#52FilmsByWomen 12/52 One of Us (2017) - dir. Rachel Grady e Heidi Ewing. Documentário que acompanha a vida de 3 ex membros da comunidade judaica hassidica, uma religião tão bizarra que tem sua própria escola (onde nega educação básica como matemática e história pra para crianças e só ensina o que é aprovado pela religião) força policial e ambulâncias. Um culto onde é proibido por lei religiosa denunciar outros membros à polícia, mesmo em caso de crimes violentos, e que membros que resolvem sair precisam de grupos de apoio para ajudar se livrarem da lavagem cerebral e a se acostumar com coisas básicas do mundo real. O mais impressionante é que isso não é apenas mais uma "religião opressora do oriente médio" uma vez que mais de 300.000 desses judeus vivem em plena Nova York, centro do mundo ocidental.
Esse documentário é bem superficial, apesar de longo e por vezes arrastado. Pra quem ficou curioso, no final do ano passado a Anissa foi condenada a 25 anos numa instituição psiquiatrica e neste ano, a Morgan foi condenada a 40 (!) anos também num hospital psiquiátrico. Uma pena exagerada, na minha opinião, principalmente pra Morgan, uma menina que tinha 12 anos e uma doença séria não tratada quando cometeu o crime e agora vai passar o resto da vida presa.
Essa é uma das primeiras vezes que vejo sistema criminal americano funcionar. A pena da Gypsy foi adequada, considerando ser um estado em que existe pena de morte (wtf é esse país né) e toda a desgraça que ela passou com essa mãe. Ela foi literalmente refém da loucura mãe durante 24 anos, e esse assassinato pode ser quase considerado legítima defesa, se não fosse premeditado - ela claramente tem sua parcela de culpa e sabe manipular, seria estranho se ela não tivesse uma personalidade "sociopata" depois de ter sido criada nessas condições. Que bom que aparentemente ela tem o suporte do pai agora e vai poder começar uma vida de verdade quando sair.
Filme de serial killer com referência a assassinos da vida real, suspense digno e duas mulheres fodas como personagens principais, falta mais o quê pra aumentarem essa nota?
Eu sempre fui apaixonada pela cena clubber de Nova York graças ao Rupaul e James St. James, e esse filme me deixou mais fascinada ainda. O livro já foi com certeza pra minha lista de leituras desse ano. Não deixem os club kids morrerem e Do not feed the drug child.
Minha primeira dica é: assistam o filme antes de ler o livro - ou o ignorem completamente, não foi uma leitura que gostei muito, sorry - assistir já sabendo a história foi uma experiência linda, mas sem saber teria sido melhor ainda. A segunda dica é ACEITEM SUFJAN STEVENS COMO SEU DEUS E SALVADOR LOGO, quero indicação do Oscar pra canção original na minha mesa agora!
3 coisas sobre A Coisa: 1) Crianças maravilhosas, muito bons atores (Eddie e Richie principalmente, que nenês); 2) História melhor que o livro (acontecem umas coisas muito nada a ver e o Stephen King sexualiza a Beverly em TODAS as situações); 3) Bill Skarsgard é minha nova religião.
Que adaptação maravilhosa de Fingersmith, livro da Sarah Waters. Manteve os elementos centrais e contou uma história diferente mas com desfecho tão bom quanto o do livro, sem deixar de fora o sadismo característico dos filmes do Park Chan-Wook.
A premissa do filme é muito boa, a trilha sonora do Philip Glass maravilhosa e a Virginia Madsen me deixou distraída algumas vezes por causa da beleza dela (sem falar na ótima atuação). Porém, pra mim o filme poderia ter um final diferente, senão melhor
O Candyman seria só uma lenda urbana adotada pelos criminosos para justificar seus atos de violência e assustar a vizinhança. E conforme a Helen aprofundou seus estudos, acabou desenvolvendo uma obsessão pelo Candyman e engatilhando um transtorno de personalidade múltipla, onde ela tinha blackouts a la Norman Bates e matava realmente as pessoas e depois se esquecia. Pra mim pelo menos, quando a ciência explica toda a premissa sobrenatural de uma história é muito mais satisfatório.
