23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô

2011

23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô

O documentário 23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô é uma compilação de depoimentos, fotos, manchetes, documentos e ilustrações sobre o assassinato do menino Clodimar pela polícia, na cidade de Maringá, Paraná.

Retirante nordestino, Clodimar deixou a família no Ceará e veio morar com o tio. Trabalhava como carregador de malas no Palace Hotel. Um hóspede queixou-se de uma soma em dinheiro que desapareceu do seu quarto no dia 23 de novembro de 1967. Clodimar foi acusado pelo roubo e entregue à polícia que o torturou até a morte. O crime chocou não só a cidade de Maringá, mas todos os recantos do Brasil por onde a notícia se espalhou. Sua morte foi radiofonizada. A imprensa escreveu muito sobre o crime e uma segunda tragédia aconteceu. Em outubro de 1970, o pai de Clodimar, Sebastião, pressionado pela opinião pública, vingou a morte do seu filho. Começava então uma batalha de quase dois anos nos tribunais num dos casos jurídicos mais controversos da história. Hoje, o túmulo de Clodimar é o mais visitado no Dia de Finados.

18 de Março de 2011

Elenco de 23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô