1970 - A Copa do Médici

2017

1970 - A Copa do Médici

Este documentário foi produzido pelos jornalistas Pedro Henrique Machado e Henrique Oliveira para o Projeto Experimental do curso de Comunicação Social da UNIP de Campinas.
Este filme tem como intenção mostrar a população brasileira os tentáculos do governo militar (1964-1985) dentro do futebol brasileiro, mais precisamente na Seleção Brasileira que participou da Copa do México de 1970, ainda no governo do General Emílio Garrastazu Médici.
Médici utilizou o esporte mais popular do Brasil para amenizar os atrocidades cometidas por seu governo contra os seus opositores e aqueles que iam contra a ditadura.
João Saldanha, Zagallo, Médici, Havelange são personagens pró e a favor do governo que neste período foi um dos mais tenebrosos da história brasileira.
Entrevistados:
Audálio Dantas - Jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo na época da morte de Vladimir Herzog. Trabalhou em várias Copas do Mundo;

Arnaldo Lemos - Sociólogo e Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas;

Wagner Belmont - Jornalista e diretor da TV Câmara Municipal de São Paulo;

Paulo Tavares Mariante - Advogado e Representante da Comissão Municipal dos Direitos Humanos de Campinas;

Adriano Diogo - Geólogo, ex-deputado estadual (PT), ex-preso político e presidiu a Comissão Estadual da Verdade Deputado Rubens Paiva na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo;

Rodolpho Gamberini - Jornalista, trabalhou na Rede Globo, SBT, TV Cultura e foi apresentador do programa Roda Viva (TV Cultura) em 1987 na entrevista com João Saldanha;

Elias Aredes - Jornalista e cronista esportivo da Rádio Central de Campinas;

Luiz Carlos Ramos - jornalista, trabalhou em várias Copas de Mundo, inclusive na de 1970 n México para o jornal O Estado de São Paulo, hoje leciona e é jornalista da Rádio Capital de São Paulo

Válber Kowalesky - Fisioterapeuta e ex-treinador de futebol profissional nos anos de 1980. É um apaixonado pelo futebol

Imagens cedidas pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e do Arquivo Nacional

Este vídeo foi publicado no dia 31 de Março de 2017, nos 53 anos do golpe organizado em 1964.

Edição e captação de imagens: Arnaldo Brito

31 de Março de 2017