No capitalismo, quando as pessoas dizem que a intervenção do governo vai "acabar com sua liberdade individual' na verdade elas estão dizendo que o governo vai tentar limitar o poder de influência das grandes indústrias. Esse documentário é mais um exemplo da valorização do livre mercado em detrimento da saúde pública. E só uma atualização, hoje em dia 2/3 da população estadunidense está acima do peso e 35% é obesa.
O irmão mais velho fez um trauma craniano na jonbenet tão severo que praticamente a matou, a mãe viu e desesperada/achando que a jonbenet ia morrer mesmo terminou o serviço asfixiando a menina, escreveu o bilhete falso de sequestro e todo o resto pra proteger o filho. Acredito que ela tenha sido abusada sexualmente sim, tanto que o corpo tinha sinais disso, mas que isso estava ligado à pedofilia envolvida nesses concursos de beleza de crianças e não ao assassinato em si.
Achei a ideia de usar pessoas da cidade como atores - a la The Act of Killing - muito interessante, bem como relacionar fatos da vida dos atores com o caso. Não é um documentário investigativo, mas sim sobre como a história de Jonbenet toca pessoas até hoje.
Obrigada Lin Manuel Miranda por me fazer chorar desesperadamente com as músicas desse filme (daquelas que assiste drama com o olho seco mas não pode ver uma animação que se desidrata).
Harry Potter dirigido por Michael Bay. Legalzinho, mas eu queria mais plot e menos coisas explodindo. Espero que ao menos um dos próximos quatro (!!!!!!) filmes seja assim.
Eu amo David Lynch, então não sei porque demorei tanto para assistir esse filme. Lynch mostra a decadência de Hollywood, ao mesmo tempo homenageando vários de seus sucessos - dá pra ver que ele pegou emprestado uma vibe the godfather em alguns momentos, um outro frame diretamente de Persona do Bergman, entre outras referências - numa atmosfera onírica característica de seus filmes, e com um plot twist que pode dar um nó na cabeça dos menos experienciados com a narrativa lynchiana. E preciso dizer, Angelo Badallamenti, vou te amar pra sempre, obrigada por tantas trilhas sonoras maravilhosas <3 *cries in a dark room listening to the twin peaks soundtrack*
Apesar de estar na categoria "terror", Possession se encaixa em diversos gêneros de filme. É também um drama sobre divórcio e os efeitos psicológicos da separação nas duas pessoas envolvidas. Pra mim, existem duas maneiras de interpretar O monstro nesse filme:
Ele pode ser uma metáfora da culpa e da loucura da Anna após ter traído o marido, ter tido um aborto (naquela cena triunfal do metrô) e se sentir responsável pela destruição da sua família. Ou, a versão que eu mais gosto, podemos enxergar o monstro de uma maneira literal, uma criatura saída de um conto de HP Lovecraft que usou uma mulher fragilizada pra se fortalecer, a enlouquecendo no processo, e então depois assumiu uma forma humana indestrutível baseada na memória afetiva da Anna, e agora está pronta pra dominar o mundo, hahaha.
o nome do demônio várias vezes na casa dos Warren? Eu fiquei no cinema me perguntando que porra é valak aparecendo toda hora, um foreshadowing nada sutil, haha.
One of Us
3.8 39#52FilmsByWomen 12/52
One of Us (2017) - dir. Rachel Grady e Heidi Ewing.
Documentário que acompanha a vida de 3 ex membros da comunidade judaica hassidica, uma religião tão bizarra que tem sua própria escola (onde nega educação básica como matemática e história pra para crianças e só ensina o que é aprovado pela religião) força policial e ambulâncias. Um culto onde é proibido por lei religiosa denunciar outros membros à polícia, mesmo em caso de crimes violentos, e que membros que resolvem sair precisam de grupos de apoio para ajudar se livrarem da lavagem cerebral e a se acostumar com coisas básicas do mundo real. O mais impressionante é que isso não é apenas mais uma "religião opressora do oriente médio" uma vez que mais de 300.000 desses judeus vivem em plena Nova York, centro do mundo ocidental.
Cuidado Com o Slenderman
3.2 59 Assista AgoraEsse documentário é bem superficial, apesar de longo e por vezes arrastado. Pra quem ficou curioso, no final do ano passado a Anissa foi condenada a 25 anos numa instituição psiquiatrica e neste ano, a Morgan foi condenada a 40 (!) anos também num hospital psiquiátrico. Uma pena exagerada, na minha opinião, principalmente pra Morgan, uma menina que tinha 12 anos e uma doença séria não tratada quando cometeu o crime e agora vai passar o resto da vida presa.
