VII Conferência do Partido Comunista do Brasil

1979

VII Conferência do Partido Comunista do Brasil

Entre 1978 e 1979 na Albânia socialista encontravam-se diversos componentes do PCdoB, fugindo da repressão militar brasileira após a Chacina da Lapa (em 1976). Realizada em duas partes no exterior, uma equipe de filmagem albanesa decidiu filmar o evento do Partido na capital Tirana, este que vivia na clandestinidade brasileira e alguns anos antes havia organizado a Guerrilha do Araguaia (1967 - 1974).

Este documentário — nunca exibido no Brasil e que muitos imaginavam desaparecido para sempre — foi encontrado por Bernardo Joffily e Olívia Rangel. O casal havia sido enviado à Albânia para pesquisar e resgatar os arquivos do PCdoB localizados naquele país.

Em versão condensada com 16 minutos (haveria uma original com 70 minutos), o filme foi recuperado e colocado à mostra pelo Partido.

O filme é um documento importante da história ideológica do Brasil, mostrando como grupos opositores ao governo militar buscavam organizar-se apesar da repressão, assim como é importantíssimo como documento do PCdoB, bem como documento da própria história brasileira.

1979

Elenco de VII Conferência do Partido Comunista do Brasil