1905, o Ano Luz

2005

1905, l'Année Lumière

No final do século 19, muitos estudiosos pensavam que tudo havia sido descoberto na Física. Em 1892, Kelvin declarou: "A Física está definitivamente constituída com conceitos fundamentais".
Entretanto, um homem iria dinamitar esses conceitos. Tratava-se de um desconhecido que morava em Berna chamado Albert Einstein. 1905 é um ano determinante para a Ciência pois a Luz, que durante muito tempo foi um grande motivo de discussão para os cientistas, começa a ser desmistificada graças a Einstein. Foram necessários, portanto, quinze anos para chegar a equação E=mc².
Este documentário, graças a cenas de reconstituição, propõe-se a exibir a dimensão do Pai da Teoria da Relatividade e mostrar a ousadia de seu pensamento, que ele conseguiu por fim impor à comunidade científica, perdida no emaranhado de suas contradições.

2005

Elenco de 1905, o Ano Luz