Mamãe Morta e Querida
4.0 118 Assista AgoraEssa é uma das primeiras vezes que vejo sistema criminal americano funcionar. A pena da Gypsy foi adequada, considerando ser um estado em que existe pena de morte (wtf é esse país né) e toda a desgraça que ela passou com essa mãe. Ela foi literalmente refém da loucura mãe durante 24 anos, e esse assassinato pode ser quase considerado legítima defesa, se não fosse premeditado - ela claramente tem sua parcela de culpa e sabe manipular, seria estranho se ela não tivesse uma personalidade "sociopata" depois de ter sido criada nessas condições. Que bom que aparentemente ela tem o suporte do pai agora e vai poder começar uma vida de verdade quando sair.
Copycat: A Vida Imita a Morte
3.5 167 Assista AgoraFilme de serial killer com referência a assassinos da vida real, suspense digno e duas mulheres fodas como personagens principais, falta mais o quê pra aumentarem essa nota?
Monster: Desejo Assassino
4.0 1,2K Assista Agora🌻 Aileen Wuornos não fez nada de errado 🌻
Party Monster
3.8 371 Assista AgoraEu sempre fui apaixonada pela cena clubber de Nova York graças ao Rupaul e James St. James, e esse filme me deixou mais fascinada ainda. O livro já foi com certeza pra minha lista de leituras desse ano. Não deixem os club kids morrerem e Do not feed the drug child.
Me Chame Pelo Seu Nome
4.1 2,6K Assista AgoraMinha primeira dica é: assistam o filme antes de ler o livro - ou o ignorem completamente, não foi uma leitura que gostei muito, sorry - assistir já sabendo a história foi uma experiência linda, mas sem saber teria sido melhor ainda. A segunda dica é ACEITEM SUFJAN STEVENS COMO SEU DEUS E SALVADOR LOGO, quero indicação do Oscar pra canção original na minha mesa agora!
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista Agora3 coisas sobre A Coisa:
1) Crianças maravilhosas, muito bons atores (Eddie e Richie principalmente, que nenês);
2) História melhor que o livro (acontecem umas coisas muito nada a ver e o Stephen King sexualiza a Beverly em TODAS as situações);
3) Bill Skarsgard é minha nova religião.
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraQue adaptação maravilhosa de Fingersmith, livro da Sarah Waters. Manteve os elementos centrais e contou uma história diferente mas com desfecho tão bom quanto o do livro, sem deixar de fora o sadismo característico dos filmes do Park Chan-Wook.
The Room
2.3 492Hahahah, what a story Mark.
O Mistério de Candyman
3.3 407 Assista AgoraA premissa do filme é muito boa, a trilha sonora do Philip Glass maravilhosa e a Virginia Madsen me deixou distraída algumas vezes por causa da beleza dela (sem falar na ótima atuação). Porém, pra mim o filme poderia ter um final diferente, senão melhor
O Candyman seria só uma lenda urbana adotada pelos criminosos para justificar seus atos de violência e assustar a vizinhança.
E conforme a Helen aprofundou seus estudos, acabou desenvolvendo uma obsessão pelo Candyman e engatilhando um transtorno de personalidade múltipla, onde ela tinha blackouts a la Norman Bates e matava realmente as pessoas e depois se esquecia. Pra mim pelo menos, quando a ciência explica toda a premissa sobrenatural de uma história é muito mais satisfatório.
Fed Up
4.2 63 Assista AgoraNo capitalismo, quando as pessoas dizem que a intervenção do governo vai "acabar com sua liberdade individual' na verdade elas estão dizendo que o governo vai tentar limitar o poder de influência das grandes indústrias. Esse documentário é mais um exemplo da valorização do livre mercado em detrimento da saúde pública. E só uma atualização, hoje em dia 2/3 da população estadunidense está acima do peso e 35% é obesa.
