A Árvore da Música

2009

A Árvore da Música

Média geral 3.8
baseado em 10 votos
Sua avaliação:
salvando
L - Livre para todos os públicos 80 minutos

O futuro da música depende do pau-brasil, uma árvore à beira de extinção.
No site oficial do IBAMA, o pau-brasil é listado como espécie da flora em perigo de extinção. Encontrado apenas na floresta brasileira, o pau-brasil tornou-se vital para o som dos violinos e outros instrumentos de corda desde os tempos de Mozart.

A música de Beethoven, Brahms, Schubert e seus herdeiros musicais não pode ser executada sem o arco moderno, mas os arcos de alta qualidade somente podem ser feitos a partir da madeira de pau-brasil.

A combinação de rigidez, flexibilidade, densidade, beleza e capacidade de manter uma curva fixa são propriedades que fazem do pau-brasil um material de qualidade e som excepcionais para a fabricação de arcos.

Por gerações, a minuciosa arte de confecção de arcos foi passada de mestre para aprendiz e  pode estar chegando ao fim sem as providências necessárias para a preservação da madeira de pau-brasil.

Desde que foi introduzido pela primeira vez há duzentos e cinquenta anos, archetários (luthiers) e músicos de todo o mundo ainda não tiveram conhecimento de uma madeira de qualidade comparável que pudesse substituir o pau-brasil, conhecido no exterior como madeira de pernambuco.

Das matas brasileiras aos maiores teatros da Europa, "A ÁRVORE DA MÚSICA" destaca a importância da preservação da natureza através da estreita relação entre natureza e música, num resgate cultural, histórico e ecológico da árvore que deu nome pais.

O futuro da música depende do pau-brasil.

Estreia Brasil:
2009
Outras datas

Elenco de A Árvore da Música

Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: