no final do filme hahaha
Inferno
3.2 831 Assista AgoraCorona vairuuus
Modo Avião
2.8 243 Assista AgoraO que a quarentena nos obriga assistir
O Irlandês
4.0 1,5K Assista AgoraPara quem é fã de filme de máfia deu para notar várias referências aos grandes clássicos. Filme que desenrola numa zona de conforto tanto do diretor quanto do elenco .o único ponto fora da curva é o Joe Pesci.
O Amor Adora Coincidências
4.0 84um legítimo dramance turco
Roma
4.1 1,4K Assista Agoramais um da safra 'mea culpa' de diretor latino americano nascido e criado no toddynho preparado pela empregada....quanto a estética como diria o choque de cultura :'O rico tira fotografia do pobre em situação de dificuldade em preto e branco .pra vender livro em shopping'
Se Beber, Não Ceie
3.3 93 Assista Agoraótimo para assistir com a família
Pinte de Açafrão
3.9 37 Assista Agorao personagem do Atul Kulkarni como membro do hindutva ,a extrema direita indiana talvez seja o retrato fiel da Índia contemporânea e que já começava a se desenhar nos idos dos anos 2006... e é redundante elogiar o Aamir Khan como sempre coerente nas escolhas de seus trabalhos e nos seus posicionamentos .
Dhanak
4.1 45 Assista Agorade dar alívio ao coração
Queen
4.0 70Dá uma vontade de colocar esse filme num potinho
Dangal
4.2 64O Aamir Khan além de ator e produtor de competência fora da curva tem o incrível talento de catapultar as suas obras para grandes discussões na Asia ,primeiro com 'Three Idiots' no qual faz uma crítica ao modelo educacional asiático e a negligência aos casos de suicídio(não é por acaso que o filme fez um estrondoso sucesso na China,Coréia do sul e Turquia por exemplo) e agora com o Dangal sobre o qual as críticas recaí sobre dois pontos: A. é um filme feminista? e B. Se não é feminista, é sexista? Na Índia e China esse debate se estendeu por meses tanto na mídia impressa e principalmente na internet.
No contexto de Dangal essa perspectiva da política de gênero é um tanto perigoso ,vejamos: Dangal baseia-se na história real de um homem , Mahavir Singh Phogat, que desafiou todo viés patriarcal rural de Haryana , olhando as mulheres diretamente nos olhos, treinando as filhas num esporte tradicionalmente masculino (e num país onde as mulheres são desestimuladas a práticas esportivas) , as ensinando que as mulheres são destinadas para mais do que casar e ter filhos mas ao mesmo tempo Mahavir ainda controlava os corpos das meninas, fez Geeta e Babita se curvarem para sua vontade, as fizeram lutar por uma vida que não era a escolha delas, Assim uma leitura feminista ao pé da letra poderia atribuir a Dangal a uma série de adjetivos de "patriarcal" ,"narcisista" para"chauvinista" e tudo o resto. Argumentos que tornam-se automaticamente redutor quando tenta-se compreender um filme, de modo a superar a seu propósito e abstrair o contexto no qual se insere,isso torna-se um sinal de ignorância.
A Índia é um país onde as mulheres não nasceram ou não são criadas para controlar seus corpos e Mahavir habilitou suas filhas a romper com os papéis de gênero tradicionais atribuídos às mulheres indianas e o que deve ser lembrado que é a história de Mahavir é uma coisa real e que aconteceu e que não cabe ao cineasta (Nitesh Tiwari) mudar o curso dos eventos. Então, classificar o filme por não ser "feminista o suficiente" é inútil.
E tal qual Hollywood, os filmes de mercado de massa indianos nunca poderão ser feministas ou pelo menos até agora eles provaram não ser. Sim, eles podem falar sobre o empoderamento das mulheres, como Chak De! India ,Queen e Gulaab Gang mas isso é uma gota no Oceano(o mesmo vale para o cinema ocidental) . Porque isto é assim? Porque a sociedade indiana, de Caxemira a Kanyakumari em si, é patriarcal . E assim,os filmes de mercado de massa também estão estruturados de forma que um homem abre espaços até então fechados para que uma mulher navegue na sociedade.
3 Idiotas
4.3 382Se fosse um filme ocidental seria um cult do nível Amelie Poulain...
O Amor dos Pais
4.1 36 Assista Agoraa Kajol e a Jaya Bachchan carregam o filme nas costas ...e como amo a atuação afetada do SRK hahaha
Gulaab Gang
3.7 4só mulherão da porra faca na bota
O Motim
4.1 20confesso que a motivação inicial para Assistir ao filme foi pra conferir a performance de 'main vari vari' e de repente me surpreendo com um roteiro impecável que conseguiu desenhar bem os meandros das relações sociais e culturais que a intervenção da companhia das Indias Orientais e a colonização britânica ocasionaram naquele país. Outro fato que me chamou a atenção que é a primeira vez que vejo uma diversidade(mesmo que intencional para construir a ideia de unidade nacional do que foi a primeira tentativa de Independência da Índia) nos fenotipo dos atores, A Índia é um país extremamente racista e infelizmente apenas a estética do norte indiano(caracterizado por uma pele mais clara e mais ocidentalizado) prevalecem nas produções de Bollywood .
Guru
3.7 13 Assista Agoraacho Aishwarya Rai uma atriz bem mediana mas o que é essa mulher dançando?a maior dançarina da geração dela
Ram-Leela
4.0 32Juntando uns cinco filmes de Baz Luhrmann não dá um do Bhansali , esse homem não faz filme mas obra de arte . Acho que Shakespeare pode ficar tranquilo que a melhor versão de Romeu e Julieta é essa.
Devdas
4.0 36 Assista AgoraCompletamente viciada nas músicas , encantada pela direção de arte mas
a apologia a violência contra a mulher na cena do colar não deixa esse amor ser pleno
Umrao Jaan
4.2 60Perfeitamente lindo no aspecto estético no entanto é extremamente angustiante a resiliência da personagem mesmo considerando o aspecto temporal do enredo ( considerando a personagem Khannum Jaan que está no seu 'devido lugar ' como antagonista) ,Algo que na verdade é construído intencionalmente pois a vida de Umrao Jaan não é apenas uma sucessão de intempéries e sofrimentos é na verdade um panfleto educacional onde funciona a lógica subliminar do 'crime e castigo algo aliás típico das personagens femininas dos filmes de Bollywood dos de época aos contemporâneos .
se ela quando criança foi para casa de estranhos foi raptada; Se ela quebrou o juramento de cortesã de não se apaixonar ela sofrerá e ao ser 'desleal' ao seu amor merecer a solidão
Algo que já passou da hora de ser mudado pois esse 'stock character' é uma engrenagem importante que retroalimenta a cultura machista e misógina da Índia.
O Anel do Dragão
3.9 77santo google !até que enfim achei esse filme depois de alguns anos procurando !
Tese Sobre um Homicídio
3.4 309 Assista Agoradá pra se decepcionar com algum filme com o Darín no elenco?