Quem é JonBenet
3.1 47 Assista AgoraMeus dois centavos sobre o caso Jonbenet (under spoiler se alguém não conhecer os detalhes da história)
O irmão mais velho fez um trauma craniano na jonbenet tão severo que praticamente a matou, a mãe viu e desesperada/achando que a jonbenet ia morrer mesmo terminou o serviço asfixiando a menina, escreveu o bilhete falso de sequestro e todo o resto pra proteger o filho. Acredito que ela tenha sido abusada sexualmente sim, tanto que o corpo tinha sinais disso, mas que isso estava ligado à pedofilia envolvida nesses concursos de beleza de crianças e não ao assassinato em si.
Achei a ideia de usar pessoas da cidade como atores - a la The Act of Killing - muito interessante, bem como relacionar fatos da vida dos atores com o caso. Não é um documentário investigativo, mas sim sobre como a história de Jonbenet toca pessoas até hoje.
A Nona Vida de Louis Drax
3.6 189 Assista AgoraMais um pra lista dos que eu saco o plot twist no início do filme e estrago a surpresa do final, droga.
Moana: Um Mar de Aventuras
4.1 1,5KObrigada Lin Manuel Miranda por me fazer chorar desesperadamente com as músicas desse filme (daquelas que assiste drama com o olho seco mas não pode ver uma animação que se desidrata).
Animais Fantásticos e Onde Habitam
4.0 2,2K Assista AgoraHarry Potter dirigido por Michael Bay. Legalzinho, mas eu queria mais plot e menos coisas explodindo. Espero que ao menos um dos próximos quatro (!!!!!!) filmes seja assim.
O Que Fazemos nas Sombras
4.0 662 Assista AgoraQue filme divertidíssimo, hahahahhaha! In love com o Viago.
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraEu amo David Lynch, então não sei porque demorei tanto para assistir esse filme. Lynch mostra a decadência de Hollywood, ao mesmo tempo homenageando vários de seus sucessos - dá pra ver que ele pegou emprestado uma vibe the godfather em alguns momentos, um outro frame diretamente de Persona do Bergman, entre outras referências - numa atmosfera onírica característica de seus filmes, e com um plot twist que pode dar um nó na cabeça dos menos experienciados com a narrativa lynchiana. E preciso dizer, Angelo Badallamenti, vou te amar pra sempre, obrigada por tantas trilhas sonoras maravilhosas <3
*cries in a dark room listening to the twin peaks soundtrack*
A Colina Escarlate
3.3 1,3K Assista AgoraVisual maravilhoso, porém extremamente previsível.
p.s. amo demais os fantasmas do del toro.
Ben-Hur
3.2 447 Assista AgoraSó minha mãe pra me fazer gastar 15 reais e 2h da minha vida pra ver esse filme horroroso no cinema. The things we do for love.
Possessão
3.9 586Apesar de estar na categoria "terror", Possession se encaixa em diversos gêneros de filme. É também um drama sobre divórcio e os efeitos psicológicos da separação nas duas pessoas envolvidas. Pra mim, existem duas maneiras de interpretar O monstro nesse filme:
Ele pode ser uma metáfora da culpa e da loucura da Anna após ter traído o marido, ter tido um aborto (naquela cena triunfal do metrô) e se sentir responsável pela destruição da sua família. Ou, a versão que eu mais gosto, podemos enxergar o monstro de uma maneira literal, uma criatura saída de um conto de HP Lovecraft que usou uma mulher fragilizada pra se fortalecer, a enlouquecendo no processo, e então depois assumiu uma forma humana indestrutível baseada na memória afetiva da Anna, e agora está pronta pra dominar o mundo, hahaha.
O Enigma de Outro Mundo
4.0 981 Assista AgoraEu amo os efeitos especiais desse filme e vou protegelos.
John Carpenter a aliens, só isso que precisam saber, assistam!
p.s.: agora to precisando assistir de novo o episódio "Ice" da primeira temporada de X-files depois de ver asse amor de filme.
p.s.2: Ennio Morricone, seu oscar demorou mas chegou <3
Vidas em Jogo
3.8 723 Assista AgoraQUE JOGO MAIS FODIDO AMEI
Invocação do Mal 2
3.8 2,1K Assista AgoraNão tão bom quanto o primeiro, mas gostei bastante. Alguém mais sacou que no início do filme mostraram
o nome do demônio várias vezes na casa dos Warren? Eu fiquei no cinema me perguntando que porra é valak aparecendo toda hora, um foreshadowing nada sutil, haha.